sexta-feira, 11 de maio de 2012

Uma alternativa humanista aos 12 passos do A.A. – Uma abordagem centrada no homem na superação do alcoolismo


Muitas pessoas me disseram ter procurado os Alcoólicos Anônimos em busca de ajuda, mas se ofenderem com seu cunho fortemente religioso. Em vista disso, eu propus uma alternativa humanista aos “Doze Passos” do A.A. Enviei esta versão aos Alcoólicos Anônimos, sugerindo que fosse oferecida como uma alternativa para membros não religiosos. Eu não estava sugerindo que os “Doze Passos” originais fossem abandonados. Foi dito a mim, no entanto, que seria impossível mudar suas práticas sem a maioria de votos de todos os Alcoólicos Anônimos, e foi garantido que muitos ateus e agnósticos foram ajudados pelos passos originais. Conselheiros humanistas podem, ainda assim, achar útil uma versão alternativa. Abaixo estão listados “Os Doze Passos” dos Alcoólicos Anônimos e minha sugestão de alternativa.
B.F. Skinner


































Fonte: Skinner, B. F. (1987). A Humanist Alternative to A.A.’s Twelve Steps. The Humanist, 47 (4), p.5.
Tradução: Ana Carolina Fonai


CURIOSIDADE......
HISTORIA EM QUADRINHOS USADA COMO MATERIAL DIDÁTICO DO A.A. NOS EUA.
DÉCADAS DE 60/70.