sábado, 28 de janeiro de 2012

Camuflagem Gigante na Década de 40




É fevereiro de 1942,  Monitores da Marinha dos EUA  rastreiam um submarino japonês próximo a San Francisco.  Algumas noites depois, um submarino japonês é interceptado próximo da costa de Santa Bárbara  e incêndios iniciam-se  em uma instalação de armazenamento de petróleo.
Com as memórias de Pearl Harbor ainda recente, a ameaça de uma invasão japonesa é palpável. O tenente-general John L. De Witt, chefe do Comando de Defesa Ocidental é encarregado da  ordem assustadora para implementar  "medidas de defesa passiva" (camuflagem) para todas as instalações vitais ao longo da costa do Pacífico. Há cerca de 60 quilômetros a leste do centro de Los Angeles.  Inicia-se uma gigantesca rede de camuflagem: Cobrindo Bases Aéreas, fábricas e usinas na Segunda Guerra Mundial. Os militares americanos receberam ajuda de estúdios de cinema em Hollywood.  MGM, Disney, 20th Century-Fox, Paramount, Universal, todos atenderam ao chamado, oferecendo seu conjunto de designers, pintores, paisagistas, carpinteiros e especialistas em iluminação. 
O coronel e seus soldados começaram a aplicar técnicas de Hollywood para camuflar cerca de 34 bases aéreas, que deveria incluir o plantio de folhagens falsas e cobertura estrutural.  Ao mesmo tempo ocultar fábricas e montadoras que seriam possíveis alvos para um ataque japonês na costa do Pacífico.
Confira as fotos: