domingo, 9 de outubro de 2011

O DIA EM QUE O PSICANALISTA FOI ENGANADO . MELHOR, “FOI PARA O ESPAÇO”


















Trecho do livro: O mundo assombrado pelos demônios. A ciência vista como uma vela na escuridão. CARL SAGAN 


Alguma coisa sobre casos de seqüestro por alienígenas instigava a minha memória há anos. Por fim, lembrei. Era um livro de 1954 que eu tinha lido na universidade, The fifty-minute hour. O autor, um Psicanalista chamado Robert Lindner, fora convocado pelo Laboratório Nacional de Los Alamos para tratar um jovem e brilhante físico nuclear, cuja pesquisa secreta para o governo estava começando a sofrer interferências de seu sistema delusório(ilusório). Como se veio a saber, o físico (a quem foi dado o pseudônimo de Kirk Allen) levava uma outra vida além de construir armas nucleares; segundo suas confidências, no futuro distante ele pilotava (ou ia pilotar, os tempos verbais ficam um pouco confusos) espaçonaves inter-estelares. Ele gostava de aventuras estimulantes e jactanciosas em planetas de outras estrelas. Era o senhor de muitos mundos. Talvez o chamassem de capitão Kirk. Ele não conseguia apenas se lembrar dessa outra vida; podia também entrar nela

De certa maneira, eu não conseguia entender que, simplesmente por desejar que assim fosse, eu tivesse atravessado as imensidões do espaço, vencido as barreiras do tempo e me incorporado . literalmente me transformado . nesse eu distante e futuro... Não me peça explicações. Não sei, embora Deus saiba que tentei.


Lindner achou-o inteligente, sensível, agradável, cortês e perfeitamente capaz de lidar com os problemas do cotidiano humano. Mas, ao refletir sobre as emoções de sua vida entre as estrelas. Allen começou a se sentir um pouco entediado com a sua existência na Terra, mesmo que ela envolvesse a construção de armas de destruição em massa. Quando admoestado pelos seus supervisores no laboratório por andar distraído e imerso em devaneios, ele pediu desculpas; tentaria, assegurou-lhes, passar mais tempo neste planeta. Foi quando eles entraram em contato com Lindner. Allen escreveu 12 mil páginas sobre as suas experiências no futuro e dezenas de tratados técnicos sobre a geografia, a política, a arquitetura, a astronomia, a geologia, as formas de vida, a genealogia e a ecologia dos planetas de outras estrelas.


 Os títulos das seguintes monografias nos dão uma idéia do material: O original desenvolvimento do cérebro dos crisópodes de Srom Norba X., .O culto e os sacrifícios ao fogo em Srom Sodrat II., .A história do Instituto Científico Intergalático e  a aplicação da teoria do campo unificado e a mecânica do impulso estelar para a viagem espacial. (Este último é o que eu gostaria de examinar; afinal, Allen gozava da reputação de ter sido um físico de primeira categoria.) Fascinado, Lindner leu os textos com atenção. Allen não hesitou em apresentar seus textos a Lindner ou em discuti-los de forma detalhada. Imperturbável e intelectualmente formidável, ele parecia não estar aceitando nem um centímetro do auxílio psiquiátrico de Lindner. Quando tudo o mais falhou, o psiquiatra tentou algo diferente:

Tentei [...] evitar que ele tivesse de algum modo a impressão de que eu estava competindo com ele para lhe provar que era psicótico, de que se tratava de uma luta decisiva sobre a questão de sua sanidade mental. Em vez disso, como era óbvio que tanto o seu temperamento como a sua educação eram científicos, decidi tirar partido da única qualidade que ele tinha demonstrado durante toda a sua vida [...] a qualidade que o impelia para a carreira científica: a sua curiosidade [...]. Isso significava [...] que, pelo menos por enquanto, eu .aceitava. a validade de suas experiências [...]. Num repentino lampejo de inspiração, ocorreu-me que, para afastar Kirk de sua loucura, era necessário que eu entrasse na sua fantasia a fim de poder, nessa posição, liberá-lo da psicose.



Lindner apontava certas contradições aparentes nos documentos e pedia que Allen as resolvesse. Isso exigia que o físico voltasse a entrar no futuro para encontrar as respostas. Obedientemente, Allen aparecia na sessão seguinte com um documento esclarecedor, escrito com a sua letra clara. Lindner se viu esperando ansiosamente por cada entrevista, para ser mais uma vez seduzido pela visão da abundância de vida e inteligência na galáxia. Entre si, os dois foram capazes de resolver muitos problemas de incoerência. Foi então que aconteceu uma coisa estranha: .Os materiais da psicose de Kirk e o calcanhar-de-aquiles da minha personalidade se encontraram e se engrenaram como o mecanismo de um relógio.. O psicanalista tornou-se um conspirador a favor da delusão de seu paciente. Começou a rejeitar as explicações psicológicas da história de Allen. Até que ponto temos certeza de que não podia ser verdade? Ele se viu defendendo a noção de que era possível entrar em outra vida, a de um viajante espacial no futuro distante, por um simples esforço de vontade.


Num ritmo surpreendentemente rápido [...] áreas cada vez maiores da minha mente foram invadidas pela fantasia [...]. Com o auxílio intrigado de Kirk, eu estava participando de aventuras cósmicas, partilhando a alegria da arrebatadora história fantástica que ele tinha tramado.


Mas, finalmente, aconteceu algo ainda mais estranho: preocupado com o bem-estar de seu terapeuta, e reunindo admiráveis reservas de integridade e coragem, Kirk Allen confessou: ele inventara toda a história. O problema tinha raízes na sua infância solitária e em suas relações fracassadas com as mulheres. Ele apagara parcialmente e depois esquecera a fronteira entre a realidade e a imaginação. Inserir os detalhes plausíveis e tecer uma rica tapeçaria sobre os outros mundos era desafiador e inebriante. Mas ele lamentava ter induzido Lindner a trilhar esse caminho de prazeres. Por quê, perguntou o psiquiatra ., por que você fingiu?
Por que continuou a me dizer...?
Porque sentia que tinha de agir assim, replicou o físico. Porque sentia que era isso o que você queria que eu fizesse. Lindner explicou que ele e Kirk haviam trocado de papéis


e, num desses desenlaces surpreendentes que transformam o meu trabalho na atividade imprevisível, maravilhosa e compensadora que é, a loucura que partilhamos entrou em colapso [...]. Empreguei a racionalização do altruísmo clínico para fins pessoais, e assim caí na armadilha que aguarda todos os psicoterapeutas incautos [...]. Até Kirk Allen entrar na minha vida, nunca duvidara de minha própria estabilidade. Sempre pensara que as aberrações mentais eram para os outros [...]. Essa presunção me cobre de vergonha. Mas agora, quando escuto o paciente na minha cadeira atrás do divã, sou mais sábio. Sei que minha cadeira e o divã são separados apenas por uma linha tênue. Sei que não passa afinal de uma combinação mais feliz de acasos o que determina, em última análise, quem deve deitar no divã e quem deve sentar atrás dele.



Por esse relato, não sei ao certo se Kirk Allen verdadeiramente enganava as pessoas. Talvez apenas sofresse de alguma desordem de caráter que o fazia sentir prazer em inventar charadas à custa dos outros. Não sei até que ponto Lindner pode ter embelezado ou inventado parte da história. Embora ele tenha escrito sobre participar e entrar na fantasia de Allen, não há nenhuma sugestão de que imaginava ter viajado para o futuro distante e tomado parte em grandes aventuras inter-estelares. Da mesma forma, John Mack e os outros terapeutas de raptos por alienígenas não sugerem ter sido seqüestrados; apenas seus pacientes o foram. E se o físico não tivesse confessado? Lindner teria se convencido, sem nenhuma dúvida, de que era realmente possível passar para uma era mais romântica? Teria declarado que começou o trabalho como cético, mas acabou sendo convencido pelo mero peso das evidências? Teria feito propaganda de si mesmo como um especialista em ajudar viajantes espaciais do futuro que ficam encalhados no século XX? A existência dessa especialidade psiquiátrica encorajaria os outros a levar a sério fantasias ou desilusões dessa espécie? Depois de alguns casos semelhantes, Lindner teria resistido impacientemente a todos os argumentos do tipo. Seja razoável, Bob. e deduzido que estava penetrando num novo nível de realidade? Seu treinamento científico ajudou a salvar Kirk Allen da loucura. Houve um momento em que terapeuta e paciente trocaram de papéis. Gosto de pensar que, nesse caso, o paciente salvou o terapeuta. Talvez John Mack não tenha sido tão felizardo.

A GENIALIDADE A SERVIÇO DO ENGODO!!

Kirk Allen conseguiu convencer o Psicanalista com esse material, e acho até que enganaria qualquer um!!

  • Uma autobiografia de Allen, com 12.000 páginas, em 200 capítulos. Anexado a ela estavam 2.000 páginas adicionais de notas e anotações. Muitas destas notas foram escritas em uma taquigrafia que o próprio Allen havia inventado.
  • Um glossário de nomes e termos, com mais de 100 páginas.
  • 82 mapas, desenhadas em escala a cores, consistindo em 23 mapas planetários em quatro projeções, 31 continentes nestes planetas, o resto consistindo de mapas de cidades nesses planetas.
  • 161 desenhos arquitetônicos, em escala e extensivamente anotados, alguns em cores.
  • 12 tabelas genealógicas.
  • 18 páginas descrevendo a galáxia na qual o Kirk Allen morou, com quatro quadros astronômicos, e nove mapas estelares.
  • Uma história de 200 páginas do império regido por Kirk Allen, com 3 páginas de eventos históricos importantes, batalhas, etc.
  • 44 pastas de papéis arquivados que contêm até 20 páginas cada de memorandos sobre os planetas diferentes que Kirk Allen regeu ou visitou. Estes tinham títulos como "A Metabiologia dos Moradores de Vale", " O Sistema de Transporte de Seraneb", "A Aplicação de Teoria de Campo Unificada e as Mecânicas do Motor Estelar para Viagem Espacial", "Estudos Antropológicos em Srom Olma I", "Biologia de Plantas e Ciência Genética de Srom Olma I" e muito mais.
  • 306 desenhos, alguns pintados, de máquinas extraterrestres, animais, roupa, instrumentos, pessoas, plantas, insetos, armas, veículos, edifícios, até mobília.
          

           Site consultado:  http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2155/o-universo-infinito-da-mente



Postado por : Hilton Caio Vieira-UFGD