por: Ana Karina C. R. de-Farias e Michela Rodrigues Ribeiro (orgs.) .
O livro Skinner vai ao cinema foi organizado pelas psicólogas Ana Karina C. R. de-Farias e Michela Rodrigues Ribeiro. O livro apresenta análises psicológicas, à luz da Análise do Comportamento, de uma série de filmes de grande sucesso de audiência.
Prefácio
A prática de analisar filmes não é propriamente uma novidade. Basta abrir as seções de eventos culturais em revistas e jornais para encontrarmos uma série de resenhas de filmes e livros. Além disso, em diversas universidades, há professores que lançam mão dessa estratégia a fim de demonstrar, em sala de aula, os princípios teóricos discutidos em suas disciplinas.
A preocupação com a generalização dos comportamentos aprendidos com as aulas expositivas e leitura de textos (ou seja, a preocupação com a capacidade de os alunos aplicarem o conhecimento em situações reais) faz com que muitos professores desenvolvam atividades extras, com o objetivo de dinamizar o aprendizado. O ensino é facilitado, e mais reforçador, quando são utilizados recursos alternativos.
Durante nossa experiência enquanto alunas e professoras de Psicologia, pudemos comprovar que a análise de filmes traz excelentes resultados no que tange à maior participação dos alunos durante a aula, tornando o aprendizado mais ativo e atrativo. Esse recurso torna-se relevante à medida que, cada vez mais, as pessoas têm grande facilidade de acesso a cinemas, canais abertos e fechados de televisão, e vídeo-locadoras. Olhar o mesmo filme a partir de um novo referencial, relacionar o comportamento das personagens às explicações dadas pelo professor e à sua abordagem psicológica, permite ao aluno vislumbrar a aplicação da teoria e discutir seus prós e contras, mesmo considerando que os filmes podem oferecer informações limitadas a respeito das variáveis presentes na determinação do comportamento das personagens.
A idéia do livro surgiu durante o projeto "Skinner vai ao Cinema", desenvolvido pelas organizadoras em conjunto com Cristiano Coelho e Elisa Sanabio-Heck, no Instituto de Aplicação e Pesquisa Comportamental (IAPeC), em Goiânia. Alunos e profissionais de Psicologia se reuniam no Instituto para discutirem filmes e analisarem a aplicação da Análise do Comportamento. Tendo em vista a excelente aceitação do projeto, foram então convidados, para o presente livro, profissionais com diferentes áreas de atuação, a fim de oferecer ao leitor oportunidade de contactar a amplitude da aplicação da Análise do Comportamento.
Todos os capítulos apresentam definições relevantes para a área, contrapondo a visão analítico-comportamental às demais visões em Psicologia. Foram organizados em uma ordem que parte de discussões mais filosóficas, ou de definições de conceitos básicos, em direção a assuntos mais aplicados. O primeiro capítulo, de Márcio Borges Moreira, discute a noção de causalidade para o Behaviorismo Radical, aprofundando-se na análise da "personalidade" e seu desenvolvimento, por meio do clássico filme Curtindo a vida adoidado.
Em seguida, Ana Karina C. R. de-Farias, Michela R. Ribeiro, Cristiano Coelho e Elisa T. Sanabio-Heck apresentam o filme Laranja Mecânica, discutindo as limitações de análises que relacionam o tratamento empregado para a mudança do comportamento criminoso da personagem principal às intervenções analítico-comportamentais. Neste capítulo, são discutidas definições de comportamentos respondentes e operantes, técnicas de modificação do comportamento e suas limitações, e questões éticas.
Carlos Augusto de Medeiros, em uma empreitada corajosa, analisa a saga de Guerra nas Estrelas. Com a análise dessa seqüência de seis filmes, o autor demonstra que filmes populares, com legiões de fãs, também podem servir como pano de fundo para abordar a visão comportamental sobre temas como a relação entre um mestre e um aprendiz, a relação entre pai e filho, a luta entre o bem e o mal, o machismo, o tornar-se adulto, a antropomorfização cibernética, entre outros.
Raquel Maria de Melo e Elenice S. Hanna contribuem com a análise de três filmes que abordam o papel do professor e estratégias alternativas de ensino e aprendizagem com alunos que apresentam comportamentos socialmente inadequados. Em Ao Mestre com Carinho, Mentes Perigosas e Vem Dançar, filmes de diferentes épocas e contextos, é possível identificar condições de ensino propostas pelos professores que contribuem para a aprendizagem, descaracterizando as explicações baseadas em causalidade interna e permitindo o desenvolvimento de novas habilidades sociais e acadêmicas.
Com a análise do filme infantil Irmão Urso, Regiane de S. Quinteiro apresenta questões referentes ao comportamento de crianças em grupos, especialmente no contexto escolar e familiar. Temas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, bullying, o desenvolvimento da responsabilidade e do autoconhecimento são abordados pela autora.
Os estudos experimentais sobre comportamento de escolha, impulsividade e autocontrole, são relacionados a dois filmes. No primeiro, Alessandra da S. Souza e Josele Abreu-Rodrigues abordam o problema da adicção. O filme escolhido pelas autoras, Réquiem para um Sonho, é bastante rico ao demonstrar diferentes variáveis ambientais que controlam comportamentos adictivos em quatro personagens, assim como as desastrosas consequências, em médio e longo prazo, para o uso impulsivo e continuado destas substâncias lícitas e ilícitas. No segundo, Virgínia Maria D. Fava e Josele Abreu-Rodrigues relacionam os achados experimentais da área de comportamento de escolha a uma situação de conflito na qual o personagem principal de Ponto Final faz escolhas e as implementa, considerando todas as variáveis determinantes das mesmas.
O transtorno alimentar bulimia é ilustrado com o filme O Preço da Perfeição, analisado por Michela Rodrigues Ribeiro e Maria Virgínia de Carvalho. São apresentados os critérios diagnósticos do transtorno, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), da Associação Americana de Psiquiatria (2003), assim como outras características comumente apontadas como definidoras do comportamento bulímico. As autoras discutem o conceito de habilidades sociais, o comportamento governado por regras e possíveis tratamentos a serem implementados.
Maria Virgínia de Carvalho aborda a depressão, por meio da análise da história de vida de três personagens do filme As Horas, demonstrando o papel de reforçadores positivos e negativos nos comportamentos emitidos por essas personagens. A autora discute o papel de sentimentos e comportamentos privados na determinação daquilo que chamamos depressão, apontando a necessidade de se avaliar e intervir sobre as contingências ambientais como um todo.
Outro importante transtorno psicológico ? a pedofilia ? é ilustrado com o filme O Lenhador. Elisa T. Sanabio-Heck apresenta os critérios diagnósticos do transtorno, segundo o DSM-IV-TR, as limitações desse diagnóstico e dos tratamentos tradicionais, e sugere intervenções que vêm se mostrando mais eficientes para o tratamento deste problema.
Temas que podem ser considerados mais "sociais" são tratados nos dois últimos capítulos do livro. Com Um sonho de Liberdade, Cristiano Valério dos Santos aborda os efeitos da institucionalização sobre o repertório comportamental dos indivíduos, utilizando-se de conceitos analítico-comportamentais, tais como reforçamento, punição e controle de estímulos.
Por fim, Ana Karina C. R. de-Farias e Karen D. V. Lima-Parolin utilizam o filme Crash ? No Limite para apresentarem uma alternativa comportamental ao estudo de comportamentos sociais, com ênfase no preconceito racial. As autoras objetivam discutir brevemente a limitação de abordagens tradicionais, que explicam o preconceito por meio de variáveis internalistas (i.e., que tratam o preconceito como fruto de razões individuais, mentais ou cognitivas). Para justificarem sua crítica, apontam a multideterminação dos comportamentos preconceituosos e argumentos favoráveis à necessidade de uma ampla análise da história de relações entre os indivíduos e seu ambiente como um todo (físico, sócio-cultural, econômico, etc.).
Esperamos que os capítulos cumpram a função de direcionar novos debates e o pensamento crítico de alunos e professores de Psicologia, contribuindo para um melhor entendimento da filosofia e da ciência defendida por Skinner e tantos outros analistas do comportamento.
Sumário
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Curtindo a Vida Adoidado: Personalidade e causalidade no Behaviorismo Radical
Sobre os autores
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Doutoranda do Programa de Ciências do Comportamento, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Pesquisa Básica em Análise do Comportamento, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutoranda do Programa de Ciências do Comportamento, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Comportamento Social, Comportamento do Consumidor, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutor em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB) e do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Áreas de Atuação: Comportamento Verbal, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutor em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Católica de Goiás. Áreas de Atuação: Comportamento de Escolha, Controle de Estímulos e Comportamento do Consumidor.
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Doutor em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidad de Guadalajara, México. Áreas de Atuação: Pesquisa Básica em Análise do Comportamento.
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PhD. em Psicologia pela University of Wales, College of Cardiff, UK. Professora do Depto. de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Comportamento de Escolha, Autocontrole, Controle de Estímulos.
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Doutora em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Católica de Goiás. Áreas de Atuação: Comportamento Verbal, Terapia Analítico-Comportamental.
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PhD. em Psicologia, pela West Virginia University, USA. Professora do Depto. de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Pesquisa Básica em Análise do Comportamento, Terapia Analítico-Comportamental.
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Mestranda do Programa de Ciências do Comportamento, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Comportamento do Consumidor, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutorando do Programa de Ciências do Comportamento, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Áreas de Atuação: Equivalência de Estímulos, Metacontingências, Sistema Personalizado de Ensino e Automação de experimentos psicológicos.
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Mestre em Processos Comportamentais, pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Católica de Goiás. Área de Atuação: Comportamento Governado por Regras, Obesidade, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutora em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Católica de Goiás. Áreas de Atuação: Comportamento de Escolha, Comportamento do Consumidor, Terapia Analítico-Comportamental.
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Doutora em Psicologia, pela Universidade de Brasília. Professora do Depto. de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Áreas de Atuação: Controle de Estímulos.
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Mestre em Processos Comportamentais, pela Universidade de Brasília. Área de Atuação: Terapia Analítico-Comportamental.
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Mestranda do Programa de Ciências do Comportamento, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
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http://www.4shared.com/document/hOKB7Gff/skinner_vai_ao_cinema.html