segunda-feira, 9 de maio de 2011

SCIENCE AND HUMAN BEHAVIOR "DOWNLOAD"



EDIÇÃO EM INGLÊS (PDF) DISPONIBILIZADA PARA DOWNLOAD NO
PRÓPRIO SITE DA B F SKINNER FOUNDATION (1.62 MB)

http://www.bfskinner.org/BFSkinner/PDFBooks_files/Science_and_Human_Behavior.pdf



Cotidiano


O PIANO


HÉLIO JOSÉ GUILHARDI
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento
Campinas - SP

— Acho que estou evoluindo no piano! Toquei sem repetir nenhum trecho. E o som estava lindo! disse-me a cliente. Ela estava descrevendo uma vivência em que seu comportamento de tocar foi reforçado naturalmente: o som lindo (reforço) foi produzido essencialmente pelo comportamento emitido por ela.

_ _ _ _ _

— Fiquei feliz com o comentário do Rocha! Desde que iniciei meus estudos com o piano, pela primeira vez ele disse: — Acho essa música maravilhosa!

A cliente narrou um episódio em que seu marido a reforçou de maneira arbitrária.

_ _ _ _ _

— Enquanto tocava piano, meu filho saiu do quarto e – aparentemente sem me notar – saiu cantarolando a canção que eu estava executando. Senti-me feliz!

Eis um exemplo de reforço natural (o comportamento de cantarolar). (Note que, embora o reforço seja social, o filho cantarolou a música sob controle do som produzido pela mãe e não cantarolou sob controle do efeito que iria produzir sobre o comportamento da mãe de tocar piano. Diante disso, acredito que poderia ser considerado exemplo de reforço natural e não arbitrário.)






1 Janeiro/2011. Texto redigido para a seção COTIDIANO do site www.terapiaporcontingencias.com.br