sábado, 9 de julho de 2011

Dicionário-Psi

NÃO HOSPEDAMOS NENHUM ARQUIVO EM NOSSO BLOG.




Dicionário de Psicologia





AUTORES: RAÚL MESQUITA, FERNANDA DUARTE COLABORAÇÃO PEDRO LOPES VIEIRA
PLÁTANO EDITORA, S.A. 1.a Edição E-2379-96


Ø     Este Dicionário de Psicologia, elaborado por Autores portugueses, destina-se a alunos universitários e pré-universitários, bem como a todos quantos se interessam por estes assuntos da «mente» e do comportamento ou por assuntos de carácter pedagógico e clínico.


·        ablação -- Amputação de uma parte do corpo ou excisão de um órgão ou de uma excrescência.

·        Abraham, Karl -- Médico e psicanalista alemão (Bremen 1877 - Berlim 1925). Fundador, em 1910, da Associação Psicanalítica de Berlim, colaborou com C. --> Jung e E. Bleuler. Da sua vasta obra pode destacar-se, para além da correspondência com S. --@ Freud, Exame da Etapa mais Precoce da Libido (1916), onde estuda as fases -4 pré-genitais.



·        abstinência, síndroma de Aparecimento de sintomas físicos quando se suspende a administração de substâncias susceptíveis de causar -> dependência física. Por exemplo, a suspensão do consumo de

·        1 ---> psicotrópicos (álcool, tabaco, --@ heroína, etc.).


·        abstracção (do lat. abstractione, estar afastado) Considerar uma qualidade de um objecto, afastando outras; pela abstracção forma-se o conceito, retendo o essencial.



·        abulia -- Estado de indiferença, indecisão, falta de vontade. acarofobia -- Medo «irracional» de animais pequenos e de insectos.

·        acetilcolina (ACh) -> Neuromediador com acção no -4 sistema nervoso central e periférico, libertado pelas fibras chamadas colinérgicas a nível sináptico. A doença de Alzheimer está associada à diminuição de ACh a nível do sistema nervoso central.

·        acomodação -- Segundo a psicologia genética, é a modificação de esquemas internos com o fim de haver uma --@ adaptação a uma nova organização da realidade devida à introdução de novas informações cognitivas (cf. ---> assimilação e ---> equilibração). acrofobia (do gr. akro, elevado e phóbos, terror) Medo exagerado das alturas.


·        acromatopsia -- Incapacidade, congénita ou adquirida, de distinguir as cores (cf. -> daltonismo).

·        ACTH (ing. Adrenocorticotrophic Hormone) -> Hormona segregada pela -> hipófise que controla a secreção de cortisol a partir do córtex das glândulas ---> supra-renais.



·        activos, métodos -- Concepção pedagógica segundo a qual a aprendizagem depende da participação, iniciativa e autonomia dos alunos. Deu origem ao método denominado Escola Activa, que partiu da interpretação do livro de A. --@ Ferrière, Método Activo (1920).

·        acto falhado -- Expressão usada pela psicanálise para designar uma acção motora ou acto verbal ( --- > lapsus linguae) involuntários que @



·        actuação (ing. performance) ---> Desempenho de uma tarefa, por exemplo, a actuação de um indivíduo quando sujeito a um -> teste.

·        aculturação -- Modificação dos modelos culturais em consequência do contacto directo e contínuo com outro meio. Na sua origem, o termo aculturação era unicamente utilizado por 10 etnólogos mas actualmente é empregue para designar todas as adaptações culturais inerentes a uma mudança de meio geográfico, profissional ou social como, por exemplo, a integração dos emigrantes no país de acolhimento. V. ---> socialização.



·        adaptação -- 1. De um modo geral, em psicologia, mudança de resposta ou de -> sensação perante um ---> estímulo, 2. Segundo ---> Piaget, para que exista uma construção e organização dos processos -> cognitivos terá de haver uma adaptação do --> organismo ao meio. 3. Em psicologia -> social consiste numa mudança sociológica ou cultural de modo a que o indivíduo se «adapte» a um novo meio (cf. ->


·        aculturação). 4. Segundo a teoria evolucionista (v. ---> evolucionismo) é toda a mudança comportamental que permanece na evolução das espécies.



·        Adler, A. (Viena 1870 - Aberdeen 1937) Psiquiatra austríaco e psicanalista que, tal como -> Jung, discordou de --> Freud na grande importância que este médico dava às -4 pulsões sexuais. Aciler, por outro lado, deu muita importância aos sentimentos de inferioridade - complexo de inferioridade: este seria responsável por grande parte da actividade humana. Este complexo consiste, segundo Aciler, no aumento de um sentimento de inferioridade com base numa inferioridade real, por exemplo, numa deformação orgânica. Aciler foi fundador de um novo grupo psicanalítico e intitulou a sua teoria, Psicologia Individual. (o Temperamento Nervoso, 1912; Teoria e Prática da Psicologia Individual, 1918; A Psicologia da Criança



·        Difícil, 1928; O Sentido da Vida, 1933, entre outros.)
·        ADN - Ácido
·        Desoxirribonucleico Ong. DNA) Ácido nucleico constituído por duas
·        cadeias longas de nucleótidos enroladas em forma de dupla hélice;

·        cada nucleótido contém uma molécula de ácido fosfórico, um açúcar (desoxirribose) e uma base orgânica (que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina). O AdN é o suporte material dos caracteres hereditários dos seres vivos. É a sequência das bases orgânicas que codifica a informação genética e constitui a base estrutural dos ---> cromossomas.



·        adolescência -- Período do desenvolvimento humano situado entre a --> puberdade e a idade adulta. É de notar que os limites cronológicos variam e que, por isso, não é fácil definir «adolescência». V. -> moratória, fase.



·        adrenalina (ing. epinephrine) ---> Hormona produzida na medula das glândulas --@ supra-renais com efeitos semelhantes ao estímulo do sistema --@ simpático. Em situações de stress ou perigo, a adrenalina é lançada no sangue produzindo, entre outros efeitos, o aumento do ritmo cardíaco, pressão arterial e glicemia e a dilatação


·        dos brônquios e pupila. afasia -- 1, Perda parcial ou completa da capacidade de falar, originada por causas orgânicas, nomeadamente por uma lesão cerebral. 2. Paul Broca, cirurgião francês, descobriu em 1861 que uma lesão na terceira circunvolução do lobo frontal esquerdo era responsável pela perda da fala. Pensou-se, então, que a fala teria uma localização (centro da fala), o que confirmaria a teoria das ---> localizações cerebrais do médico alemão Franz Joseph Gall, criada no final do século XVIII. Actualmente, não se pensa ser apenas esta área a responsável pela fala. 3. Em 1871 Karl Wernicke, neurologista alemão, descobriu que na primeira circunvolução temporal e na ruga (gyrus) supramarginal do lobo parietal, no hemisfério esquerdo, pode encontrar-se uma área responsável pela recepção e processamento da linguagem (um centro das imagens verbais fonéticas), embora hoje em dia se saiba que a referida área não é a única responsável por esta função; na realidade, a complexidade cerebral é muito maior do que se pensava no século xix. V. -4 Broca e --@ Wernicke, áreas de.





·        afectividade -- Conjunto de reacções psíquicas de um indivíduo: sentimentos, --> emoções e paixões.

·        aferente -- Que conduz de fora para dentro ou da periferia para o centro. V. -- @ neurónio e -~> sistema nervoso periférico.

·        afiliação -- necessidade de Sentimento que, segundo Henry --4 Murray é universal - todos necessitamos de nos sentir queridos pelos outros.

·        agnosia -- Incapacidade de reconhecer os objectos do dia-a-dia. Esta perturbação verifica-se devido a lesões no -> córtex cerebral: no lobo parietal (agnosias tácteis e somáticas), no lobo temporal (agnosias auditivas, área de Heschel) e no lobo occipital (agnosias visuais, áreas associativas).



·        agonista -- Substância ou ---> droga que activa os ---> receptores da mesma forma que os compostos enclógenos (-> hormona, --->


·        neuromediador, etc.) e que produz o mesmo tipo de sinal e acção (normalmente de magnitude maior ou igual); ou, por outro mecanismo, o agonista não induz sinal por si próprio, contudo, aumenta o sinal gerado pela substância endógena (cf. --@ antagonista). agorafobia (do gr. agora, praça pública) Medo de grandes espaços. agressividade -- 1. Tendência para ser hostil e actuar agressivamente para com os outros. 2. Segundo as doutrinas do liberalismo económico, esta tendência poderia ser um factor positivo no «sucesso» profissional.





·        agudo -- Intenso mas passageiro, por exemplo, ---> doença ou ---> dor agudas (cf. --> crónico).

·        alcalóide (do árabe al kali, soda, e do gr. eidos, aspecto) O termo alcalóide foi introduzido por W. Meisner, no início do século XIX, para designar as substâncias naturais com propriedades básicas (alcalinas). Muitas vezes designados pelo nome da planta donde são extraídos, acrescido do sufixo -ina (por exemplo, nicotina que é extraída da planta nicotina tabacum), os alcalóides são compostos orgânicos básicos que contêm azoto, de origem natural (geralmente vegetal) ou reproduzidos sinteticamente e dotados de propriedades farmacológicas intensas: 1. ao nível do --@ SNC, actuam quer como

·        depressores
·        morfina),  quer  como  estimulantes
·        cafeína, estricnina); 2. ao nível do
·        SNP autónomo, podem ser --->

·        simpaticomiméticos (efedrina), ---> simpaticoliticos (iombina), ---> parassimpaticomiméticos (eserina), ---> parassimpaticolíticos (atropina); 3. existem ainda alguns que actuam como anestésicos locais (-> cocaína), como antipalúdicos (quinina) ou antitumorais (vimblastina).



·        alcoolismo -- 1. -@ Sindroma caracterizado pelo abuso da ingestão de bebidas alcoólicas. 2. Estado de alcoolismo: estado em que se encontram as pessoas que normalmente abusam das bebidas alcoólicas. 3. O alcoolismo pode ser -> agudo (crises graves mas passageiras) ou --@ crónico.


·        alexia -- Dificuldade em perceber, parcial ou totalmente, a palavra escrita.


·        algofilia (do gr. álgos, dor) Prazer em experimentar dor. Sinónimo de --@ masoquismo.




·        algofobia -- Medo excessivo em experimentar ou em presenciar dor.


·        alienação -- 1. Sentimento de separação ou de alheamento em relação aos outros. 2. Usado no sentido de «loucura progressiva», o vocábulo ou a expressão «alienação mental» caíram em desuso.

·        Allport, Gordon Willard -- Psicólogo norte-americano (Indiana 1897 - Massachusetts 1967). Professor na Universidade de Harvard, a partir de 1942, dedicou-se ao estudo dos problemas da --> personalidade. Da sua obra destacam-se: Personality: a Psychological Interpretation (1937) e Becoming (1955).



·        alma (do lat. anima, princípio vital, o que anima, que dá vida) Objecto de estudo da psicologia ---@ metafísica ou psicologia filosófica, por

Ø     oposição à mais recente psicologia científica (     > experimental) que

Ø     estuda o ---> comportamento.


·        altruísmo -- Amor pelos outros, ser capaz de se sacrificar a si mesmo pelos outros.




·        alucinação -- Experiência perceptiva sem objecto, geralmente de origem patológica. As alucinações podem classificar-se segundo a sua origem sensorial em: tácteis, olfactivas, gustativas, visuais e auditivas. Podem ter como causas: uma excitação patológica dos órgãos sensoriais (uma otite pode originar percepções auditivas alteradas), um tumor no cérebro ou uma disfunção no sistema nervoso, na sequência de uma infecção ou intoxicação. Encontram-se, ainda, associadas a certas doenças mentais como a esquizofrenia e, particularmente, ao delírio crónico alucinatório. Experimentalmente, podem provocar-se alucinações em sujeitos


Ø     saudáveis, colocando-os num estado de isolamento sensorial absoluto, durante algumas horas.

·        Alzheimer, doença de Demência senil que se caracteriza por um declínio progressivo das capacidades intelectuais e da -> memória, em consequência de uma atrofia cerebral. Dá origem a uma crescente incapacidade no desempenho das tarefas mais básicas da vida quotidiana. Foi relatada pela primeira vez em 1906, por A. Alzheimer. V. sistema --@ límbico.



·        ambidextro ou ambidestro -- Aquele que usa com igual ---> destreza as duas mãos.




·        ambiental, terapia -- 1. Terapia segundo a qual se exerce algum tipo de controlo sobre o ---> ambiente de modo a que este facilite a cura dos pacientes. Este tipo de terapia deveria ser usado em toda as instituições psiquiátricas. 2. Hoje em dia fala-se também de uma «Psicologia ambiental» que toma em consideração os aspectos ambientais, no que toca a sociologia, ---> etologia e ciências políticas, por exemplo, dada a importância que actualmente se considera que estes aspectos têm no ---> comportamento dos indivíduos.





·        ambiente -- Tudo o que nos rodeia.


·        ambivalência -- Disposição psíquica que manifesta, numa determinada situação e, em simultâneo, sentimentos contraditórios; por exemplo: amor e ódio, -> desejo e --> aversão. A noção de ambivalência foi introduzida por E. -> Bleuler para caracterizar um dos principais aspectos da personalidade dos esquizofrénicos. S. ---> Freud também a utilizou para explicar os conflitos psíquicos próprios de certas etapas de evolução da -> libido,- por exemplo: amor e ódio sentidos pelo rapaz em relação ao pai na idade do complexo de --@ Édipo.


·        amígdala cerebral -- V. sistema --- > límbico.


·        amnésia -- Fenómeno patológico que se caracteriza pela perda de --- > memória. Distinguem-se dois tipos de amnésia: 1. amnésia ântero-retrógrada ou de fixação - surge geralmente na sequência de lesões cerebrais e manifesta-se por uma incapacidade de aprender e lembrar todas as informaÇões posteriores à lesão; 2. amnésia retrógrada ou lacunar - verifica-se na maioria dos casos após uma ferida ou pancada na cabeça, a perda de memória é relativa a um período anterior ao acidente.



·        amoque -- (palavra de origem malaia) Estado agudo de exaltação emocional que pode levar ao homicídio. Segue-se-lhe, geralmente, uma -> amnésia lacunar que pode conduzir a um ataque epiléptico crepuscular. Este estado, que apenas atinge indivíduos de sexo masculino, parece ser próprio das condições culturais específicas da Malásia e do Sudeste Asiático.



·        amor -- Sentimento muito forte e, geralmente, duradouro para com alguém ou para com alguma coisa específica. Vocábulo mais do foro poético do que do psicológico, segundo alguns psicólogos.

·        amostra -- Conjunto de elementos, relativamente aos quais se recolhem dados, é um subconjunto representativo da --- > população (V. -> estatística).



·        amostragem -- (técnica usada em estatística) E a operação que consiste em tomar uma amostra de uma ---> população.

·        anafrodisia -- V. ---> frigidez.


·        anal, fase -- Segundo S. -> Freud, uma das cinco fases do desenvolvimento infantil, situa-se entre os dois e os três anos de idade, sendo o ânus a principal zona --@ erógena: a criança sente prazer nas suas


·        dejecções e em mexer nelas. (cf. fases -> oral, fálica, de latência, genital e -> sádico-anal).

·        análise de conteúdo -- Método de interpretação com fins psicológicos ou sociológicos que utiliza o tratamento de materiais de comunicação através de técnicas rigorosas e sistemáticas. A prática da análise de conteúdo iniciou-se na primeira metade do séc. xx, nos EUA, pelo material jornalístico. Depois da Segunda Guerra Mundial, o interesse em melhorar as técnicas de publicidade e os mecanismos de influência em ciências políticas, o desejo de tornar mais científica a relação clínica em psicologia, conduziram B. Berelson a criar regras para este método (homogeneidade, exaustividade, objectividade, pertinência) válidas ainda hoje. O procedimento de uma análise de conteúdo clássica passa por três etapas: 1. pré-análise - escolha e preparação do material, formulação de hipóteses de trabalho, selecção das técnicas; 2. a exploração do material - contagem frequencial, análise temática, concomitâncias temáticas, análise por cachos, análise por campos semânticos; 3. tratamento dos resultados e interpretações - análise ---> estatística, provas de validade, selecção de resultados significativos, inferência, ou seja, interpretação dos resultados.







·        análise factorial -- Método estatístico que estuda as relações entre vários ---> testes, a fim de explicar determinados fenómenos, através daquilo que existe de comum dentro desses mesmos fenómenos. V. -> estatística.



·        analítica, psicologia -- Teoria criada por C. ---> Jung segundo a qual a ---> libido é uma expressão daquilo a que este autor designou por energia vital. Ao contrário de ---> Freud, Jung acreditava que a libido não tem exclusivamente origem sexual, não reconhecendo na infância um papel determinante na eclosão das ---> neuroses da idade adulta, justificando-as segundo uma dialéctica entre o indivíduo e o meio exterior.


·        ananinese -- (do gr. andmnesis, recordação, reminiscência) Conjunto de dados recolhidos pelo médico, junto do paciente e de todos os que o rodeiam, para conhecer a história da doença. Usada no domínio da - --> psicopatologia, serve para detectar a origem do distúrbio, com a ajuda do método da entrevista.



·        androgenia -- (do gr. andrós, homem e gyne, mulher) Casos de seres humanos que apresentam características femininas e masculinas mas que são diferenciados sexualmente e que, por isso, são facilmente reconhecidos como homens ou como mulheres (diferente de ---) hermafrodita e de -> bissexual).



·        andropausa -- Diminuição progressiva da actividade genital no homem, podendo manifestar-se a partir dos 50 anos de idade. Este termo, criado por analogia com ---> menopausa é, habitualmente, utilizado para designar a mudança de idade no homem. Embora seja difícil separar a andropausa da evolução global do organismo para a velhice, em certos casos, verificam-se manifestações biológicas como o aumento da hormona FSH (Follide- _Stimulating Hormone).



·        anfetamina -- Droga psicoestimulante, sintetizada a partir da feniletilamina, cujas propriedades e estrutura se assemelham às da ---> adrenalina e da efedrina.



·        angiografia cerebral ou arteriografia cerebral -- Deve-se a Egas ---> Moniz, cuja invenção lhe valeu o prémio Nobel da Medicina em 1949 e que consiste na visualização radiográfica dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro e das suas porções extracranianas, através da injecção de um contraste que permite essa visualização.

·        angústia -- Estado psicológico de inquietação, de receio difuso, i. e., sem objecto aparentemente determinado e que pode ser acompanhado de manifestações ---> somáticas, como a constrição do tórax ou da laringe (cf. --> ansiedade). V. ---> globus histericus.


·        animal, psicologia -- Domínio da psicologia -> experimental que, ao estudar certos aspectos reveladores de actividades psicológicas nos animais, pretende compará-los com os da espécie humana. Por isto, não é, habitualmente, usada pelo interesse em obter conhecimentos sobre o mundo animal (cf. -> comparada, psicologia e -> etologia).

·        animismo -- 1. Crença segundo a qual todas as coisas animadas ou inanimadas, vivas ou não vivas, possuem uma alma com um certo poder. 2. Em psicologia do -> desenvolvimento é o período em que a criança (entre os 3 e os 7 anos) atribui às coisas capacidades antropomórficas (pensamento, conhecimento e intenção). Para --@ Piaget corresponde ao estádio ---> pré-operatório.



·        Anna o, caso de -- Considerado como o primeiro caso tratado pela ---> psicanálise, terapia a que, na altura, os colaboradores, -> Breuer e -- -> Freud chamavam «cura pela palavra» ou «método catártico», foi o caso de uma paciente, de seu verdadeiro nome Bertha Pappenheim (Viena 1859-1936), diagnosticada como sofrendo de ---> histeria, ---

Ø     paralisia e de uma -> personalidade múltipla. Foi tratada por Josef -> Breuer e submetida à --> hipnose, um dos primeiros métodos usados por Breuer em colaboração com Freud, método que este médico cedo abandonou. O caso de Anna O, como Freud refere nos seus escritos, foi considerado um caso de sucesso, uma vez que a paciente foi dada, por ambos os médicos, como curada.



·        anorexia -- 1. Falta de apetite. 2. Quando há um medo exagerado em ficar obeso, fala-se de anorexia nervosa. 3. Pode ainda falar-se de anorexia sexual, quando não há desejo sexual. anormal lit., -- O que não é «normal» ou desvio relativo a uma média estatística; a única dificuldade está em definir o conceito de -> normalidade: ou se considera «normal» o que está de acordo com o critério da maioria e tudo o resto seria «anormal» ou, como preferem certas correntes actuais da psicologia, substitui-se a palavra «anormalidade» pela palavra --- > inadaptação ou pela expressão «dificuldade de inserção social» - a anomalia consistiria, então, neste estado.


·        anosognósia -- Estado neurológico caracterizado pela incapacidade de uma pessoa estar consciente da sua própria doença. A anosognósia foi descrita pela primeira vez por Babinski, em 1914 (síndroma de Babinski) ao referir-se a inconsciência de uma ---> hemiplagia.

·        ansiedade Estado de --@ angústia e de preocupação exageradas (neste caso fala-se de ---> neurose de ansiedade) geralmente sem objecto definido, ao contrário de -> fobia. A ansiedade está, no entanto, ligada ao medo, tensão, e pode apresentar -> sintomas como ---> dispneia e -~@ taquicardia. Todas as neuroses apresentam formas

·        de
·        ansiedade.
·        As  crianças  podem  passar  por  estados  de  ansiedade  quando  se

·        sentem isoladas e desprotegidas. Fala-se de ansiedade objectiva sempre que existem causas reais, objectivas para a mesma - não é, neste caso, uma forma de neurose.

·        ansiolítico -- Fármaco utilizado para combater a -> ansiedade, acalmando o paciente sem deprimi-lo.

·        antagonista -- Substância ou droga que actua nos --@ receptores inibindo ou bloqueando o sinal e a acção da substância endógena hormona, -> neuromediador, etc.); ou, por outro mecanismo, o antagonista não agindo directamente nos receptores, interfere no mecanismo de transmissão da informação depois do sinal ter sido dado pela substância endógena ao receptor específico, inibindo ou bloqueando a acção que normalmente produziria esse sinal (cf. -> agonista). antidepressivo -- Substância que tem a capacidade de mudar o humor do deprimido (--> depressão). Existem dois grandes grupos de fármacos antidepressivos: os inibidores da MAO (monoamina-oxidase) e os derivados tricíclicos, que também podem ser utilizados noutras indicações: ---> esquizofrenia, ---@ paranóia, -4 neurose, -> hipocondria, ---> ansiedade e nalguns distúrbios alimentares. V. ---> IMAO antiepiléptico -- Substância que previne ou para as crises epilépticas ou que é utilizado para tratar a -> epilepsia.


·        anti-histamínico -- Substância que inibe a acção da histamina, vulgarmente em casos de urticária e diversas afecções alérgicas. A cloropromazina é uma molécula anti-histamínica que foi, pelos seus efeitos sedativos no -> SNC, o primeiro dos > neuriolépticos a ser usado em psiquiatria (J. M. Harl, J. Delay e P. Deniker) em 1951/52.

·        antipsiquiatria -- Teoria iniciada pelo americano T. Szasz, continuada pelos britânicos D. Cooper, A. Esterson e R. Laing (a quem se deve esta expressão), na década de 1960, segundo a qual a noção de «doença mental» é posta em causa. O «doente» não o é, é apenas uma pessoa diferente (todos somos realmente diferentes uns dos outros!) e, como tal, merece aceitação social não carecendo de tratamento, no sentido que a psiquiatria tradicional dá a esta palavra.



·        apatia -- Indolência, moleza e insensibilidade aparente em relação às estimulações afectivas. Este estado pode ter como causas a constituição física, uma disfunção endócrina (insuficiência da ---> tiróide ou ---> supra-renal), uma perturbação psíquica (---> depressão, ---> conusão mental, > demência; etc.) ou certas condições sociais (prisão, desemprego, etc.).



·        apgar (sigla do ing. Appearance, Pulse, Grimace, Activity, Respiration) Método de classificação de cinco reacções do recém-nascido: ritmo cardíaco, esforço respiratório, irritabilidade reflexa, tónus muscular e cor da pele. Para cada reacção a condição óptima é classificada com 2, a pior com O. Sendo o apgar máximo de 10. A avaliação faz-se sessenta segundos após o nascimento e pode ser repetida três, cinco e dez minutos depois. apercepção infantil, teste de (TAI, em ing. -> CA7@ Versão do -> TAT (Teste de apercepção temática) aplicado às crianças.



·        aplicada, psicologia -- Ramo da psicologia que utiliza os princípios e descobertas da psicologia científica para fins e situações práticas da vida quotidiana. Esta aplicação é bidireccional, pois o avanço no campo teórico dá-se muitas vezes graças à prática. Foram os


·        grandes problemas sociais, como a guerra, que deram origem à necessidade de aplicar os conhecimentos teóricos da psicologia. A Primeira Guerra Mundial veio contribuir para a aplicação da psicologia através da assistência social; a partir daqui o trabalho social iniciou a cooperação com a ---> psiquiatria e com a ---> psicologia. Com o advento da -> psicanálise e seu desenvolvimento, começou a falar-se em psicologia -> clínica. Um outro aspecto é o da psicologia da orientação que se iniciou com a ---> orientação profissional, hoje em dia ligada à psicologia ---> organizacional ou à psicologia -> educacional. Actualmente existem, entre outras, a orientação escolar ligada à psicologia --@ educacional e orientação conjugal ligada à psicologia clínica. Aplicando-se ainda a outros domínios como o urbanismo, tribunais (psicologia --@ forense), ordenação do trânsito, design (---> ergonomia) e política, pode verificar-se que a psicologia tem aplicação em quase todos os ramos da vida privada e pública. apragmatismo -- Incapacidade, com origem psíquica, de manter actividades e comportamentos adaptados às necessidades da vida social.







·        apraxia -- Distúrbio da actividade gestual num sujeito cujos órgãos de execução estão intactos. Esta incapacidade na organização das acções voluntárias é causada por lesões em áreas de associação cortical, frequentemente localizadas nos lobos frontais do ---@ cérebro. A apraxia não pode ser considerada uma ---> agnosia mas uma -> amnésia motora. O sujeito imagina, descreve o gesto que quer executar mas já não o sabe fazer, «esqueceu-se» do esquema dinâmico gestual.









·        aprendizagem -- Aquisição de novos comportamentos ou conhecimentos, resultante da necessidade psicológica ou fisiológica de adaptação ao meio. Dependendo do contexto, o termo pode designar o processo ou o seu resultado. A -> habituação é a forma mais simples de aprendizagem. Com a habituação, um acontecimento torna-se


·        familiar para o organismo que o aprende mas não serve para relacionar este acontecimento com outras circunstâncias. Como grande parte do material aprendido depende destas relações, os psicólogos que se dedicaram à aprendizagem tomaram-nas como ponto de partida. O estudo da aprendizagem teve o seu início com ---

Ø     Pavlov, que descobriu o reflexo --@ condicionado e, quase simultaneamente, com ---> Thorndike, que descobriu outra forma de condicionamento, * -> instrumental. -4 Watson ao estudar * comportamento do rato nos labirintos e, posteriormente, o comportamento das crianças, interessou-se pelas modalidades da aprendizagem e factores que a condicionam, iniciando, assim, o --> behaviorismo. Os behavioristas concentraram os seus esforços em tentar compreender a aprendizagem nas situações simples e em animais como ratos, pombos e cães. Estudaram o processo de aprendizagem exaustivamente de modo a que as respectivas leis elementares pudessem revelar-se. -> Tolman reconheceu a importância das características do organismo e dos constrangimentos que elas introduzem nos mecanismos da aprendizagem, daí construir uma teoria precursora do --> cognitivismo que irá posteriormente oferecer-se como alternativa ao behaviorismo. A teoria cognitivista ganhou terreno sobretudo a partir das interpretações efectuadas por ---> Chomsky relativamente ao caso da --> linguagem, demonstrando que esta característica específica do homem não pode efectuar-se por -> condicionamento. O estudo da aprendizagem no homem é muito complexo, em resultado da função simbólica e das relações sociais, já presentes no comportamento animal, embora sob formas rudimentares. Esta complexidade compromete as generalizações que partem do estudo do comportamento animal para o comportamento humano, preconizadas pelos behavioristas.










·        aprendizagem, curva de Representação gráfica do processo de -> aprendizagem, em que esta é assinalada em função de um número de --> estímulos. Por exemplo, o número de gotas de saliva, na experiência sobre o reflexo > condicionado de --> Pavlov.


·        aprendizagem programada -- Conceito atribuído a --- > Skinner. No ensino programado é necessário que se organize o material de aprendizagem de acordo com uma sequência, no sentido de conduzir um aluno em direcção a um objectivo específico. O material apresentado é dividido em pequenas unidades designadas segmentos de aprendizagem. Neste ensino existem dois tipos de abordagem: 1. programas ramificados, nos quais a ordem de apresentação dos segmentos de aprendizagem varia em função do sucesso ou fracasso das respostas dadas pelos alunos (reforço intermitente); 2. programas lineares em que os alunos percorrem todo o programa e os segmentos de aprendizagem são organizados de acordo com um grau de dificuldade crescente (reforço contínuo). Cf. -> reforço.





·        aprendizagem social -- Pesquisa de inspiração behaviorista que presta particular atenção aos processos de aprendizagem inseridos no contexto social, relacionando-a com a -> motivação. John Dollard (1900-1980) foi dos primeiros psicólogos a utilizar o termo aprendizagem social, procurando estabelecer um cruzamento entre o behaviorismo e a -> psicanálise.



·        aprendizagem por tentativa e erro -- Processo descrito pela primeira vez por A. -> Bain e que se inicia com tentativas de movimentos aleatórios cujos resultados, quando agradáveis, são repetidos, e se extinguem quando produzem sensações desagradáveis.

·        aptidão, teste de --> Teste cujo objectivo é o de verificar a capacidade de realização de tarefas ou, simplesmente, verificar capacidades como a

·        --- > inteligência.


·        Aristóteles -- Filósofo grego do sec. iv a.C. (384-322 a.C.) que definiu o homem como «o animal racional» capaz de conhecer a partir da --@ experiência, sendo o conhecimento o resultado de deduções de princípios universais que se lhe aplicam. (De Anima, Política, Organon, Etica a Nicómaco, Física e Metafísica, entre outras obras.) arcaico, reflexo -- Comportamento motor automático observável no


·        recém-nascido e que desaparece nos primeiros meses de vida como consequência da maturação do -> SNC. Os reflexos arcaicos são geralmente utilizados para testar a integridade neurológica do recém-nascido. A ausência de certos reflexos na altura do nascimento ou a sua persistência para além dos primeiros meses de vida, pode ser sintoma de uma patologia no SNC. Um destes reflexos é o da marcha automática, em que colocando o recém-nascido de pé, com o corpo um pouco inclinado para a frente e os pés assentes numa superfície, este esboça passos de marcha.



·        árvore, teste da -- Teste ---> projectivo em que é pedido o desenho de uma árvore. Esta é interpretada pelo psicólogo como a representação simbólica do corpo do indivíduo que a desenhou.

·        Asch, Salomon -- Nasceu em Varsóvia em 1907, emigrou para os EUA onde se doutorou em 1932, na Universidade de Columbia, destacou-se pela obra: Psicologia Social (1952). Influenciado pelos psicólogos da --@ Gestalt, nomeadamente -> Wertheimer, realizou estudos experimentais sobre pressão social e -> conformismo.

·        assimilação -- Processo que, segundo --@ Piaget, consiste em acrescentar novos elementos a um conceito anteriormente adquirido ou a um esquema já formado ao longo do desenvolvimento pessoal. (Cf. -> acomodação.) associacionismo -- Teoria psicológico/filosófica ligada a filósofos empiristas (---> empirismo) como o britânico David Hume que considerava que os conceitos se formam a partir da associação de --@ sensações simples, elementos base a partir dos quais se procedia à conceptualização.



·        associações livres, método das -- Método psicanalítico (-> psicanálise) que consiste em pedir ao ---> paciente para contar tudo o que lhe ocorre sem se preocupar com a aparente coerência do seu discurso. A interpretação será feita pelo psicanalista, que «descobrirá» o nexo do discurso do paciente, levando-o, mais tarde, a tomar consciência das associações que fez.


·        astenia -- Estado de fadiga física e psíquica, acompanhada por decréscimo do dinamismo psicomotor, falta de concentração e défice da vontade.

·        astrafobia -- Medo exagerado de tempestades.


·        atavismo -- (do lat. atavi, antepassados) Reaparecimento de caracteres que pertenciam a antepassados de uma família e que voltam, gerações mais tarde, a manifestar-se num dos seus descendentes.

·        ataxia -- Perda total ou parcial de coordenação dos movimentos musculares. Pode ainda falar-se de ataxia mental quando existe uma descoordenação entre a razão e as emoções.

·        atenção -- Acréscimo de actividade intelectual que corresponde à concentração voluntária ou involuntária sobre um determinado objecto ou conjunto de objectos. A atenção voluntária depende do indivíduo e das suas ---> motivações. A atenção involuntária depende dos estímulos exteriores em que um objecto aparece destacado em consequência da organização do campo perceptivo. Os fenómenos involuntários da atenção têm sido alvo de estudos em laboratórios de psicologia --- > experimental, porque esta forma de atenção pode ter consequências práticas importantes, nomeadamente no domínio da publicidade. atitude -- Conjunto de reacções pessoais face a um acontecimento, animal, ideia, instituição, pessoa ou objecto. Considerado como um conceito chave na explicação do comportamento social, tomou um lugar central na psicologia social por congregar a crença e percepção sobre uma realidade social (componente cognitiva), a disposição para agir sobre ela com um certo empenho (componente comportamental), a sua favorabilidade ou destavorabilidade (componente afectiva). Por vezes, as atitudes são consideradas como envolvendo os três tipos de componentes mas actualmente existe uma tendência para centrar as atitudes nos aspectos afectivos, distinguindo, assim, as atitudes das crenças e intenções. Na psicologia social norte-americana, dada a


·        sua vocação pragmática, o conceito de atitude tem sido, ao longo da história deste ramo da psicologia, progressivamente clarificado para que as atitudes possam ser objectivamente avaliadas, ou seja, medidas através de -> escalas. Deste modo, podem ser definidas como --- > emoções e, como tal, não observáveis directamente mas inferíveis a partir de respostas que se podem medir e que reflectem avaliações positivas ou negativas, quando confrontadas com um objecto particular. A obra pioneira neste tipo de avaliação foi The Measurement of Altitude de Thurnstone e Chave (1929); no entanto, foi o método de Lickert (1932) que mais se notabilizou e vulgarizou pela sua acessibilidade. Hoje em dia, a obra de A. N. Oppenheim, Questionnaire, Design and Attitude Measurement (1992), constitui um complemento importante na estruturação metodológica das escalas de atitudes.





·        atlético -- (adj.) Segundo a ---> tipologia de --> Kretschmer, as pessoas deste tipo são de constituição física naturalmente musculosa; ainda, e segundo o mesmo autor, poderá haver eventualmente uma relação entre os atléticos e a epilepsia. Na biotipologia de --- > Sheldon corresponde ao -> mesomorfo atomismo -- Teoria filosófica que assenta no princípio segundo o qual a compreensão de tudo o que existe é mais fácil quando analisado nas suas componentes mais elementares. Em psicologia ---> social, esta teoria, hoje em dia praticamente posta de lado, e que aparece também sob o nome de elementarismo, parte do princípio que a dinâmica de -4 grupo é explicada pela soma do --- > comportamento de cada indivíduo que o compõe.





·        atribuição -- Conceito criado, em 1944, por E -> Heider no contexto da psicologia -> social. Embora tenha sido sujeito a diversas considerações é, geralmente, entendido como um processo cognitivo que leva as pessoas a emitirem uma explicação do seu próprio comportamento (auto-atribuição) e dos outros (hetero-atribuição).


·        atrofia -- 1. Falta de desenvolvimento. 2. Desperdício de tecido, normalmente muscular, causado por doença, acidente ou idade avançada.

·        autismo -- Isolamento sobre si mesmo da parte de um indivíduo que recusa o contacto com o mundo exterior. Este termo foi introduzido pela primeira vez em psiquiatria por E. ---> Bleuler (1911), ao referir-se à predominância mórbida do alheamento relativo à vida exterior e à perda de comunicação com os outros, no esquizofrénico adulto. Outros autores dedicaram-se, posteriormente, ao estudo do autismo, sobretudo às suas manifestações precoces na infância.



·        autodidacta -- Aquele que aprende por si próprio, i. e., sem a ajuda de outrem.




·        autónomo, sistema nervoso -- V. sistema nervoso autónomo.


·        autopunição -- Processo de destruição física e psicológica (cf. -> psicossomático) de uma pessoa para consigo mesma, normalmente como consequência de um «mal-estar psicológico», por exemplo, devido a sentimentos de ~--> culpa.



·        autoridade -- Conceito que na psicologia -> social e na sociologia define a capacidade individual no interior de uma organização. Aquele que ocupa uma posição hierárquica ou possui uma competência reconhecida, obtém da parte dos seus colaboradores ou subordinados, uma obediência às suas ordens e normas, utilizando o sistema de sanções positivas ou negativas previstas pela organização. O termo autoridade não deve ser confundido com --- > liderança ou --@ influência social.



·        autoritarismo -- Atitude de uma pessoa que exige dos outros obediência e subordinação. Está muitas vezes associado ao servilismo perante os superiores, à rigidez e intolerância. Este conceito foi analisado por T. Adores na obra Personalidade Autoritária (1950).


·        autólise -- Comportamento autodestrutivo que conduz à morte. Sinónimo de - --> suicídio na linguagem psicológica e sociológica.

·        avaliação do rendimento escolar, teste de Conjunto de questões administradas com a finalidade de avaliar os conhecimentos de um aluno acerca de um determinado conteúdo escolar. A > docimologia tem desenvolvido estudos que permitem definir dois grandes grupos em que se divide este tipo de testes: 1. testes de resposta curta ou de correcção objectiva - podem apresentar modalidades de itens de completação, verdadeiro/ falso, associação ou combinação e escolha múltipla; 2. testes de resposta longa - podem apresentar itens de resposta livre ou de resposta orientada.



·        aversão -- Repugnância ou repulsa extremas.


·        aversão, terapia por -- Forma de tratamento comportamental que pretende desviar um indivíduo de uma determinada --- > conduta, associando-a a algo desagradável; por exemplo: choques eléctricos ou associação de produtos eméticos (que provocam vómitos) à ingestão de álcool. Este método, hoje em desuso por razões éticas, foi utilizado para reduzir certos estados de --- > dependência como o -> alcoolismo e problemas de orientação sexual (--> pedofilia, ---> exibicionismo ou ---> travestismo).



·        axónio -- V. --@ neurónio, Babinski, reflexo de --> Reflexo arcaico, que consiste em levantar os dedos dos pés como resposta a uma pancadinha na sola dos pés.



·        Bain, Alexander -- (1818 - 1903) Filósofo escocês, professor de Lógica na Universidade de Aberdeen e precursor da Psicologia Científica. As suas duas obras mais importantes, Os Sentidos e o Intelecto (1855) e As Emoções e a Vontade (1859), podem ser consideradas como pioneiras da Psicologia . O seu método distinguiu-se do de ---> Wiindt porque em vez de utilizar a --- > introspecção preferiu observar as pessoas em


Ø     situações correntes. Utilizou pela primeira vez a expressão -> aprendizagem por tentativa e erro. Foi, ainda, fundador da revista Mind (1876), a primeira revista de psicologia - que ainda hoje se publica. baragnose -- Dificuldade em avaliar o peso de objectos; resulta, geralmente, de uma lesão no -> lobo parietal.



·        barbitúrico ---> Psicotrópico sintetizado a partir do ácido barbitúrico que se utiliza como anestésico, --> antiepiléptico, -> sedativo e, sobretudo, - > hipnótico.



·        Barnum, efeito de -- Consiste em aceitar-se como verídica e rigorosa uma autodescrição feita de um modo inteligente, com as palavras apropriadas mas, afinal, apenas baseada em lugares-comuns e em - 4 estereótipos.



·        barognose -- O contrário de ---> baragnose, capacidade em avaliar com rigor o peso de objectos.

·        barorreceptor -- Os barorreceptores são -> receptores que respondem a variações na pressão barométrica e que se encontram nos vasos sanguíneos e no coração.



·        barilalia -- Defeito na fala caracterizado por uma articulação deficiente das palavras.




·        basal -- (adj.) Que diz respeito a um estado de repouso, por exemplo, a frequência cardíaca (pulsações) de um atleta antes de treinar ou antes de entrar em competição (em esforço).

·        básicas, necessidades -- V. --> Maslow, A. e ---> homeostasia. basifobia ou basofobia -- Medo de andar ou até de estar de pé.

·        bateria de testes -- Grupo de ---> testes usados conjuntamente para avaliar determinados aspectos da ---> personalidade ou aptidões.


·        batofobia -- Medo das profundidades.


·        Bayley, escalas de desenvolvimento infantil Destinadas a avaliar o desenvolvimento mental e motor das crianças com idades compreendidas entre os 2 meses e os 2 anos e meio.

·        bediam -- (ing.) No passado, usado para designar os hospitais psiquiátricos nas Ilhas Britânicas - palavra que deriva de Bethleheni («Hospital of St. Mary of Bethlehem»).

·        behaviorismo -- (do ing. behaviourisin) Corrente da psicologia científica também denominada comportamentalismo ou condutismo que encara o -> comportamento como objecto de estudo e a observação como método, não admitindo que a psicologia se ocupe da 26 3 consciência, nem que a ---> introspecção seja aceite como método. O comportamento é avaliado em termos de ligações entre estímulos e respostas, de acordo com o esquema E - R: dado o estímulo (E), deve predizer-se a resposta (R) e, inversamente, dada a resposta, deve especificar-se a natureza do estímulo. Devendo o estímulo entender-se como uma fonte restrita que actua num órgão sensorial e a resposta como uma reacção glandular ou muscular. Esta corrente nasceu nos EUA, no princípio do séc. xX, a partir das investigações de ---> Thorndike; mas foi 1. -> Watson quem lançou as bases teóricas daquilo a que veio a chamar-se revolução behaviorista, no artigo para a Psychological Reviezi): «A Psicologia Vista por um Behaviorista» (1913). Watson apercebeu-se da aplicabilidade dos estudos de ---> Pavlov sobre a actividade nervosa superior, ao comportamento do homem, passando a considerar o reflexo ---> condicionado como a chave-mestra do behaviorismo. Realizando, sobretudo, experiências com crianças, Watson acreditava que todo o comportamento se podia moldar sob o efeito do -> condicionamento. Na realidade, esta posição determinista e reducionista foi ultrapassada pelos neobehavioristas como C. ---> HulI, B. ---> Skinner e E. -> Tolman, que conservando, no entanto, as ideias básicas de Watson (a objectividade e importância do meio), deram


Ø     continuidade às investigações onde o behaviorismo mais contributos

·        deu  para  a  psicologia:  --->  aprendizagem  e  --->  motivação.  V
·        > 
·        objectiva,   psicologia.
·        BINET
·        behaviorista
·        --
·        (adj.,   do
·        ing.
·        behaviourist), psicologia V. --@ behaviorismo.
·         
·         
·         


·        behaviour -- (ing., na grafia americana, behavior) V. ---> comportamento.


·        Bender, teste gestaltista de -- Teste criado na década de 1930 por L. Bender, com o objectivo de detectar atrasos e estados regressivos nas crianças. Hoje em dia, usa-se para detectar anomalias cerebrais. Bender era um adepto da psicologia da ---> Gestalt, usando-a para criar este teste. Os resultados são interpretados com base na organização dos elementos copiados pela pessoa sujeita ao teste, uma vez que este consiste na cópia de nove desenhos.



·        benigno Com bom --> prognóstico. O oposto de maligno.


·        benzodiazepina -- Grupo de substâncias químicas que possuem propriedades de ---> ansiolítico, anticonvulsivo, ---> hipnótico e --- > sedativo. Os receptores específicos destas substâncias localizam-se no ---> córtex cerebral e no sistema ---> límbico que estão ligados à vida emocional.



·        Bernreuter, Questionário de Personalidade de ---> Teste de -> personalidade composto por 125 perguntas de resposta alternativa, permitindo avaliar seis tipos distintos de personalidade: neurótica, introvertida, auto-Suficiente, autoritária, confiante e sociável.

·        Bettelheim, Bruno -- Psicanalista norte-americano de origem austríaca (Viena 1903 - Washington 1990). Baseando-se nas experiências vividas nos campos de concentração de Dachau e Buchenwald, escreveu uma obra onde descreveu o conceito de situação extrema: Individual and Mass Behaviour in Extreme Situation (1940), que o general Eisenhower deu a ler a todos os oficiais da armada americana. Depois de emigrar para os EUA, dedicou-se ao estudo da psicologia


Ø     infantil, criando uma teoria acerca da origem do -> autismo, atribuindo-a a um incidente na relação mãe/filho. Das suas restantes obras destacam-se: Diálogo com as Mães (1962), A Fortaleza Vazia (1969) e Psicanálise dos Contos de Fadas (1976).

·        bibliofobia -- Medo irracional ou, ainda, ódio a livros. bilioso -- V. ---> humores, teoria dos.

·        Binet, Alfred -- Psicólogo francês (Nice 1857 - Paris 1911). Embora licenciado em Direito e doutorado em Ciências Naturais, A. Binet é hoje conhecido pelo trabalho que realizou na medição da ---> inteligência das crianças. É famosa a definição que propôs: «A inteligência é aquilo que o meu teste mede.,> As observações experimentais que efectuou em crianças deram origem a um trabalho que viria a realizar por encomenda do Ministério da Instrução Pública francês (1904); este trabalho consistia em colocar as crianças com atrasos de desenvolvimento em classes especiais mas, para isso, era necessário criar uma forma de as identificar. Assim, elaborou uma série de provas a fim de examinar em queidade as crianças normais as conseguiriam resolver. Em 1905, apresentou o resultado da sua investigação, levada a efeito com a colaboração de T. --@ Simon, que se celebrizou com o nome de escala --- > Binet-Simon.





·        Binet-Simon, escala -- Escala métrica de --> inteligência publicada por A * -> Binet e T. --> Simon na revista UAnneé Psychologique, em 1905, 1908 e 1911. A experiência de Binet com crianças anormais levou-o a concluir que as condutas dos atrasados se pareciam com as de crianças mais jovens. Tais resultados sugeriram a Binet, em colaboração com Simon, a ideia de aferir escalas a partir das respostas de crianças normais, de diferentes grupos etários (3 - 13 anos). A regra aceite era que se 60 - 90% das crianças passassem um determinado nível, esse nível era apropriado para o teste. Assim, as crianças que tinham resultados abaixo da média para a sua idade eram consideradas atrasadas. Esta escala permite medir a ---@


Ø     idade mental de uma criança, independentemente da idade cronológica. Em 1908, o teste foi revisto e as tarefas individuais escalonadas de acordo com a dificuldade e em função da idade em que a média das crianças as resolvesse. A última revisão apareceu em 1911. Representando uma contribuição importante para a ---> psicometria, esta escala conheceu uma notoriedade mundial e foi sujeita a numerosas adaptações, nomeadamente nos EUA. Uma das mais famosas adaptações foi realizada por L. ---> Terman da Universidade de Stanford, em 1917, ficando conhecida como escala de Stanford-Binet. Nesta revisão foi usada pela primeira vez a noção de ---> Qi (quociente de inteligência). Em França, R. Zazzo e os seus colaboradores publicaram, em 1966, uma revisão intitulada Nova Escala Métrica da Inteligênci a.





·        Binswanger, Ludwig -- Psiquiatra suíço (Kreuzlingen 1881 - id. 1966). Descreveu certas -> psicoses, nomeadamente a --@ mania. Influenciado pelas ideias dos filósofos Husserl e Heidegger, criou uma teoria, a Daseinsanalyse ou análise existencial, que teve muito sucesso nos países anglo-saxónicos. Das suas obras destacamos: Introdução à Análise Existencial (1947), Sonho e Existência (1954), Melancolia e Mania (1957), O Caso Suzan Urban (1957), Discursos, Percursos e Freud (ed. 1970).



·        bio -- (do gr. bios, vida) Prefixo indicativo de vida.


·        biocibernética -- Estudo da importância em se estar consciente do nosso funcionamento biológico, como, por exemplo, da nossa -> tensão arterial, num determinado momento. A cibernética consiste no estudo do funcionamento de computadores e no estudo das ligações nervosas nos organismos vivos. Em sentido lato, é a ciência dos mecanismos de --> comunicação e de controlo nos computadores e nos seres vivos. Serve-se da utilização de computadores com o fim de ajudar as pessoas a tomarem consciência de certos factores biológicos.


·        biofeedback -- (iug@) (cf. --@ feedback) Técnica comportamental com fins terapêuticos, através da qual um indivíduo recebe informação sobre um aspecto das suas reacções fisiológicas involuntárias, o que lhe pode permitir um certo controlo voluntário sobre essas mesmas reacções.



·        biogenética, lei da -- Lei formulada por E. Haeckel segundo a qual a ---> ontogénese é uma curta recapitulação da -> filogénese. Esta lei teve muito sucesso para alguns psicólogos do princípio do séc. xx. Nos nossos dias é aceite, embora com alguma controvérsia, aplicada à psicologia do ---> desenvolvimento (por exemplo, estudo dos desenhos e jogos infantis). biologia -- Estudo dos seres vivos.



·        biotipologia -- V. --> Tipologia.


·        bissexual -- 1. ---> Hermafrodita, quer dizer, que apresenta características somáticas e psicológicas dos sexos feminino e masculino. 2. Indivíduo cujas preferências sexuais incluem pessoas de ambos os sexos.



·        Blaeky, teste de -- Teste ---> projectivo de orientação psicanalítica (v. --> psicanálise) para ser aplicado a crianças; consiste numa série de desenhos que representam uma «família de cães» em situações diversas, pedindo-se à criança que conte uma história sobre cada desenho.



·        Bleuler, Eugen -- Psiquiatra suíço (Zurique 1857 - id. 1939). Introduziu o termo ---> esquizofrenia para substituir o dedemência precoce utilizado até então. Dedicando-se ao estudo deste tipo de doença, separou sintomas psicopatológicos (auxiliando-se, para isso, da -- @psicanálise) das suas características anatomopatológicas. Usou pela primeira vez o termo ---> ambivalência para explicar os sentimentos paradoxais do esquizofrénico face a um mesmo obJecto.


·        bloqueio -- Comportamento caracterizado por uma recusa, uma incapacidade aparente e momentânea, em reagir a uma situação ou prosseguir uma aprendizagem. boa forma, lei da ou pregnância -- Princípio gestaltista segundo o qual a ---> percepção de objectos, como o círculo ou a esfera, se organiza sensorialmente de modo a que as suas formas tenham regularidade, simetria e simplicidade (v. --@ Gestalt, psicologia da).



·        bode expiatório -- lit. Animal sacrificado; vítima que expia culpas de outrem -

Ø     em
·        Psicologia,
·        a    vítima    sobre    a    qual    se    «descarrega»
Ø     frustrações pessoais.
·        bolbo raquidiano -- V.
·        bulbo raquidiano.


·        Bonaparte, Marie -- Psicanalista francesa (Saint-Cloud 1882 - Saint-Tropez 1962). Filha do príncipe Roland Bonaparte, foi analisada por S. ---@ Freud, tornando-se sua delegada oficial em Paris, onde foi co-fundadora da Sociedade Psicanalítica de Paris (1926) e da revista francesa de psicanálise (1927). Ajudou Freud e a sua família na fuga ao nazismo e a instalar-se em Londres. Da sua obra destacam-se: Edgar Poe, Sa Vie, Son (Euvre, Étude Analytique (1931), Introduction à la Théorie des Instincts (1934), Psychamilyse et Anthropologie (1952).





·        Bowlby, John -- Psiquiatra inglês (Londres 1907 - id. 1990). As suas investigações no domínio da psiquiatria infantil e da família levaram-no ao desenvolvimento do conceito de ~--> vinculação. Este conceito foi adoptado pelo etologista H. F. -> Harlow no decorrer dos seus trabalhos sobre a relação macaco-bebé/mãe (1959). Das suas obras destacamos: Cuidados Maternos e Saúde Mental (1949), Vinculação e Perda (1969), Uma Base de Segurança (1988).



·        bradilalia -- Defeito na fala, consistindo numa articulação vagarosa, Braille -- Sistema de escrita, criado por Louis Braille (1809-1852), composto por padrões de pontos em relevo, destinado a ser lido por cegos.


·        brainstorming -- (ing.) Técnica de pesquisa em grupo, na qual os seus membros expõem espontaneamente tudo o que lhes ocorrer sobre um determinado assunto. Praticada desde 1938, por Osborn, enquanto director de uma agencia de publicidade nos EUA, esta técnica, baseada no método ---> das associações livres, tem como finalidade estimular a criatividade e levar o grupo a produzir ideias originais de maneira intensiva. Aplicada à publicidade serve para inventar novos produtos comerciais, nomes de marcas, slogans, etc, Também se estende a outras áreas como a educação ou psicologia -- - > social.





·        braquicéfalo -- Indivíduo com o crânio largo e um pouco achatado: diâmetro antero-posterior sensivelmente menor que o transversal.

·        Brawner, decisão de -- Nos EUA é a decisão legal que se apoia no facto de a pessoa que cometeu um crime estar, na altura em que o cometeu, com uma doença do foro psíquico, razão por que não poderia distinguir, nessa altura, o «bem» do «mal», sendo este facto considerado como uma atenuante significativa para o crime cometido.



·        Brazelton, escala de ou escala de avaliação comportamental nos neonatos. -- é um teste de desenvolvimento comportamental que consiste na avaliação das reacções de um bebé a um conjunto de estímulos tais como uma luz, o ruído de uma roca, um objecto em movimento, etc. Permite detectar, desde muito cedo, anomalias do comportamento.

·        breakdown -- (ing.) Quebra da actividade mental, associada a um estado depressivo. Usado na linguagem popular norte-americana como sinónimo de depressão nervosa, o termo foi introduzido no vocabulário psiquiátrico para qualificar certas formas de ---> depressão causadas pela fadiga. V ---> nervo@o, esgotamento.



·        Breuer, Josef -- Médico austríaco (Viena 1842 - id. 1925). Em 1882 iniciou a sua colaboração com S. -> Freud no célebre caso > Anna O,


·        utilizando o método ---> catártico. Em 1825, publicou Estudos Sobre a Histeria, onde se demarcou da teoria freudiana sobre a origem sexual das ---> neuroses.



·        Briquet -- síndroma de Comportamento caracterizado por um vago sentimento de ---> angústia, por isso de difícil diagnóstico.

·        brilho -- Dimensão perceptiva dos estímulos visuais segundo a qual quanto mais brilhante é um objecto, mais claro parece ser. V --@ percepção.

·        Broca, área de -- Segundo o médico francês Paul Broca em 1861, o centro da fala situa-se, nas pessoas dextras, no pé da terceira circunvolução frontal esquerda do --- > cérebro. Hoje em dia, porém, pensa-se que há várias zonas do cérebro responsáveis pela fala, para além da citada (cf. área de ---> Wernicke). Broca foi, no entanto, o responsável pela implantação da teoria das ---> localizações cerebrais, já preconizada por Gall no final do século XVIII, a --) frenologia. brontofobia -- Medo patológico de trovoada.



·        Brocimann, áreas de -- Mapa elaborado por K. Brodinann (1908) que consiste na divisão do --@ córtex cerebral em 52 áreas, numeradas, de acordo com a arquitectura celular (tamanho dos ---> neurónios, a sua densidade, abundância de axónios mielinizados). Não é um mapa de

·        ---> frenologia nem um mapa contemporâneo das funções cerebrais. Constitui apenas uma referência anatómica ainda hoje utilizada.

·        Bruner, Jerome Seymour -- Psicólogo norte-americano (Nova Iorque 1915). Professor de Psicologia em Harvard (EUA) e em Oxford (Inglaterra). Tem desenvolvido as suas investigações em várias áreas: desenvolvimento cognitivo da criança, educação e -> percepção. No domínio da percepção criou uma teoria designada por new look, na qual confere uma importância fundamental ao contexto social e motivacional (v. ----> motivação) em que um objecto é percepcionado. Em 1956 Bruner, em colaboração com Goodnow e G. Austin, publicou A Study of Thinking onde, adoptando as teorias


Ø     experimentais de --- > Piaget, inicia o estudo de desenvolvimento cognitivo da criança, dando grande importância à linguagem. Das suas publicações podemos ainda destacar: The Process of Eclucation (1960), Studies in Cognitive Crozvth (1966), Communication as Language (1982).



·        Brunet-Lézine, escala de -- Escala de desenvolvimento psicomotor, destinada a crianças desde o nascimento até aos cinco anos, que fornece um quociente de desenvolvimento (---> QD) das condutas sociais, -4 coordenação motora, linguagem e postura.

·        bruxismo -- Tendência para ranger os dentes durante o sono.


·        bulbo raquidiano -- Parte inferior do ---> encéfalo situada entre a ---> espinal medula e o -4 cérebro e que faz parte do---> tronco cerebral. Inclui centros nervosos que controlam a circulação, a respiração e o tónus muscular.



·        bulimia -- Desordem psicológica caracterizada por episódios de uma descontrolada ingestão de alimentos seguidos de vómitos autoprovocados. Este -> síndroma é acompanhado por estados de -- @, depressão.



·        cafeína -- Estimulante psíquico que se encontra, entre outras plantas, no café, chá, cacau e noz de cola. A sua acção principal consiste no aumento do tempo de --> vigília. Ingerida em doses excessivas pode dar origem a -> convulsões.



·        cainofobia, cainotofobia ou cenotofobia -- (do gr. kainos, novo) Medo exagerado da novidade, de novas situações ou de novas teorias.

·        caloso, corpo -- Feixe de fibras nervosas que liga bidireccionalmente os dois -- -> hemisférios cerebrais e desempenha um papel importante na integração das suas funções.


·        campo psicológico -- Expressão concebida por -> W. Kõhler e adaptada por -- > K. Lewin, para explicar o comportamento de um indivíduo ou de um -> grupo como resultado de um conjunto de fenómenos físicos, biológicos, sociais ou psicológicos. Estes fenómenos influenciam, em simultâneo, as ---> percepções, as -> motivações, os ideais de uma pessoa ou colectividade. Assim, podem ser explicados certos fenómenos de organização perceptiva (por exemplo ---> figura-fundo) ou sociais (por exemplo violência exercida contra uma minoria racial).





·        cannabis -- Planta psicotrópica (v. psicotrópico). Os seus efeitos dependem da sua qualidade, da quantidade absorvida e do consumidor. Em pequenas doses causa euforia passageira; o uso prolongado pode dar origem a casos de intoxicação que provocam quebras da capacidade de -> atenção e -> memória, não provocando, no entanto, -> toxicodependência. Pode apresentar-se sob a forma de ---> marijuana ou erva (folhas secas) e -4 haxixe (resina). Pode ser fumado, mastigado ou misturado em bebidas e bolos. V > droga.



·        caquexia -- Falta de saúde. caquinação -- Riso histérico.

·        carácter -- Sinal identificador da natureza de um indivíduo. Deve distinguir-se de: 1. -> personalidade, que é mais global e integra a soma total e estável das condutas do indivíduo em relação ao meio; 2. ---> temperamento, que acentua mais os factores biopsicológicos, a partir dos quais se manifesta o carácter, (cf. -> caracterologia e --> tipologia). Em biologia: 1. Carácter hereditário, inato ou genotípico, consiste na manifestação de um --@ gene ou conjunto de genes numa característica observável num organismo vivo, por exemplo, a cor dos olhos, a cor da pele ou a rugosidade das ervilhas (carácter utilizado nas famosas experiências efectuadas por Mendel e que conduziram à formulação das leis de --> Mendel ou da hereditariedade) .Assim, carácter é a manifestação fenotípica (v. ->


·        fenótipo) de um gene ou conjunto de genes. Por analogia com gene -- -> dominante e --- > recessivo, define-se também carácter dominante e recessivo, respectivamente. 2. Carácter adquirido ou de acomodação, consiste na manifestação de características observáveis nos seres vivos que resultaram da sua interacção com o meio ambiente, por exemplo, os nadadores apresentam a caixa torácica particularmente desenvolvida.



·        carácter social -- Conceito criado por --> E. Fromm para definir a ligação entre o indivíduo e a sociedade. A sua função é «dispor as energias dos membros da sociedade de modo que o seu comportamento não seja determinado por uma decisão consciente, como seguir ou não um padrão social, mas por um desejo de agir como se deve agir, sentindo-se ao mesmo tempo recompensado por actuar de acordo com as regras culturais... e por dar o seu contributo ao funcionamento da sociedade.» (E. Fromin, 1963.) Pode manifestar-se na sociedade ocidental segundo estes tipos caracterológicos: avarento, explorador, negociante, produtivo e receptivo.



·        característica Atributo, traço -- (u. traços de personalidade e ---> personalidade), o que caracteriza algo ou alguém.

·        caracterologia -- Estudo dos caracteres individuais psicológicos, com o fim de os classificar. No contexto da --@ psicologia do desenvolvimento investiga a diferença entre caracteres inatos e adquiridos. V -> tipologia, caracterologia de Heymans - Le Senne -- Sistema de ---> caracterologia elaborado pelos psicólogos holandeses C. Heymans e E. Wiersina em 1909, e adaptado pelo psicólogo francês Renê Le Senne em 1945. É uma --> tipologia que, ao contrário das de ---> Kretschiner e --@ Sheldon, que determinam tipos morfológicos, apenas caracteriza tipos psicológicos. Assim, caracteriza 8 tipos psicológicos, a partir de 3 tipos de carácter e dos seus contrários: emotividade, actividade e ressonância (primário e secundário). cardiofobia -- Medo patológico de problemas de saúde relacionados com o coração.


·        cardiologia -- Ramo da medicina que estuda problemas ---> cardíacos e coronários.




·        cardiovascular -- Que diz respeito ao coração e aos vasos sanguíneos.


·        carência afectiva -- Ausência de afectos indispensáveis ao desenvolvimento harmonioso da criança (cf. Vinculação).

·        cariótipo -- Conjunto de ---> cromossonitis de cada célula, caracterizado pelo seu número, forma e tamanho. O cariótipo é específico de cada espécie: espécies diferentes possuem cariótipos diferentes (note-se que existem cariótipos diferentes dentro da mesma espécie, é o caso dos sexos ou de mutações genéticas).



·        carisma -- Qualidade que define aquele que tem um poder de persuasão muito forte, que consegue exercer ---> autoridade facilmente.

·        cartesiano -- (adj. que diz respeito a ---@ Descartes.


·        castração, complexo de -- Segundo a -> psicanálise clássica é o ---> complexo que se associa ao medo, à ansiedade de perder os órgãos genitais ou a sua função. V. complexo de -4 Édipo.

·        CAT -- Sigla para designar Children's Apperception Test Ong.). Teste --@ projectivo destinado a crianças dos 4 aos 10 anos e elaborado a partir do ---> TAT. Contém uma série de figuras de animais em atitudes antropomórficas que representam as situações e problemas infantis básicos: agressividade, alimentação, asseio, convivência familiar, pavor nocturno e rivalidade entre irmãos, a partir das quais a criança constrói uma história. Normalmente este teste é aplicado de 6 em 6 meses, a fim de verificar a evolução de problemas psicológicos.





·        catalepsia -- Estado psíquico típico em crises de ---> esquizofrenia e de ---> Iústeria, em que todo o movimento voluntário é suspenso e a sensibilidade se ausenta. Este estado é acompanhado de rigidez


·        muscular, palidez, arrefecimento do corpo e diminuição do ritmo cardíaco e respiratório. Cf. ---> catatonia.

·        catatonia -- Condição esquizofrénica caracterizada por alterações da tensão muscular, estupor (-> catalepsia) e negativismo (recusa em comer ou falar).



·        cataplexia -- Perda súbita do --- > tónus muscular que leva à queda imediata da pessoa que a sofre e que pode ser consequência de um --- > choque ou de um ataque ---> cardíaco.

·        catarse -- Purificação, por exemplo, por ---> sublimação. V, --@ catártico, método.




·        catártico, método -- Método psicoterapêutico que pretende obter uma catarse (purificação). O tratamento consiste na evocação e até no reviver de acontecimentos traumáticos ligados aos problemas emocionais do indivíduo, o que permite uma descarga controlada desses problemas. O método catártico foi utilizado pela ---> psicanálise, entre 1880-1895, associado à ---> hipnose.



·        categoria -- Conjunto de elementos que representam uma classe de objectos ou pessoas agrupados por possuirem características comuns. Em psicologia o termo categoria é geralmente utilizado para designar uma entidade de natureza cognitiva. Assim, categorizar é uma actividade cognitiva que tende a arrumar na mesma classe objectos ou pessoas com propriedades comuns. Utilizado em psicologia --@ social o processo de categorização serve para explicar o fenómeno de formação de ~--> grupo ou discriminação em relação a um determinado grupo.



·        Cattell, James M. -- Psicólogo norte-americano (Easton 1860 - Lancaster 1944) assistente de ---> W. Wundt em Leipzig, notabilizou-se pela introdução do uso da -> estatística no tratamento de dados em


Ø     psicologia. Atribui-se-lhe, ainda, a paternidade, juntamente corri F. ~-> Galton, da expressão -> teste mental.

·        Catitell, Raymond B. -- Psicólogo inglês Mest Bromwich 1905-). A sua obra, desenvolvida na universidade de Illinois’ nos EUA, incide sobretudo no estudo da ---> personalidade (nela incluindo a --@ inteligência) através da --> análise factorial. Das suas obras podemos citar: Handbook of Multivariate Experimental Psychology (1966), Handbook of Modern Personality Theory (1977), Personality and Learning Theory (1980).



·        cegueira para as cores -- Os chamados cegos para as cores, desde que não totalmente acromatópsicos, são, ao contrário do que se costuma pensar, mais sensíveis às variações das cores, decompondo uma cor nos seus componentes. Assim, por exemplo, quando um «cego para as cores» confunde um castanho com um verde, é porque nesse castanho há, muito provavelmente, verde na sua composição. Cf. ---

Ø     acromatópsia e -> daltonismo.


·        cenofobia -- Medo de espaços vazios (cf. ---> agorafobia). cenotofobia -- -> cainofobia.

·        censura -- Segundo a --.> psicanálise o nosso ---> superego censura memórias desagradáveis porque contrariam a moral da nossa sociedade, as convenções.



·        centil ---> percentil. ceraunofobia -- Medo exagerado dos relâmpagos. cerebelo -- Estrutura do --@ encéfalo que tem o aspecto de uma miniatura do -@ cérebro e situa-se inferoosteriormente em relação a este, atrás do --@ tronco cerebral. Desempenha um papel importante no controlo da actividade motora, bem como no controlo da postura e equilíbrio, embora não desencadeie movimentos voluntários. Para executar as suas funções recebe informação dos músculos e


·        articulações, da pele, dos olhos e ouvidos, das vísceras e de zonas do cérebro que se relacionam com o movimento.

·        cerebral - 1. (adj.) Que diz respeito ao ---> cérebro. 2. Tipo de pessoa em que prevalece a actividade intelectual (v. ---> tipologia). cérebrO -- Constitui a maior parte do ---> encéfalo humano e apresenta dois hemisférios (direito e esquerdo) unidos por um extenso feixe de fibras nervosas - o corpo caloso que desempenha um papel importante na integração das funções dos dois hemisférios. O cérebro é o responsável pelas actividades ditas superiores atribuídas ao homem. A sua superfície forma circunvoluções e fissuras composta por milhares de milhões de ---> neurónios que representam o ponto mais elevado da integração neuronal e constituem o -> córtex cerebral. É aqui que a -4 percepção tem lugar, a --@ memória é armazenada, os planos são formulados e executados. O grande número de circunvoluções aumenta significativamente a superfície do córtex; animais com o cérebro maior e mais complexo apresentam cérebros com muitas circunvoluções. Sabe-se hoje que actividades distintas como a audição, a visão e a fala estão associadas a diferentes zonas ou lobos cerebrais (lobos: frontais, parietais, temporais e occipitais - um em cada hemisfério).









·        cerebrotónico -- Indivíduo que segundo a ---> tipologia de ---> Sheldon tem uma -> personalidade em que domina a actividade cerebral; é atento, tem tendência para o isolamento, esconde as suas atitudes e sentimentos. Tem a constituição física do ---> ectomorfo.

·        Charcot, J. M. -- Neurologista francês (Paris 1825 - Nièvre 1893). Conhecido como um grande mestre da neurologia francesa dos finais do séc. xix, dedicou-se, também, ao estudo e tratamento da ---> histeria, atribuindo a sua origem a um choque emocional. S. ---> Freud, ao efectuar um estágio (1885 -1886) no hospital de SaIpêtrière, descobriu o -> inconsciente ao contactar com a ---@ hipnose e


·        sugestão, terapêuticas usadas por Charcot, neste hospital, para o tratamento de doentes histéricos.

·        Chomsky, Noam -- Linguista norte-americano (Filadélfia 1928-). Professor no Massachusetts Institute of Teclinology. Aos 23 anos publicou os primeiros artigos sobre a estrutura lógica da linguagem. Em 1959 criticou publicamente o modelo -4 behaviorista de ---> Skinner quanto ao comportamento verbal. Skinner centrava-se nos elementos repetitivos da linguagem, procurando apenas identificar os princípios simples do comportamento verbal, aplicando-lhe os princípios do ---> condicionamento operante. Chomsky considera a complexidade como a característica central da linguagem; a criança dispõe de um mecanismo inato pré-programado para extrair do meio envolvente a informação necessária que conduz à aquisição de um sistema linguístico. Tudo isto é inadmissível para os behavioristas. A psicolinguística chomskiana deu um grande contributo para a teoria «generativa» da linguagem que considera a relação entre o pensamento e a linguagem numa perspectiva muito amp a; muitos dos seus conceitos são hoje aceites pelos linguistas, tais como a distinção ---> competêncial---> desempenho. Envolveu-se também em actividades políticas relacionadas com o Vietname, com a política externa dos EUA e com a liberdade civil. Das suas obras destacam-se: Logical Syntax and Semantics (1955), Syntactic Structures (1957), Aspects of the Theory of Syntax (1965), KnowIedge of Language (1969), Vietnam: How the Govertiment Become Wolves (1972).









·        choque -- 1. Estado que deriva de uma situação inesperada. 2. Hipotermia e baixa frequência cardíaca. cibernética -- Disciplina que se ocupa do controlo de mecanismos e dos seus sistemas de -> comunicação (especialmente dos que envolvem --> feedback), de transmissões electrónicas nas máquinas e das conexões nervosas nos seres vivos.

·        cicio -- Defeito na fala que consiste em pronunciar o z como ss ou o s como o som th.


·        ciclotímico -- (adj.); tipo ciclotímico: Segundo a --> tipologia de -> Kretschiner, as pessoas deste tipo têm, morfologicamente, tendência para engordar, são sociáveis, alegres e bem-dispostas. Segundo o mesmo autor, poderá haver eventualmente uma relação entre a ciclotimia e a predisposição para a ---> psicose --- > maníàco-depressiva.

·        ciese -- Gravidez.


·        cinética -- Estudo do movimento, por exemplo, do movimento muscular. cinestesia -- Movimento.

·        circadiano, ciclo -- Também designado por ritmo circadiano. É o ritmo biológico que se verifica num período de cerca de 24 horas. Por exemplo: ciclo ---> vigília -> sono.

·        circular, comportamento ou reacção -- 1. --@ Comportamento que desencadeia comportamentos semelhantes, por exemplo, o riso provoca o riso. 2. Conceito utilizado por ---> Piaget para definir o exercício de repetição realizado pela criança no estádio --> sensório-motor com a finalidade de adquirir um novo conhecimento; por exemplo: um bebé ao agitar as pernas por acaso, consegue tocar numa boneca suspensa no berço, em seguida, ensaia movimentos até conseguir tocar novamente na boneca.



·        circunvolução -- V. -@ córtex cerebral.


·        cito -- (gr. Utos, cavidade) Célula, quando usado como prefixo.


·        citostático -- Medicamento destinado a impedir a proliferação de células malignas e a destruí-las, usado, por isso, no tratamento de certas formas de cancro.



·        citogenética -- Ramo da genética (---> hereditariedade) que estuda os --- > cromossomas e os --@ genes da célula.


·        citologia -- Estudo da formação, estrutura e função, assim como da anatomia, fisiologia e química das células.

·        citotóxico -- Tudo o que é destrutivo para as células. Existem agentes citotóxicos que destroem células ou que inibem a sua multiplicação (cf. -> citostático).



·        Claparède, Édouard -- Psicólogo suíço (Genebra 1873 - id 1940) considerado um pioneiro da psicologia -> cognitiva. Através das suas investigações tentou atribuir à psicologia uma base empírica e, sobretudo, biológica. Interessou-se pela ---> psicofisiologia do --@ sono. Ao comparar a psicologia ---> animal com a psicologia humana, encarou a ---> inteligência como uma função activa de adaptação a situações novas, ao contrário do --- > instinto (adaptação inata) e do --> hábito (adaptação adquirida). Das suas obras destacam-se: La Qnestion du Sommeil (1912), L'Education Fonctionelle (1931), La Genèse de l'Hypothèse (1933).



·        clássica, psicologia -- (cf. filosofia) Disciplina filosófica baseada na -> introspecção, na análise de «estados de espírito», de conteúdos da -> consciência que durou séculos, até 1879, altura da emancipação da

Ø     ---> psicologia como ciência com a fundação, por -> Wundt, do primeiro laboratório de psicologia.

·        clastomania -- Tendência patológica para a destruição de objectos. claustrofobia -- Pânico de espaços fechados.

·        claustromania -- Tendência para o isolamento de um modo prolongado e repetitivo.




·        cleptomania -- Desordem mental caracterizada por um impulso incontrolável para roubar, sem haver necessidade material do objecto roubado. O cleptómano precisa de sentir a --> emoção do perigo (lançamento de


Ø     grande quantidade de ---> adrenalina no sangue), tal como acontece com as pessoas que têm o «vício» do jogo.

·        cliente
·        --  Palavra  usada  com  frequência  em  psicologia
·        clínica,  em
·         
·        substituição  da  palavra
·        paciente.  Deve-se  a  Carl  --->  Rogers,

Ø     fundador de uma -> pedagogia e de uma ---> terapia -@ não-directivas’ i.e., centradas na pessoa a quem se dirige essa pedagogia ou terapia.



·        climactérico -- (adj.) 1. Período de vida considerado como idade crítica. 2. Ano climactérico: cada um dos anos da vida, múltiplos de 7 ou de 9, que os Antigos denominavam críticos, sobretudo a idade de 63 anos, o grande climactérico (63 = 7 x 9).



·        climatério -- (s.) Período da vida correspondente à ---> menopausa na mulher e à -@ andropausa no homem.

·        clínica, psicologia -- Ramo da psicologia que se dedica ao estudo e à aplicação da psicologia a pessoas com distúrbios emocionais ou comportamentais (v. ---> comportamento). Consiste no ---> diagnóstico e na ---> terapia de «anomalias do comportamento» (v. -- > anormal).



·        cloaca, teoria de -- Teoria psicanalítica que explica a noção infantil segundo a qual os bebés nascem através de ânus.

·        cocaína -- Substância tóxica extraída das folhas de coca com efeitos semelhantes aos da -~@ anfetamina. S. --@ Freud, na obra Über Coca (1884), estuda a sua origem, as suas propriedades antidepressivas e estimulantes. (cf. crack).



·        código genético -- Sequência de genes existentes nos ---> cromossomas que caracteriza cada espécie e define o ---> cariótipo. Embora o código genético seja característico de uma espécie, exceptuam-se o sexo e as mutações genéticas que se explicam por alterações locais nesse


·        código genético. coeficiente de -- correlação Coeficiente que indica o grau de relação entre duas ou mais -> variáveis. Por exemplo peso e altura. O mais utilizado é o coeficiente linear de Bravais Pearson, simbolizado pela letra @





·        cognição -- Conceito utilizado para designar comportamentos, pensamentos, - > atitudes e crenças, conscientes nos indivíduos. Cf. ---> dissonância cognitiva.



·        cognição social -- É um dos domínios mais importantes da psicologia ---> social em que os investigadores, através do método experimental, estudam o tratamento de informações individuais sobre o mundo social (pessoas, grupos, relações interpessoais e situações).

·        cognitiva, psicologia -- Corrente da psicologia contemporânea que estuda fenómenos ligados ao conhecimento humano como a ---> linguagem, a --@ percepção, a ----> atenção e a -> memória. Quando se deu o seu aparecimento como teoria oposta ao --@ behaviorismo, começou por chamar-se cognitivismo, designação que caiu em desuso. A ascensão da psicologia cognitiva teve lugar na década de 1950 graças ao desenvolvimento da informática e ao aparecimento da psicologia do processamento de ---@ informação de C, Sharmon e W. Weaver (1948). Para além da informática, esta corrente, que representa uma das teorias mais fecundas da psicologia, depende das contribuições da linguística (v. N. ~-> Chomsky), fisiologia, ---> psicopatologia, psicologia ---> clínica, psicologia -~@ organizacional.


·        cognitiva, terapia --> Terapia criada por Aaron T. Beck, baseada na crença que o modo como o indivíduo estrutura e interpreta as suas experiências determina a sua disposição e, consequentemente, o seu ---@ comportamento. Por exemplo, -> atitudes negativas conduzirão a comportamentos negativos. Esta teoria aparece também sob a designação de teoria comportamental cognitiva.



·        cognitivismo -- V. ---> cognitiva, psicologia.


·        cognitivo -- (adj.) 1. Em sentido lato, que diz respeito ao ~--> conhecimento. 2. Termo usado em psicologia (v. ---@ cognitiva, psicologia e -> cognitiva, terapia). coito -- Cópula (junção) no sentido sexual, acto sexual.



·        colectivo, teste ---> Teste que pode ser aplicado a várias pessoas em simultâneo.




·        colérico -- Segundo a -@ caracterologia de Heyrnans - Le Senne é o tipo psicológico caracterizado como sendo emotivo, activo e primário. V -- -> humores, teoria dos.

·        colículo --> quadrigémios.


·        Columbia, Escala de Maturidade Mental de Teste individual para avaliar o nível de maturidade mental de crianças (3-12 anos) com problemas motores, surdez ou --@ afasia. Este teste é constituído por cartões em série, com figuras de animais, pessoas ou objectos facilmente identificáveis. É pedida à criança a indicação da figura que «está a mais», ou seja, aquela cujas características não pertencem às do conjunto das outras imagens.



·        coma -- Estado patológico (v. ---> patologia) caracterizado por uma suposta ausência de --@ consciência. O indivíduo sob este estado aparenta estar desligado do mundo já que perde a maioria dos -> reflexos. comatose Estado de --@ coma parcial ou total.


·        comparação social, teoria da -- Teoria criada por L. ---> Festinger, em 1954, segundo a qual todos os indivíduos têm necessidade de autoconhecimento e auto-avaliação das suas aptidões, atitudes e opiniões. Na ausência de um termo de comparação objectivo, a solução é a comparação comoutros indivíduos que se encontram mais próximos. Entre as consequências que derivam desta teoria, destaca-se a --@ pressão para a uniformidade social que tem lugar nos --@ grupos.





·        comparada, psicologia -- Ramo da psicologia que faz experiências com uma classe de observados, aplicando as conclusões a outra, por exemplo, experimentar em animais e concluir em relação ao homem. (V. ---@ animal, psicologia).



·        compensação -- Processo psicológico que tem como objectivo contrabalançar um ---> complexo de inferioridade, causado por carências ou deficiências físicas, reais ou imaginadas. ----> Aaller diz-nos que a compensação é muitas vezes um mecanismo inconsciente que leva o indivíduo a comportamentos de luta pela superioridade ou êxito. Por exemplo: Napoleão procurou a glória para compensar a sua pequena estatura; os neuróticos delirantes imaginam ser personagens fabulosas ou extraordinárias.



·        competência -- Termo utilizado por N. ---> Chomski para indicar o sistema de princípios e estruturas inatos que utilizamos no uso da língua. A defesa da existência destes princípios inatos baseia-se no facto de que as crianças das diversas partes do mundo aprendem línguas diferentes começando sensivelmente na mesma idade e passando pelas mesmas fases de evolução. Cf. -> desempenho.



·        complexo -- Conjunto organizado de sentimentos e pensamentos parcialmente ou totalmente inconscientes que fazem parte da ---> personalidade do indivíduo. O termo foi introduzido por C. G. -@ Jun@ para explicar tendências inconscientes, originadas na infância, geralmente em torno de um objecto ou pessoa com forte significado


·        para a criança, podendo desencadear comportamentos patológicos. (V. complexos de castração, Édipo, Electra.) comportamental, terapia -- Método psicoterapêutico que pretende, através do ---> condicionamento por reforço positivo ou negativo, alterar um comportamento individual considerado como aprendido mas inadaptado. Por exemplo: -> fobia, -> agressividade, ti.que, --@ enurese. comportamentalismo ---> behaviorismo ou ---> condutismo.



·        comportamentalista, psicologia -- V. ~-@ behaviorista ou psicologia -> condutista.




·        comportamento ou conduta -- (ing. behaviour, americ. behavior). Termo que designa a actividade global ou conjunto dos actos de um indivíduo perante uma situação ou conjunto de ---> estímulos, ou seja, é a resposta que um organismo dá, ou a sua reacção, perante a situação que a suscita.



·        comunicação -- Processo de transmissão e recepção de informações, mensagens, sinais ou códigos, de um organismo para outro, mediante palavras, gestos ou outros símbolos, Para que haja comunicação, os meios de transmissão têm de ser entendidos para ambos os organismos, o emissor e o receptor. Este entendimento é garantido pelo uso de um código. Contribuem para o estudo da

·        comunicação,  para  além  da  psicologia
·        social:  as  ciências  da
·        linguagem,  a
·        inteligência  artificial,  a  ~-->  etologia,  a  --->
·        ergomomia, etc.
·         
·         


·        conceito -- Construção mental que permite representar, através de uma palavra ou expressão, uma classe de objectos ou de acontecimentos que possuem propriedades ou elementos comuns. A formação de conceitos como resultado da maturação intelectual e do desenvolvimento da linguagem, foi analisada por J. -> Piaget.

·        concretas, estádio das operações -- Na teoria de Jean -4 Piaget sobre o desenvolvimento, este estádio prolonga-se aproximadamente dos


·        sete aos doze anos e é caracterizado por um aumento de empatia, pelo começo das análises lógicas, pela compreensão das relações causa-efeito mais complexas, por uma maturação do pensamento simbólico e pela compreensão da propriedade transitiva.

·        condensação -- Mecanismo inconsciente que permite acomular num só elemento várias representações simbólicas. A condensação foi estudada por S. --> Freud como resultado da --@ censura realizada pelo -> superego no ---> sonho.



·        condicionado, reflexo -- (RC) ou resposta condicionada. Padrão de comportamento adquirido por animais ou pessoas através do ---> condicionamento. É um princípio básico para a explicação de muitos fenómenos da -4 aprendizagem e --@ motivação. Enunciado pela primeira vez pelo fisiólogo russo 1. ---> Pavlov a partir da seguinte experiência: toca-se repetidamente uma campainha (estímulo condicional - EC) antes que a carne (estímulo incondicional - EI) seja colocada na boca do cão para produzir, através de uma fístula provocada na língua, a salivação (resposta ou reflexo incondicionado - RI) até que o som da campainha cause salivava-o mesmo antes de o alimento chegar a ser apresentado (resposta ou reflexo condicionado - RO.





·        condicionamento -- Conjunto de operações efectuadas no animal, ou no homem, em que se associam estímulos a reacções do organismo, e que permitem adquirir um novo padrão de comportamento (--@ hábito). (Cf. ---> condicionamento clássico, instrumental e operante).

·        condicionamento clássico ou pavloviano. -- Foi estudado por 1. --> Pavlov, que o designou por actividade nervosa superior. Consiste no emparelhamento de um estímulo incondicional (EI) com um estímulo condicional (EC), produzindo este último, na sua apresentação separada, um reflexo ---> condicionado (RC) igual, ou, pelo menos, semelhante ao ~-@ reflexo incondicionado (RI). As leis do condicionamento clássico são: 1. extinção - o organismo deixa de dar


·        o RC, se se passar a apresentar unicamente o EQ 2. generalização - é o aparecimento de um RCI adquirido quando ao organismo é apresentado um EC2 semelhante ao ECl; 3. discriminação - é um processo complementar da generalização - consiste na detecção de características de um estímulo que, embora semelhante ao EC, se distingue deste nalguns aspectos importantes, não provocando resposta.



·        condicionamento instrumental -- Este método de -> condicionamento começou por ser esboçado por ---> Thorndike no decorrer dos seus trabalhos sobre ---> aprendizagem por tentativa e erro. A partir destes, enunciou a lei do ---> efeito, segundo a qual o comportamento é regido pelas leis que procura. O comportamento (a resposta) é então o instrumento que permite a obtenção de uma recompensa, daí o nome condicionamento instrumental.



·        condicionamento operante -- Concebido por ---> Skinner em 1938, este método de ~-> condicionamento é distinto do ---> condicionamento cItissico e foi efectuado a partir do --> condicionamento instrumental de -4 Thorndike, aprofundando-o. Neste, a resposta instrumental ou operante é emitida no interior do organismo. Os operantes são fortalecidos pelo ---> reforço, mas a sua aquisição pode exigir uma moldagem inicial por aproximações sucessivas. Na experiência de Skinner: o animal (rato ou pombo) é colocado numa caixa onde, ao mover-se, acciona ocasionalmente uma alavanca. O número de vezes que o animal acciona a alavanca serve para moldar a aquisição. Em seguida, o experimentador coloca comida num dispositivo alimentar de modo a que, quando o animal volta a accionar a alavanca, caia comida para o prato. Pode impor-se uma discriminação se só se der comida quando a alavanca for accionada e quando acender uma luz. Deste modo, a resposta é reforçada se a luz estiver acesa e não o será se estiver apagada. Em consequência, o animal só acciona a alavanca quando a luz estiver acesa. No condicionamento operante o animal tem de ser activo, o seu comportamento só é reforçado se ele agir. Ao contrário do que se passa no condicionamento clássico em


Ø     que o animal é passivo e apenas espera pela apresentação do estímulo condicional e que a este se siga o estímulo incondicional (cf. --> condicionado, reflexo).

·        conduta -- Termo usado como sinónimo de ---> comportamento. No entanto, em psicologia, refere-se mais precisamente ao conjunto de acções determinadas por --> emoções e -> motivações que se distinguem das actividades concomitantes observáveis no organismo: os comportamentos.



·        condutismo --- > behaviorismo.


·        condutista, psicologia --- > behaviorista, psicologia.


·        conflito -- Situação em que existem impulsos emotivos e motivacionais contraditórios. Quando o sujeito se encontra neste caso é necessário fazer uma opção sem a qual o conflito não se resolverá, resultando numa frustração. N. E. Miller ao estudar o conflito como fonte de frustração descreveu as seguintes variedades: 1. atracção-atracção - em que há que optar por uma situação, dentro de duas atraentes; 2. repulsa-repulsa - ambas as hipóteses de escolha são indesejáveis; 3. atracção-repulsa - quando existe uma motivação por dois impulsos opostos, na medida em que as duas situações apresentam aspectos positivos e negativos. V -> defesa do Eu, mecanismos de.



·        conformismo -- Atitude que a psicologia -> social distingue em: 1. conformismo público ou concordância o sujeito dá o seu acordo apenas e@ consequência da influência das normas sociais, sem estar convencido; 2. conformismo privado, o sujeito discorda publicamente mas conforma-se em privado convertendo-se às normas.



·        conforto pelo contacto ---> Comportamento caracterizado pelo bem-estar do bebé recém-nascido quando em contacto físico com a mãe.


·        confusão mental -- Estado psíquico patológico caracterizado por falta de memória, desorientação espacial e temporal. Trata-se, geralmente, de uma situação temporária causada por uma doença infecciosa, um choque emocional, intoxicação ou traumatismo.

·        congénito -- Todo o tipo de característica presente num indivíduo desde a sua vida intra-uterina mas não necessariamente hereditário.

·        conhecimento -- Apreensão da realidade (objecto do conhecimento) por um sujeito (de conhecimento).

·        consciência -- 1. Estado de --- > vigília, função mental que inclui ---> sensações, -> percepções e ---> memória. 2. Em psicologia -> clássica, é o objecto da -> introspecção.

·        consciente -- 1. (adi.) Aquele que tem consciência de... 2. (s.) Segundo a -4 psicanálise, o consciente é o -@ ego.

·        consciente colectivo -- Hipótese posta por filósofos do passado e presente e por etologistas (v. ---> etologia) contemporâneos segundo a qual existe um «espírito colectivo» que define um dado grupo ou povo (cf. - 4 inconsciente colectivo).



·        conselheiro de orientação -- Psicólogo especializado em orientar pessoas que necessitam de ajuda na compreensão e solução de problemas de adaptação ou escolha nas áreas educacional, social ou vocacional.

·        conservação, noção de -- Segundo a nomenclatura de -4 Piaget, esta noção desenvolve-se na criança no fim do estádio --> pré-operatório (dos dois aos sete anos). Por exemplo, quanto à conservação do número, a criança começa a entender que um dado número de objectos mantém-se o mesmo ainda que a sua disposição seja alterada; no estádio seguinte, o das operações -> concretas (dos sete aos doze anos), o indivíduo já percebe que um objecto conserva as suas


Ø     propriedades originais como, por exemplo, a sua massa ou o seu volume mesmo quando sujeito a determinadas transformações.

·        construtivismo -- Concepção criada por -> Piaget, segundo a qual as estruturas da --> inteligência para além de inatas, são produto de uma construção do indivíduo, decorrente da sua acção sobre o meio. Para este autor a percepção constrói-se a partir de fragmentos passageiros de informação sensorial, sendo a percepção, mais do que uma resposta directa a estímulos, uma construção com base em operações cognitivas e afectivas.



·        contiguidade -- Princípio enunciado por ---> Guthrie (1930), segundo o qual a ocorrência de dois acontecimentos em simultâneo ou em

Ø     proximidade  temporal,  é  condição  para  a  sua  associação  na     >

Ø     aprendizagem.


·        contratransferência -- V. --- > transferência.


·        controlo de comportamento -- Segundo --> Skinner, o --> comportamento depende de aspectos como o --> reforço e a estimulação. V. ---> condicionamento operante.



·        convergente, pensamento -- Segundo --> Guilford, é o tipo de pensamento que converge para uma resposta objectiva como, por exemplo, a dedução lógico-matemática (cf. pensamento divergente).

·        conversão -- Termo introduzido por S. --> Freud para designar um mecanismo psicopatológico de defesa do ---> Eu em que existe uma transposição de um conflito psíquico para sintomas físicos (por exemplo: paralisias ou ---> mutismo). É o mecanismo básico da --- > neurose conhecida como --@ histeria de conversão.

·        convulsão -- Contracção muscular involuntária e violenta.


·        coordenação motora -- Associação do sistema sensorial com o sistema motor (coordenação sensório-motora) que origina movimentos harmoniosos


Ø     (coerentes). Tem sido analisada pela psicologia --> genética, na medida em que está ligada ao desenvolvimento cognitivo. Investigações recentes demonstraram que existem, desde o nascimento, estruturas nervosas que regem simultaneamente as actividades motoras e as actividades sensoriais: por exemplo, os ---> quadrigémeos coordenam a --@ percepção visual com o movimento das mãos. No entanto, o tipo de coordenações rudimentares observadas no recém-nascido estão apenas ligadas a uma actividade reflexa e, por isso, bastante distintas daquelas que ocorrem mais tarde, dotadas já de finalidade própria.





·        coprolalia -- Excessivo uso de palavrões. copulação -- V. ---> coito.

·        cores, teoria da visão das -- V. Yot4izg-Helinholtz, teoria de.


·        coronária, doença -- Afecção das artérias coronárias, por exemplo, a angina de peito ou o enfarte do miocárdio.

·        corpo celular -- V. -> neurónio.


·        correlacional, psicologia -- Termo utilizado por L. J. -> Cronbach como sinónimo de psicologia ---> diferencial.

·        córtex -- Termo que em biologia é utilizado para referir a parte externa de órgãos animais ou vegetais e cuja estrutura é mais ou menos concêntrica. Como exemplos referem-se -> córtex cerebral, córtex límbico, ou > córtex supra-renal. (v. -> supra-renais, glândulas).

·        córtex cerebral -- Conjunto de ~4 massa cinzenta em forma de pregas sinuosas, (as circunvoluções), com a espessura de cerca de 3 mm e que representa 46% do volume cerebral. Envolve todas as superfícies do --@ cérebro, incluindo as que se encontram nas zonas profundas das fendas designadas por fissuras e sulcos, as quais, juntamente com as circunvoluções, conferem ao cérebro a sua aparência


Ø     enrugada. Representa o desenvolvimento evolutivo mais recente do -- -> sistema nervoso e constitui o centro neuronal que integra os processos mentais superiores atribuídos ao homem. Desenvolve-se a partir de estruturas nervosas embrionárias no quinto mês de vida intra-uterina.



·        cortical, área -- Região do ---> córtex cerebral delimitada de acordo com a sua função ou arquitectura celular. Por exemplo, áreas de ---> Brodrnann, área de ---> Broca, -> área de Wernicke.

·        CPI -- (ing.) Em português, --> Inventário de personalidade da California. Inventário composto de várias centenas de questões de resposta alternativa, tendo como objectivo a avaliação da integração social de um indivíduo, a sua ---> socialização. Este inventário teve como origem o --@ MMPI.



·        crack -- (ing.) Preparação química à base de ---> cocaína, que se destina a ser fumada. Este nome deve-se ao som produzido pelos seus cristais ao estalarem com o calor do cigarro aceso. Causa euforia momentânea e o seu consumo repetido cria --> dependência.

·        cranianos, nervos -- V. ---> nervos cranianos.


·        criança -- Pessoa de idade entre a infância e a --@ puberdade. Note-se que o conceito de criança tem variado ao longo dos séculos, sendo ainda hoje em dia, pelo menos nos países ocidentais, o criado pelo romantismo. criança selvagem Victor, como foi chamado, foi uma criança encontrada em 1797 perto de Aveyron, em estado selvagem, tendo à volta de sete anos de idade. Foi integrado na sociedade pé’ médico francês, Jean-Marc-Gaslo pard Itard, graças a quem progrediu nos campos intelectual, verbal e social. François Truffaut, cineasta francês, rodou em 1969 uma excelente película sobre esta comovente história, L'Enfant Sauvage.


·        criatividade -- (lit. acto de criar) Capa- cidade de encontrar soluções novas para um problema ou de produzir novidades nos domínios artístico ou científico. 1. Do ponto de vista psicológico é um acto inteligente (-

·        inteligência) que requer concentração e inspiração (v. ----> insight,

·        pensamento convergente e pensamento -> divergente). 2. A -> psicanálise diz-nos que a criatividade existe em todos os indivíduos, como uma espécie de dom universal, no entanto, as ---> inibições sociais impedem a sua manifestação.



·        crise -- Manifestação temporária de uma ruptura no processo evolutivo (cf. adolescência e E. ---> Erikson).

·        cromático -- (adj,) Que respeita a cores.


·        cromossoma -- Termo utilizado pela primeira vez por Walcleyer em 1888 para nomear as estruturas coradas observadas ao microscópio óptico, no núcleo de células durante a sua divisão. Os cromossomas são os responsáveis pela continuidade das características existentes nos organismos ao longo das sucessivas gerações (cf,---> hereditariedade) e é neles que está contida toda a informação que garante o funcionamento de todas as células. A sua constituição assenta estruturalmente numa molécula, o ---@ ADN, que se encontra envolta por proteínas (básicas). A informação contida nos cromossomas resulta da ordenação sequencial de uma enorme quantidade de subunidades de informação, denominadas -> genes: nos cromossomas está contida a informação genética. Na espécie humana existem 23 pares de cromossomas homólogos em todas as células somáticas (nas sexuais ou gâmetas existem 23 cromossomas sem os seus homólogos); o sexo é caracterizado por um par que na mulher é xx e no homem xy.







·        Cronbach , Lee J. -- Psicólogo norte-americano (Fresno, Califórnia 1916-) contribuiu para a criação da psicologia -> diferencial. Os seus trabalhos concentram-se preferencialmente na ---> fidelidade e ---> validade dos testes psicológicos. Das suas obras destacam-se:


·        EssentiaIs of Psychological Testing (1949) e Educational Psychology (1954), crónico -- Que dura um longo período de tempo, por exemplo, --@ doença crónica. (cf. ---> agudo).

·        cubos, teste dos -- Criado por S. C. Kohs (1920), é um teste que utiliza cubos coloridos com os quais se constroem várias figuras geométricas num tempo limitado. Tem como objectivo avaliar a capacidade lógica e o sentido de observação.



·        culpa, sentimento de -- Para a psicanálise, este sentimento depende do -> superego e está ligado a proibições morais que o infligem. culto -- Cerimónia ou ritual religioso, baseado na veneração.

·        cultura -- Conjunto de tradições (incluindo a língua, regras sociais, religião, valores morais e estéticos que caracterizam uma sociedade) que são transmitidas de geração em geração. A cultura define, «explica» uma civilização. (V. --> aculturação). cunhagem -- (ing. imprinting) Processo de -> aprendizagem, semelhante ao da --- > vinculação, que ocorre logo no início da vida. Foi estudado pelo etologista K. -> Lorenz, com gansos. Quando um ganso recém-nascido é exposto, pela primeira vez, a uni estímulo em movimento, segui-lo-á. Se o ganso seguir o objecto durante cerca de dez minutos, estabelece-se uma vinculação - fica cunhado, independemente de ser a mãe ou outro objecto qualquer, por exemplo, um pato de madeira.



·        curva normal ou de Gauss -- Representação gráfica de uma distribuição de frequências, sob a forma de um sino em que o ponto mais alto corresponde à ---> moda. dactilologia -- Linguagem gestual utilizada pelos surdos-mudos.



·        daltonismo -- Caso particular de cegueira para as cores em que o encarnado é confundido com o verde. O nome deve-se a john Dalton que «sefria» deste tipo de «cegueira». V. ---> Horner, lei de.


·        Darwin, Charles Robert -- Naturalista britânico (Shrewbury 1809 - Down 1882). O facto de ser oriundo de uma família de cientistas permitiu-lhe contactar desde muito cedo com as teorias científicas mais importantes da sua época, entre elas as ideias transformistas de Lamarck (1809). Convencido acerca da variabilidade adaptativa das espécies animais, a partir das observações feitas na sua viagem de circum-navegação, compara-a à variabilidade existente nos animais domésticos e nas plantas cultivadas onde o homem criou novas raças, escolhendo como progenitores espécies que possuem um carácter determinado. Influenciado pela leitura da obra do economista Malthus, (1797) On the Principal of Population, que defende a existência de uma concorrência vital entre os indivíduos e as espécies existentes, levando à sobrevivência dos mais aptos, publica, em 1959, a sua obra fundamental The Origin of Species by Means of Natural Selection onde expõe finalmente as suas ideias evolucionistas, rompendo com a tradição fixista e criacionista em vigor na sua época. Nas suas obras ulteriores, The Descent of Man and in Relation to Sex (1871) e The Expression of the Einotions in Man and Aninials (1872), admite a origem do homem a partir do animal, sustentando que a sociedade humana e os valores morais sobre os quais é fundada, são produto da evolução e selecção naturais. (V. --> evolucionismo).









·        debilidade ou deficiência mental -- Atraso intelectual que não permite responder às exigências do meio. O seu diagnóstico faz-se a partir de testes que medem o ---> QI. Para um certo número de casos em que existe uma debilidade profunda (30 < Qi < 50), a sua causa é muitas vezes orgânica; no caso da debilidade ligeira (50 < Qi < 75), esta está associada à transmissão genética de inaptidões intelectuais ou, o que é mais comum, a um meio socioeconómico desfavorável. Segundo --> Piaget o débil consegue muitas vezes atingir o estádio das operações --- > concretas mas nunca o estádio das operações -@ formais. décalage -- (fr. Descontinuidade). Segundo > Piaget é a repetição ou reprodução do mesmo processo de aquisições em idades diferentes. Por exemplo, a operação ---@


Ø     concreta de -> conservação da matéria adquire-se dos 7 aos 8 anos, do peso entre os 9 e 10 anos e do volume somente por volta dos 11 / 12 anos.



·        declínio mnésico -- Diminuição das capacidades de --> memória que vão afectando progressivamente o comportamento.

·        dedução -- Raciocínio no qual a conclusão é uma consequência necessária das premissas (cf, -> indução).

·        defesa do Eu, mecanismos de -- Segundo a -> psicanálise, são mecanismos

·        inconscientes de resolução de
·        conflitos. V.
·        conversão, -
·        >fantasia,
·        projecção,
·        racionalização, ---> recalcamento, ->
·        regressão, ---> sublimação.
·         
·         
·         


·        deficiência mental -- V. --@ debilidade.


·        degenerescência -- Termo introduzido na linguagem psiquiátrica por A. Morel (1853), para designar a degradação progressiva da --- > personalidade que se acentua de geração em geração. déjá vu -- (fr.), sensação de Ilusão que consiste em, perante uma situação nova, julgar, com bastante certeza, já se ter vivido essa situação (v. - --> paramnésia). Há psicólogos que afirmam que esta ilusão dá-se porque existem na situação presente dados semelhantes a de outras já passadas; outros pensam que inconscientemente registamos a situação antes desta passar ao nível da consciência. (V. ---@ inconsciente e consciente.) delinquência -- Acto que consiste em cometer, geralmente, pequenos delitos; fala-se muitas vezes da delinquência juvenil, por exemplo, em zonas habitacionais degradadas.







·        delírio, ou delirium -- (lat.) Distúrbio do pensamento que faz tomar por reais factos imaginados. Pode ter como origem uma doença infecciosa ou intoxicação ( --- > alcoolismo, -> toxicodependência, etc.). Por vezes, torna-se crónico, causando graves perturbações da --@


Ø     personalidade, ---> psicoses que se dividem em: 1. psicose alucinatória crónica em que a -> alucinação é o traço dominante da patologia; 2. -> parafrenia, distinta da ---> esquizofrenia, porque embora o paciente acredite nas suas ideias delirantes, não tem ---> dissociação da personalidade e, por isso, relaciona-se bem com o meio; 3. ---@ paranóia que se caracteriza por uma construção delirante coerente, particularmente bem sistematizada, embora com juizos falsos acerca da realidade.



·        delírio da perseguição --> psicose alucinatória (v. ---> delírio) que consiste em pensar que se está gravemente ameaçado pelos outros. É um dos sintomas de muitas formas de -> esquizofrenia.

·        detirium tremens -- (lat.) ---@ Delírio alcoólico caracterizado por um estado de -> confusão mental com -> alucinações terríveis (serpentes, aranhas, etc.), agitação, tremuras e/ou blackouts (ing. períodos de perda de consciência), podendo causar a morte se não for tratado a tempo. Surge no alcoólico crónico, geralmente, quando este deixa bruscamente de beber.



·        demência ou dementia -- (lat.) Perda de capacidades implicando uma alteração nos hábitos de vida da pessoa que a sofre. As demências consideram-se actualmente como perturbações mentais orgânicas, i. e., causadas por factores orgânicos.



·        demência alcoólica -- Ocorre em estados muito graves de alcoolismo crónico (cf. --@ Korsakov, sindroma de).

·        demência precoce -- Termo utilizado antes de E. ---> Bleuler o ter substituído por ---> esquizofrenia.

·        demência senil -- Associada à terceira idade, acarretando perda progressiva de capacidades (cf. --@, Alzheimer, doença de).

·        demofobia -- (de dênios, povo em gr.) Pavor de multidões.


·        demonopatia ---> Delírio que tem como objecto demónios ou algo com eles relacionado: inferno, ataques demoníacos, etc. Está muitas vezes associado aos sintomas da ---> histeria.

·        dendritos -- Prolongamento do ---> neurónio, frequentemente muito ramificado, que recebe impulsos dos -> receptores e de outros neurónios, conduzindo-os ao corpo celular e ao axónio.

·        deontologia -- V ---> ética.


·        dependência -- 1. Tendência para procurar protecção e ajuda, associada a falta de capacidade de decisão, maturidade e autonomia. 2. Comportamento resultante da --@ frustração. Na criança está frequentemente ligada à hipersensibilidade, representa um meio de evitar as frustrações para as quais se tornou muito sensível; procura apoio e protecção num adulto, a fim de poder retardar certas actividades autónomas: comer, vestir-se ou dormir sozinha. 3. Estado psíquico e, por vezes, também físico que resulta do uso de certos ---> psicotrópicos que conduzem o indivíduo ao seu consumo de forma contínua ou periódica, para reencontrar os efeitos psíquicos ou evitar o mal-estar da sua privação. É considerado como um dos elementos característicos da ---> toxicodependência.





·        depressão -- Estado de abatimento e de ---> melancolia causador de sofrimento. Existem depressões reactivas, as que consistem numa reacção mais forte, do que da maior parte das pessoas, a acontecimentos exteriores penosos e depressões endógenas que aparentam ter nascido dentro do «doente» porque, à primeira vista, parece não haver motivo para sofrimento. V. ---> dopamina depressiva, neurose -- Estado de depressão grave mas sem perda de contacto com a realidade (cf. --> marolaco-depressiva, psicose).



·        Descartes, R. -- Filósofo francês (La Haye 1596 - Estocolmo 1650) que considerava como uma evidência o conhecimento da nossa alma (objecto de estudo da, hoje chamada, Psicologia Clássica) e, por isso,


·        mais fácil de conhecer que o nosso corpo e que os corpos extensos. A alma, para este filósofo, é sinónimo de razão ou pensamento ou ainda de bom senso, o qual, segundo ele, é universal. Se os behavioristas negam a perspectiva cartesiana sobre o pensamento, o mesmo já não poderá dizer-se dos adeptos da psicologia ---> cognitiva.



·        desejo -- Sentimento ou consciência de que uma coisa ou condição aliviará ou satisfará uma carência ou necessidade. A sede, por exemplo, é uma necessidade que conduz à satisfação, e o desejo de beber nasce desta, é a consciência de estar nesta situação.

·        desempenho -- (ing- performance) Termo utilizado por N. ---> Chomsky para designar o objecto da psicolinguística, ou seja, o funcionamento das regras da linguagem e as suas limitações devido às insuficiências da

·        ---> memória e do sistema de tratamento cognitivo no indivíduo que adquiriu a -> competência de uma língua.

·        desenvolvimento, psicologia do Estudo do ciclo da vida, desde a infância até à velhice. Podem estudar-se aspectos específicos do desenvolvimento tais como o desenvolvimento da linguagem, da moral, da sociabilidade ou dos processos cognitivos. O suíço Jean --> Piaget (1896-1980) é o autor da teoria mais conhecida sobre o desenvolvimento ---@ cognitivo. Para ele, a mente infantil estrutura-se de uma maneira completamente diferente da do adulto. Por exemplo, uma criança ao ver um objecto mexer-se julga que tem vida e que o nome de um objecto está dentro desse objecto. Quando uma criança pergunta «porquê» é porque pensa que cada coisa tem uma finalidade particular. desequilíbrio - Segundo ---> Piaget são os desequilibrios que provocam o nosso desenvolvimento - --> cognitivo, pela procura de novos equilíbrios; assim, por exemplo, quando uma criança recebe do meio em que está inserida informações inesperadas dá-se um desequilíbrio mas, graças a ele, a criança adquire novos conceitos.


·        desinibição -- Supressão temporária de uma --@ inibição por acção de um ---

·        estímulo que pode ser a administração de certos medicamentos (---

·        ansioliticos , ---> antidepressivos, etc.), ou factores ambientais agradáveis. deslocamento -- Em ---> psicanálise é o processo que preside a todas as formações do --> inconsciente e através do qual uma ---> pulsão é transferida do seu verdadeiro objecto para um elemento substitutivo, o que permite reduzir a tensão (v. --> sublimação). Este mecanismo pode explicar os sintomas neuróticos ou actividades de --> desvio mas também casos de observação corrente: um pai de família que reprimido pelo seu chefe, quando regressa a casa, ralha com a mulher ou filho. É também um mecanismo resultante da -.> censura realizada pelo ~-> superego no

Ø     ---> sonho (v. ---> sonhos, interpretação freudiana dos).


·        despersonalização -- Perda da consciência da identidade ou realidade pessoal ou, ainda, perda da consciência da identidade em relação aos outros (cf- --> dissociação).



·        destreza -- Habilidade motora que permite agir com precisão. desvio, actividades de Comportamento de substituição explicado pelo mecanismo de -4 deslocamento, como roer as unhas, obsessão pela limpeza, etc. No animal foram mencionadas pelos etólogos (v. ---> etologia), entre os quais --> Tinbergen que descreveu a seguinte experiência: uma gaivota, motivada para chocar os ovos, encontra o lugar do choco já ocupado, o que faz com que esta ofereça ao animal ocupante materiais de nidificação. Saliente-se, ainda, que certas ritualizações próprias de uma espécie, ou de determinados grupos humanos, manifestam este tipo de actividades.



·        desvio padrão -- Designação introduzida por K. Pearson e utilizada em ---> estatística como medida de dispersão ou amplitude dos resultados, em torno do valor central de uma distribuição de frequências. Constitui a média aritmética dos quadrados dos desvios individuais em relação à ---> média. Corresponde à raiz quadrada da -4 va detector de mentiras -- Aparelho complexo, também designado por


·        polígrafo que pretende medir os efeitos fisiológicos das emoções associadas a determinadas situações. Sugerido pela primeira vez por Hugo Munsterberg (1863-1916), para ser aplicado no domínio da psicologia --> forense, mediante o controlo da pressão arterial, pode também medir a resistência eléctrica da pele (reflexo psicogalvânico): quando uma pessoa está ansiosa ou com medo, a pele fica mais húmida em consequência da segregação das glândulas sudoríparas, o que conduz a uma diminuição da resistência eléctrica. Os resultados obtidos são considerados, habitualmente, imperfeitos.



·        determinísmo psíquico -- Expressão utilizada por S. ---> Freud para refutar as teorias sobre faculdades e tipos psicológicos que sustentavam o carácter genérico, no homem, das características e traços predominantes do comportamento. Freud salientou que o comportamento humano resulta de ---> motivações determinantes (cf. -~@ tipologia). Dewey, J. -- Filósofo, pedagogo e psicólogo norte-americano (Berlington 1859 - Nova lorque 1952). juntamente com C. Peirce e W. ---> lames, foi um dos fundadores do pragmatismo americano. Em 1896, com a publicação do artigo «0 Arco Reflexo na Psicologia», na Psychological Review, lança os princípios do ---@ funcionalismo em psicologia. Propunha uma visão do comportamento que considerava o corpo e os estados psíquicos, por exemplo a -> consciência, como inseparáveis, ao contrário dos psicólogos que tinham adoptado o modelo fisiológico. O funcionalismo adquiriu grande receptividade nos meios acadêmicos norte-americanos; para além de recorrer a métodos como --> questiondrios, ---> testes mentais ou observação directa, as bases pragmáticas desta perspectiva levaram a que o seu âmbito de estudo se alargasse, entre outros, ao das crianças. Aliás, de acordo com estes princípios Dewey, a partir de 1894, passou a dedicar-se aos problemas da educação. dextro -- lit. Direito, por oposição a esquerdo. Que tem a ver com o lado direito e, por extensão, aquele que usa com mais facilidade a mão direita, ou seja, que não é canhoto (cf. ambidextro ou ambidestro, aquele que se serve de ambas as mãos com igual --> destreza ou facilidade).


·        diacrónico -- Algo que se constrói ao longo de uma evolução temporal.


·        diagnóstico -- lit., Penetrar no conhecimento, portanto, compreender. Clinicamente, todo o processo usado pelo médico ou pelo psicólogo na descoberta e compreensão - conhecimento da doença ou do distúrbio do seu paciente.



·        diástole -- Distensão do músculo cardíaco.


·        diastólico -- (adj.) Que diz respeito à diástole (v. --@ hipertensão arterial).


·        didáctica -- Ciência que estuda os métodos e as práticas pedagógicas. Desde a década de 1960, no âmbito das reflexões organizadas em torno das ciências de educação, estabeleceu-se distinguir didáctica de -> pedagogia, passando a considerar-se a didáctica como uma ciência autónoma, cuja teorização, essencialmente epistemológica e psicológica, pode estar na base de práticas pedagógicas.



·        diencéfalo -- Parte do > SNC constituído por um grupo central de núcleos nervosos situados acima do ---@ tronco cerebral, escondidos pelos -> hemisférios cerebrais e que inclui o ~-> tálamo e o -> hipotálamo.

·        dieta -- 1. lit. Alimento ou bebida, 2. Dietas com um fim específico: de emagrecimento; de aumento de peso; para baixar o nível de colesterol total; dietas para diabéticos, etc. diferencial, psicologia -- Estudo das diferenças individuais ou de grupo, sobretudo relativas à -> inteligência e à -> personalidade, relacionando-as com os factores da -> hereditariedade e do meio. Este âmbito da psicologia surge em 1957, com o estudo de L. J. ---> Croribach: The Two Disciplines of Scientific Psychology, onde distingue a psicologia -> experimental da psicologia correlacional (nome dado por este autor à psicologia diferencial). diplóide, célula -- Célula que possui pares de ---> cromossomas homólogos (2n). No homem, todas as células são diplóides (com 23 pares de cromossomas) com excepção das sexuais que são ---> haplóides. diplopia -> visão dupla. dipsomania --


Ø     Tendência irresistivel para ingerir bebidas alcoólicas. O dipsómano distingue-se do alcoólico porque luta ansiosamente contra este impulso. directiva, terapia -- Que leva (dirige) o paciente a mudar o seu -> comportamento, por exemplo, pela hipnose, como fez S. ---> Freud.



·        disbasia -- Alteração do equilíbrio associado a perturbações na marcha e dificuldade em manter-se de pé.

·        discriminação -- 1. Separação, por exemplo, a discriminação racial. 2. Entre estímulos (percepção da diferença entre dois ou mais) presente tanto

Ø     no
·        condicionamento  clássico  como  no
·        condicionamento
Ø     operante.   discromotópsia ou dicromatismo -- Deficiência na visão
Ø     das cores, em que só as duas cores primárias são reconhecidas (cf. -
Ø     --> acromatópsia e ---> cegueira para as cores).
·         
·        disfasia -- Alteração e atraso da linguagem observados em crianças.


·        díslexia -- Incapacidade na aprendizagem da leitura verificada nalgumas crianças, nas quais não é diagnosticada qualquer deficiência ou problema emocional grave; também é conhecida por cegueira de palavras ou estreptosimbolia (troca de símbolos). Embora não sejam conhecidas as suas causas, muitos psicólogos educacionais, atribuem-na a uma má organização espacial (dificuldade em distinguir esquerdo e direito) ou a problemas afectivos. Figuras conhecidas como Einstein e Nelson Rockfeller foram atingidas por este síndroma e descreveram as dificuldades que sofreram na escola. Em matemática, por exemplo, pode pedir-se à criança para somar 152 com 223, só que ela lê 251 e 322 sem se dar conta da inversão; do mesmo modo, na escrita «assim» pode passar a «missa» (cf. ---> disortografia).







·        dismetria -- Descoordenação motora que pode ser devida a lesões no ~--> cerebelo e que se caracteriza pela brusquidão e falta de precisão dos movimentos.


·        dismnésia -- Forma de --@ amnésia com sintomas pouco acentuados. dismorfofobla Preocupação exagerada ou crença obcessiva em ter um aspecto disforme, na totalidade ou numa parte do corpo. Surge na ~-@ puberdade devido à dificuldade em aceitar as alterações corporais próprias deste período.



·        disortografia -- Dificuldade na aprendizagem da ortografia, caracterizada pela confusão entre letras pouco diferentes, quer pelo seu grafismo (n e m, p e q), quer pela sua fonética (v e f). Está muitas vezes associada à ---> disledisplástico Segundo a --> tipologia de -> Kretschmer, é um indivíduo cujo tipo físico reúne as características pertencentes às dos: -> atlético, -> leptossómico e --> plcnico.



·        dispraxia -- Perturbação na --- > coordenação motora associada a falta de harmonia gestual.




·        dispneia -- Dificuldade em respirar, normalmente associada a doença cardíaca ou pulmonar.




·        dissociação -- Divisão da ---> personalidade, em que existe uma parte que funciona como outra pessoa, fora do controlo consciente e voluntário. É um dos sintomas da ---@ esquizofrenia aparecendo na linguagem comum sob a designação de dupla personalidade.

·        dissonância cognitiva -- Teoria enunciada por L. ---> Festinger, em 1957, que entende a existência simultânea de cognições que não se ajustam entre si, isto é, em que a presença de uma --- > cognição implica a existência do seu contrário. Por exemplo, acreditar que fumar causa cancro pulmonar e, mesmo assim, fumar dois maços por dia (cf. princípio da redução da --@ dissonância cognitiva).



·        dissonãncia   cognitiva,   princípio   da   redução   da   --   Definido   por   L.   ->


·        Festinger (1957), como a necessidade de um indivíduo em encontrar consonância entre as diversas cognições que dizem respeito ao


Ø     mesmo objecto. Existe uma tendência para reduzir a ---> dissonância cognitiva, uma vez que esta é psicologicamente desconfortável.



·        distribuição de frequências -- Tabela que indica o número de casos observados em cada um dos intervalos sucessivos de uma ---> variável.



·        divergente, pensamento Que produz uma variedade de respostas perante uma situação. Costuma dizer-se que este tipo de pensamento é directamente responsável pela ---> criatividade e pelo ---> insight (cf. -> convergente, pensamento).



·        DNA -- (ing.) V. --@ ADN.


·        docimologia -- (do gr, dokimé, prova, logos, ciência) Termo proposto por H. Piéron e H. Laugier (1922) para designar a ciência dos exames, ao porem em evidência as diferenças que existem entre as notas atribuídas, por dois ou mais examinadores, a uma mesma prova. Inicialmente limitada à análise sistemática dos exames, estende-se hoje ao estudo «dos sistemas de notação e do comportamento dos examinadores e examinados» (Landsheere). Os trabalhos de Benjamin Bloorn, da Universidade de Chicago, contribuíram para a aceitação desta ciência, pelo sentido que deram aos objectivos da educação e da avaliação.





·        doente -- Aquele que sofre de uma enfermidade, i. e., de um distúrbio dos órgãos, dos sistemas ou das funções do organismo (cf. ---> paciente).

·        dolicocéfalo -- Indivíduo com o cramo alongado: diâmetro antero-posterior sensivelmente maior do que o transversal.

·        dominância cerebral -- Noção segundo a qual existe uma tendência para um dos -> hemisférios cerebrais ser mais importante do que o outro (cf. - --> late~ rolidade).


·        dominante, gene --@ Gene que se manifesta sempre fenotipicamente (v. ---> fenótipo) desde que esteja presente. Assim, embora o ---> genotipo possa apresentar o gene horriólogo diferente, este último não se manifesta pois o outro domina. O gene que está presente e não se manifesta fenotipicamente denomina-se gene recessivo. O gene recessivo é aquele que só se manifesta fenotipicamente quando o gene homólogo é igual, ou seja, quando só ele está presente. domínio, necessidade de -- Segundo Henry --@ Murray, necessidade de dominar os outros.





·        dopamina ---> neuroniediador químico formado a partir da tirosina (v. ---> supra-renais, glândulas). Está implicado no desencadeamento e execução de movimentos voluntários, para além dos ajustamentos posturais com eles relacionados. Intervém também na génese de comportamentos complexos que envolvem as -> emoções. Estudos recentes demonstraram que desempenha um papel importante na gênese de alterações sensório-motoras que estão presentes na ---> esquizofrenia, certas formas de ---> depressão, psicose ---> maníaco-depressiva e --- > neurastenia.



·        dor -- Experiência sensorial desagradável que provoca reacções de defesa. É um sinal, um meio de alerta do organismo. A sensação dolorosa, durante muito tempo considerada como algo de exclusivamente sensorial, pode ser actualmente entendida como resultado de uma interacção de factores culturais ligados à educação (---> atenção, -> ansiedade, sugestão, etc.) com factores sensoriais. É possível aprender a controlar a dor, por exemplo: o método psicoprofiláctico que ensina às mulheres grávidas o parto sem dor. (Cf. ---> endorfina.) Dora -- Pseudónimo de uma jovem histérica analisada por S. ---> Freud. Este caso foi relatado em Um Caso de Histeria (1905). Trata da questão da função traumática da -> sexualidade na --4 histeria.





·        dosagem -- Regulação das--> doses.


·        dose -- 1. Quantidade de um medicamento que se deve tomar de cada vez. 2. Proporção fixa das substâncias que entram numa composição química, farmacêutica, por exemplo.

·        Down, síndroma de ---> mongolismo.


·        droga -- Substância --> psicotrópica susceptível de alterar os estados de consciência e o comportamento. As drogas podem classificar-se em: duras, criam ---> toxicodependência (-> crack, --- > heroína, --- > morfina, -> anfetamina e barbitúricos); drogas leves, álcool, -> cannabis, --@ tabaco, utilizadas como estimulantes para actividades intelectuais ou recreativas, usadas ocasionalmente ou regularmente, sem consequências pessoais e sociais graves, embora como é o caso do tabaco e do álcool, possam criar ---> dependência física e prejudicar a saúde. Saliente-se que esta distinçã o não corresponde nem às classificações farmacológicas nem às legais, nem tão-pouco é um critério objectivo para agrupar estas substâncias, apenas se refere a uma certa realidade: por exemplo, a heroína e a morfina são muito mais nocivas que o cannabis (cf. -@ psicotrópico).





·        dromomania -- impulso incontrolável para viajar.


·        dupla personalidade -- Designação comum para -> dissociação.


·        duração de vida - (ing., life span) Tempo de duração da vida de um ---> organismo ou de uma espécie.

·        Ebbinghaus, Hermann -- Psicólogo alemão (Duppertal 1850 - Halle 1909). Notabilizou-se pelos estudos realizados sobre a ---> memória. Criou um procedimento experimental que consistia na memorização de materiais verbais não relacionados e no teste da recordação desses mesmos materiais, utilizando sílabas sem significado como, por exemplo, zuf ou dac, para evitar qualquer interferência facilitadora do processo de ---> aprendizagem. Partindo do princípio de que as suas sílabas não tinham qualquer significado, admitia que toda e


·        qualquer associação entre elas era original e reveladora das leis da aprendizagem associativa na sua forma mais pura. Muitos dos resultados dos seus trabalhos estão ultrapassados, mas outros chegaram aos nossos dias, como é o caso da curva de --@ esquecimento. Antecipou também as noções de memória a curto prazo e memória a longo prazo. Da sua obra destacam-se: Acerca da Memória (1885) e Fundamentos da Psicologia (1908). ECG --> electrocardiograma. ecmnésia -- Incapacidade para recordar acontecimentos recentes associada a um eclodir excessivo de ---> memória em relação ao passado. As crises ecmnésicas podem ocorrer na -@ histeria, no decorrer da --@ hipnose e em certas -> demências senis (em que pode surgir uma irrupção do passado com características alucinatórias). Acontece também sob a acção de certos --> psicotrópicos que mudam o estado de consciência como, por exemplo, o ácido lisérgico (--@ LSD). cf. ---> amnésia.





·        ecolália -- 1. --@ Mania compulsiva de repetir o que outros disseram. 2. Um dos sintomas de -> autismo. Neste caso, as palavras repetidas não são necessariamente a cópia do que outros disseram.

·        ecologia comportamental -- Ramo da ecologia que se dedica ao estudo das consequências funcionais da selecção natural no comportamento. Relacionado com o ---> neodarwinisino, foi fundada em 1978, por N. B. Davis e J. Krebs, na obra Behavioural Ecology, and an Evolution Approach. ectomorfo -- Tipo morfológico proposto por --- > Sheldom para caracterizar um indivíduo magro, com membros longos, de aspecto delicado e frágil, em que domina o sistema nervoso. Está muito próximo do > leptossómico classificado por ---> Kretschmer. A sua --@ personalidade é a do -> cerebrotónico, ou seja, tem tendência para o isolamento, esconde as suas atitudes e sentimentos, é atento.





·        Édipo, complexo de -- Segundo Freud, surge durante a fase --@ fálica que, no rapaz se caracteriza por grande atracção pela mãe e sentimentos ambivalentes em relação ao pai (identifica-se com este, que se torna


Ø     o seu ideal mas por outro lado, considera-o um rival). Desaparece, na maioria dos casos, quando surge o complexo do ---> castração, consequência do medo de punição do «incesto». Cf. complexo de ---> Electra e complexo de --@ focasto.



·        educação -- Educar significa conduzir a - do latim e(x) - ducere; daí, educação ser lit. o acto de <,levar» alguém, normalmente a criança, a atingir determinados objectivos. educação especial -- Conjunto de práticas educativas destinado a crianças e adolescentes atípicos (com deficiências mentais ou sensoriais, ou com capacidades superiores às normais) que exige currículos diferentes daqueles que estão em vigor.



·        educacional, psicologia -- Ramo da psicologia ---> aplicada que estuda: 1. as interacções que se estabelecem entre o indivíduo e as situações de educação; 2. os estados psicológicos resultantes da acção educativa; 3. a influência das variáveis intervenientes no processo educativo.

·        EEG ---> electroencefalograma.


·        efeito, lei do -- Lei da --@ aprendizagem por -> condicionamento instrumental, enunciada por-> Thorndike, em 1899. Afirma que a relação estímulo - resposta (E-R) é fortalecida se for seguida de satisfação, e enfraquecida, se for seguida de punição. A última parte da lei foi minimizada por falta de confirmações experimentais sendo, mais tarde, substituída pela noção de extinção.



·        eferente - Que conduz de dentro para fora ou do centro para a periferia. V. ---

Ø     neurónio e --> sistema nervoso periférico.


·        Egas Moniz -- V. ---> Moniz Egas, ego -- (Palavra latina para Eu) O Ego é, segundo ---> Freud, a instância reguladora das tendências instintivas (@,. -> instinto) quando em confronto com a realidade cultural em que a pessoa se insere. O ego rege-se pelo princípio da realidade que procura «concilian, tendências pessoais e a pressão


Ø     socio-cultural, tentando assim evitar, a um tempo, a punição externa e interna (a autoculpabilização) criando mecanismos de defesa, por exemplo, --> fantasia. Cf. id. e ----> superego. V -> tópica.



·        egocentrísmo -- O egocentrismo (não confundir com -> egoismo) consiste em preocupar-se muito consigo mesmo. Normal nas crianças, que acreditam que os outros «vêem» o mundo exactamente da mesma maneira que elas’ poderá ser uma ---> patologia no adulto.

·        egoísmo -- Preocupação excessiva consigo próprio em detrimento dos outros. (Contrário de ---> altruísmo).

·        egotismo -- Tendência para uma pessoa considerar-se melhor que os outros.


·        ejaculação precoce -- Ejaculação que acontece cedo de mais em relação ao1à parceiro(a) com quem se tem o acto sexual e, daí, a não satisfação total dele(a).



·        Electra, complexo de -- complexo equivalente ao de ---@ Édipo mas para as raparigas. Segundo -> Freud esta situação surge com o complexo de

Ø     ---> castração, ao contrário do que acontece com os rapazes, electrocardiograma -- (ECG) Registo da actividade do potencial eléctrico do batimento --> cardíaco. Serve para detectar doenças do coração e das artérias coronárias (v. ---> coronário) e tem aplicação em Psicologia no domínio do --> condicionamento e das ---> emoções.



·        electrochoque -- Método de tratamento de distúrbios mentais através da aplicação de uma corrente eléctrica sobre o --> encéfalo, produzindo uma crise de ---> epilepsia generalizada. electroencefalograma -- (EEG) Técnica de exploração da actividade eléctrica do ---> cérebro, através da amplificação e registo das variações de potencial eléctrico recolhidas por eléctrodos colocados na superfície do couro cabeludo. Fundamental no diagnóstico da morte cerebral, utiliza-se também


Ø     para diagnosticar a --@ epilepsia e patologias ligadas a distúrbios do

Ø     ---> sono.


·        Elpenor -- síndroma de Estado crepuscular acompanhado de desorientação espacial e -> confusão mental que se dá a seguir a um sono profundo (geralmente provocado pelo excesso de álcool ou pela acção de medicamentos hipnóticos). Foi descrito por M. Logre (1936) que lhe deu este nome, evocando o marinheiro de Ulisses que morreu ao cair, durante o sono, do telhado da casa de Circeu.



·        emasculação -- O mesmo que castração (operação que consiste em retirar os testículos).




·        embrião -- Fase do desenvolvimento que, no ser humano, se estende desde o tempo da concepção até ao 3.’ mês de gestação de vida intra-uterina.

·        emissor -- Aquele que emite uma mensagem.


·        emoção -- Reacção intensa acompanhada de manifestações fisiológicas e psicológicas (v. sistema --- > límbico). O senso comum e a maior parte das teorias psicológicas que explicam as emoções, afirmam que as expressões corporais (por exemplo, contracções faciais) se seguem às emoções (medo, alegria, etc.). A teoria das -@ emoções de JamesLonge estabelece a seguinte sequência: -4 percepção - expressões corporais emoção, o que contraria a maioria das teorias psicológicas da emoção.



·        emoções de James-Lange, teoria das --Teoria proposta por W. ---> James e C, Lange (1890), segundo a qual a ---> emoção é experimentada pela tomada de consciência da nossa própria resposta à situação activa de medo ou cólera. Ao vermos um animal perigoso (---> percepção), desencadeia-se uma resposta corporal (fugir, aceleração do ritmo cardíaco) seguindo-se a tomada de consciência desta resposta, a emoção (neste caso, o medo).


·        empatia -- Reciprocidade afectiva ou intelectual, compreensão mútua fundamental para a criação de laços de amizade ou de amor. Para certos psicanalistas é uma condição importante para que se estabeleça a relação entre o paciente e o analista. A psicologia ->

·        diferencial  utiliza  ->  questionários,  que  através  da
·        >  análise
·        factorial  pretendem  avaliar  várias  dimensões  de  empatia  entre
·        indivíduos   diferentes.   Neste   sentido,   a   reacção   empática   é
·        considerada como o resultado de uma conduta suscitada por um
·        indivíduo   que   induz   o   outro   numa   atitude   de   aceitação,   de
·        compreensão.
·         


·        empírica, psicologia -- Como o próprio nome indica, uma psicologia empírica (baseada nos sentidos - v. ----> empirismo) não é uma ciência (Psicologia Científica) embora lhe possa servir de base. É uma psicologia do senso comum. Este pode acertar mas não é científico, falta-lhe um --4 método, por exemplo, o experimental.



·        empirismo -- Filosofia que afirma que todos os nossos conhecimentos têm como origem a -> experiência dos -> sentidos e, por extensão, a experiência de vida.



·        empresarial, psicologia -- V. --@ organizacional, psicologia.


·        encéfalo -- Parte do SNC situado na caixa craniana. O encéfalo é constituído por: ---> cérebro (--> córtex cerebral), ---> cerebelo e --@ tronco cerebral. O seu peso médio é de 1350 g no homem e 1250 g na mulher. O encéfalo provém do desenvolvimento de 5 vesículas cerebrais primitivas: telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo (esta terminologia é também utilizada para referir diferentes zonas do encéfalo).



·        enculturação -- V -> socialização.


·        endo- -- pref. que designa interno (cf. -> exo).


·        endócrino, sistema Conjunto formado pelas ---> glândulas endócrinas que segregam para o sangue as ---> hormonas. As hormonas são mensageiros que permitem às células comunicarem a longas distâncias, transmitindo um sinal às células alvo (que possuem receptores específicos). A secreção no sangue é regulada pelo mecanismo de retrocontrolo, ou seja, a sua libertação induz directa ou indirectamente a libertação de outra substância que, por sua vez, inibe a secreção da primeira, fechando um ciclo, garantindo um equilíbrio hormonal e impedindo situações de ruptura irreversíveis. O sistema endócrino, como todas as células de um organismo vivo, não é um sistema isolado, dando respostas em função de sinais vindos do meio externo e interno ao organismo. Assim, o estado de



Ø     espírito de um indivíduo, a sua condição física,
·        são um todo, do
Ø     qual este sistema faz parte e em função do qual responde. V. sistema
Ø     ---> hipotalâmico-hipofisário.
·         
·        endomorfina -- V ---> endorfina.
·         


·        endomorfo -- tipo morfológico proposto por -4 Sheldon para caracterizar um indivíduo cujo aparelho digestivo está especialmente desenvolvido e tem o corpo gordo. Corresponde ao tipo ---> pícnico de ---> Kretschmer. A sua ---> personalidade é a do --> viscerotónico, i. e., é sociável, tem bom humor e gosta de boa comida.



·        endorfina ou endomorfina -- Substância natural endógena sintetizada no ---> SNc e em certos órgãos periféricos com efeitos semelhantes aos da -> morfina e codeína. Desempenha um papel regulador na percepção da --@ dor, -> stress, temperatura corporal, comportamento alimentar, -> sono, sistema cardiovascular, --@ emoção, -> aprendizagem e ---@ memória. Por exemplo, pode inibir a aprendizagem por diminuição da emoção e -4 motivação necessárias. No exercício físico, parto e stress dos exames, verifica-se o aumento da sua concentração no sangue.



·        enissofobia -- Medo exagerado de ser alvo de críticas.


·        entrevista Método de --> observação que consiste numa conversa entre um entrevistador e um entrevistado para obter deste último informaçõ es que podem ser utilizadas com os seguintes fins: 1. diagnóstico - com o objectivo de identificar sintomas patológicos (realizado por psicólogos clínicos ou psiquiatras) ou para seleccionar candidatos a um lugar (realizado por técnicos de entrevista); 2. terapêutico em que o psicólogo ou psiquiatra pretende modificar o comportamento patológico do paciente; 3. realização de um estudo - em que a entrevista é requerida pelo entrevistador (psicólogo ou não). De acordo com o objectivo da entrevista, diversas metodologias são possíveis: controlo do conteúdo, da extensão e da forma da resposta (questões fechadas); ausência de controlo (muitas vezes impraticável) dos três termos, conteúdo, extensão e forma (entrevista não-directiva); o entrevistador conhece todos os temas sobre os quais tem de obter respostas do inquirido, mas a ordem e a forma como as irá introduzir são deixadas ao critério do entrevistador, sendo apenas fixada uma orientação para o início da entrevista (entrevista semidirectiva). No caso das entrevistas de estudo faz-se um tratamento estatístico dos dados obtidos de muitas entrevistas, a fim de os analisar e interpretar.







·        enurese -- Emissão involuntária de urina (incontinência urinária) durante o sono, em adultos ou em crianças a partir dos três anos. Tem como causa, geralmente, problemas de ordem afectiva.

·        epilepsia -- Doença no -> SNC caracterizada por manifestações convulsivas, com etiologias diversas: traumáticas, infecciosas (encefalites), tumores, etc.



·        equilibração -- Sempre que, num acto de inteligência, a --- > assimilação e a - --> acomodação estejam em equilíbrio, dá-se, segundo ----> Piaget, a equilibração.



·        erecção -- Passagem de um órgão a um estado rígido, por exemplo, a erecção do pênis. ergofobia -- Excessivo pavor do trabalho.


·        ergonomia -- Disciplina que, a partir do estudo das condições físicas e psíquicas dos locais de trabalho, concebe mobiliários ou equipamentos que para além de prevenirem os acidentes, tornam o ambiente mais cómodo e agradável, com melhores condições de sonoridade e luminosidade, má quinas mais fáceis de utilizar.



·        ergoterapia -- Método de aprendizagem e prática de técnicas destinados a deficientes motores ou deficientes mentais. Baseia-se num esforço de aprendizagem. Cf, -> ocupacional, Terapia.

·        Erikson, Erik Homburger -- Psicanalista norte-americano de origem alemã (Frankfurt 1902 - Harvard 1974). Iniciou a sua vida profissional como professor de Artes Plásticas numa escola de Viena de Áustria fundada por Anna -> Freud que o encorajou a estudar psicanálise na Sociedade Psicanalítica de Viena. Em 1933, emigrou para os EUA onde se tornou o primeiro psicanalista de crianças em Boston. A partir de então, começou a desenvolver investigações relacionadas com a psicologia do --@ desenvolvimento. Viveu na reserva de índios Sioux, onde observou as crianças da tribo. Mais tarde, trabalhou no Institute of Child Welfare da Universidade da Califórnia, onde elaborou estudos sobre os índios Wurok. Embora psicanalista, foi crítico da -> psicanálise freudiana por esta não dar importância às interacções entre o indivíduo e o meio. Para Erikson, é a energia psicossocial que orienta o desenvolvimento e não a ---> libido. Perspectivou oito idades no desenvolvimento biológico e social do indivíduo que vão do nascimento até à morte. Os seus trabalhos e publicações valeram-lhe o prémio Pulitzer e o National Book Award. Das suas obras destacam-se: Cliildhood and Society (1950), Identity, Yonth and Crises (1968) e, ainda, obras psicobiográficas, Young Luther (1958) e Ganclhi's Triffli (1969). V. --@ idades, Teoria das oito.







·        erógenas, zonas -- Aquelas zonas do corpo que ao serem estimuladas provocam prazer sexual.


·        Eros -- Na mitologia grega, deus do Amor e, por extensão, erótico é tudo o que

·        diz respeito ao amor, incluindo a sua parte sexual. Para
·        > Freud,
·        Eros  é  o  princípio  da  vida  (que  preside  à  sua  conservação),  por
·        oposição ao princípio da morte, Thánatos.
·         


·        erótico -- V. ---> Eros.


·        erotomania -- Necessidade sexual exagerada (cf. ninfomania).


·        escala --> Teste que contém uma série de itens, aos quais foi atribuída uma ordem quantitativa verificada através de uma -> padronização. Podem ser utilizadas em: 1. --@ psicometria - a) ---> bateria de testes b) ---> questionário, c) ---> inventário de personalidade; 2. ---> psicofisiologia, estabelecer a relação entre os níveis de estimulação e resposta, estimando os níveis de sensação; 3. psicologia ---> diferencial, provas constituídas por itens ordenados por dificuldade crescente (permitem avaliar um nível expresso em termos de idade ou --@ estádios).





·        escolar, teste de aptidão -- V. --@ avaliação do rendimento escolar, teste de. esgotamento nervoso ---> Nervoso, esgotamento.

·        espinal medula -- Porção do --@ SNC que se prolonga desde o -> encéfalo, pela coluna vertebral através dos buracos das vértebras, até à região lombar e de onde irradiam os pares de nervos raquidianos.

·        esquecimento -- Impossibilidade provisória ou definitiva de aceder a um conhecimento adquirido ou a uma experiência vivida no passado próximo ou longínquo. Pode dividir-se em diferentes categorias: 1. esquecimento por -> recalcamento, estudado pela ~--> psicanálise, constitui uma defesa erri relação a um acontecimento traumatizante do passado; 2. esquecimento provocado, surge como consequência de um acidente cerebral, uma virose, tumor ou intervenção neurocirúrgica; 3. esquecimento regressivo, está ligado ao


·        envelhecimento, que pode originar uma progressiva diminuição das capacidades de aquisição de novos conhecimentos e de memorização de acontecimentos recentes. Para além destas explicações, a psicologia, a partir dos primeiros estudos de --@ Ebbinghaus relativos à --- > memória, propôs diversas teorias tais como: a teoria do traço mnésico e a teoria da interferência.



·        esquecimento, curva de -- Criada por H. --> Ebbinghauss (1885) e testada em si mesmo. Decorridos vários intervalos de tempo após a aprendizagem de listas de palavras (utilizando listas diferentes para cada intervalo), quis saber que esforço teria de dispender para reaprender a lista até ao nível anteriormente atingido. Descobriu que, nestas condições, a reaprendizagem implicava menos tempo do que na aprendizagem original. Esta economia de esforço declina à medida que o intervalo de retenção aumenta. O declínio é mais rápido logo a seguir à aprendizagem e em seguida vai-se tornando mais gradual. esquema corporal -- Ideia que temos do nosso próprio corpo e, graças à qual, nos podemos representar a todo o momento e em todas as circunstâncias. É um modelo permanente, essencialmente táctil, visual e postural, que serve de referência constante nas nossas relações com o espaço, o tempo e o mundo envolventes. O conhecimento que temos do nosso próprio corpo (---> somatognósia) elabora-se progressivamente, desde o nascimento, a partir de experiencias sensiveis onde se fundem as necessidades, os desejos e as representações, o prazer e a dor, as recordações e as impressões actuais. Graças a isto, distinguimo-nos em relação ao que nos rodeia e guardamos o sentido da nossa --- > identidade.







·        esquizofrenia -- A esquizofrenia, termo criado por -@ Bleuler, a partir do grego schizo (dividir ou clivar) e phren (mente), significa literalmente mente desdobrada, o que não quer dizer personalidade dupla mas pensamento divorciado da realidade, dissociação entre o pensamento do doente e a realidade física do seu próprio corpo e do ambiente. A designação esquizofrenia veio substituir a denominação «demência precoce». A doença é acompanhada de alucinações (ouvir vozes, por


§        exemplo) que para o doente são tão reais como qualquer outra coisa. O esquizofrénico é introvertido em relação aos outros e ao mundo exterior. Actualmente considera-se a esquizofrenia como um grupo de distúrbios mentais em vez de se considerar como uma entidade única. V. ---> dopamina.



·        esquizofrenia ambulatória -- Forma ligeira da doença em que a pessoa não precisa de ser hospitalizada.

·        esquizofrenia catatónica -- Caracterizada por acentuadas perturbações na actividade: inibição generalizada ou actividade excessiva.

·        esquizofrenia hebefrénica ou hebefrenia -- Tipo de esquizofrenia caracterizada por superficialidade e inadequação afectiva, pelo riso sem motivo e -- - > imbecilidade. E um -> comportamento regressivo (v. ---> regressão) acompanhado de maneirismos.

·        esquizofrenia paranóide ou paranóia -- (do gr. para, perto de e noéo, pensar, compreender). 1. Doença mental grave, com delírio de perseguição e sobrevalorização de si mesmo (cf. --@ egotismo). Como doença em si mesma é rara (alguns psiquiatras negam mesmo a sua existência) embora sejam frequentes sintomas paranóicos na esquizofrenia. 2. Quando os sintomas são ligeiros, fala-se apenas de personalidade paranóide; conquanto não se trate de uma --@ neurose nem de uma

§        ---> psicose, as pessoas com este comportamento (paranóide relativamente suave) têm dificuldade em manter relações interpessoais, devido a uma hipersensibilidade em relação aos outros, rigidez e suspeitas mais ou menos justificadas mas sempre exageradas.



·        esquizóide -- (adj.) Tipo de comportamento aparentado (embora com formas mais ligeiras) ao do esquizofrénico.

·        esquizotimia -- Segundo a --> tipologia de
·        Kretschmer, o tipo esquizotímico
§        ou
·        leptossómico tem as seguintes características físicas: é magro e


·        alto  e  tem  como  ->  traços  de  personalidade  a  tendência  para  se

·        isolar
·        do
·        mundo
·        .
·        O   esquizotímico   tem   predisposição   para   a   --->   esquizofrenia.
·        estádio Fase -- Segundo a psicologia do -> desenvolvimento de --->

·        Piaget, há quatro estádios no desenvolvimento motor e intelectual do indivíduo, o ---> sensório-motor, o ---> pré-operatório, o das operações -> concretas e o das operações -> formais. estádios, teorias dos -- Teorias que partem do princípio que existem vários estádios sequenciais, explicativos de uma realidade. Um dos exemplos é o da teoria de -~> Piaget mas há outro tipo de teorias dos estádios como as que tratam, não do ---> desenvolvimento -4 cognitivo, mas do processamento de --@ informação, como ainda as que referem a tomada de decisões.



·        estatística -- Ciência que utiliza técnicas de recolha, tratamento, análise e interpretação de dados relativos a uma população (conjunto de pessoas ou objectos com características comuns). É um auxiliar muito importante no campo da psicologia -> aplicada. Uma investigação estatística comporta diversas fases: 1. definir as unidades estatísticas sobre as quais operar (---> amostra); 2. recolha de dados (---> amostragem), tendo sempre presente qual ou quais as características comuns da população estudada (--@ varitível); 3. estatística descritiva, apresentação de dados sob a forma de tabelas, curvas ou gráficos que contêm toda a informação. Devido à dificuldade em apreender e interpretar os dados, procede-se geralmente à sua redução: usando polígonos de frequências quando não estão agrupados em classes e histogramas quando estão agrupados em classes. Mas como através destes processos é difícil comparar todos os resultados, utilizam-se também medidas descritivas que representam, de forma sintetizada e significativa, a situação do conjunto e têm um carácter qualitativo (de localização: -- -> média, ---> mediana, ---> moda, ---> percentil; de dispersão: amplitude total, amplitude serniquartílica e --- > desvi.o padrão). Quando se pretende estudar a associação entre duas variáveis utilizam-se os -> coeficientes de correlação, ou tabelas de


·        contingência quando se quer avaliar a dependência ou independência entre as variáveis.

·        estatuto -- Lugar ou posição que um indivíduo ou grupo ocupa numa sociedade, abarcando também o conJunto de atributos e privilégios a ele ligados (cf. -> papel social).



·        esterilidade -- Incapacidade (feminina ou masculina) em procriar devido a factores genéticos; não tem, no caso do indivíduo do sexo masculino, nenhuma relação com a --@ impotência. estereótipo -- Percepção rígida de uma realidade (grupo de pessoas ou objectos) que não permite avaliá-la objectivamente. Aplica-se a opiniões e representações sociais cristalizadas. Traduz-se em anedotas e caricaturas estreitamente relacionadas com a categorização. V. ---> categoria e --- > preconceito.



·        estímulo -- Qualquer forma de energia externa ou interna ao organismo, capaz de excitar um -> receptor sensorial susceptível de provocar uma reacção específica no organismo.

·        estreptosimbolia -- V. ---> dislexia. estrogéneo --> Hormona sexual feminina produzida pelos ovários, cuja concentração no sangue varia em relação com o ciclo menstrual.

·        estroboscópico, movimento -- Ilusão perceptiva do movimento em que uma sucessão de estímulos discretos é percebida como uma continuidade. A aparência contínua do movimento depende principalmente da duração de cada imagem e do intervalo temporal que separa duas imagens sucessivas. E explicado pelas capacidades limitadas de resolução temporal da visão. O cinema baseia-se neste fenomeno.





·        estupefaciente --- > Psicotrópico (psicodisléptico) que pode dar origem a ---> toxicodependência.


·        estupor -- Estado de inibição psicomotora acompanhado de indiferença em relação ao mundo exterior. Pode ocorrer durante a evolução dos seguintes casos: ---@ depressão grave (estupor melancólico); ---> esquizofrenia (estupor catatónico); --@ confusão mental, ética -- Disciplina filosófica que estuda os fundamentos da --- > moral. Fala-se cada vez mais de ética profissional ou ---> deontologia ao tratarem-se problemas como o do sigilo profissional do clínico ou da ---> eutanásia, por exemplo.



·        etilismo    -- V. -> alcoolismo.


·        etiologia -- 1. Estudo sobre a origem das coisas ou de certo grupo de fenomenos. 2. Ramo da medicina que estuda as causas das doenças.



·        etnopsiquiatria -- Ramo da psiquiatria que estuda certos distúrbios mentais em função da pertença a grupos étnicos e culturais.

·        etologia -- Estudo biológico do comportamento dos animais e do homem no seu habitat natural. Surgiu como reacção contra as experimentações da psicologia --@ animal, exclusivamente centradas no laboratório, como a dos --@ behavioristas. K. --> Lorenz e N. -> Tinbergen foram os fundadores desta ciência: a partir de inúmeros estudos sobre os padrões comportamentais que parecem instintivos, constataram que é possível mudar os comportamentos inatos (--@ instinto) desde que se conheçam e controlem os estímulos que os originam. Num dos textos que lança as bases teóricas da etologia, On Aims and Methods in EtItology, Tinbergen (1963) formula quatro questões a partir das quais esta ciência se irá orientar: 1. De que modo um comportamento observado num animal influi na sua sobrevivência e êxito adaptativo?; 2. O que é que faz com que este comportamento ocorra neste dado momento e qual o seu mecanismo?; 3. Como se desenvolve este mecanismo quando o indivíduo cresce?; 4. Qual o percurso evolutivo dos sistemas de comportamento de cada espécie até se atingir o estado actual? Segundo a definição do etólogo Hinde


§        (1970), «a etologia intenta proceder ao estudo da função adaptativa, da causalidade imediata (externa e interna), da --- > filogénese e ---> ontogénese dos comportamentos, numa perspectiva integrada». Os estudos sobre a ontogénese, -> hereditariedade, ecologia, entre outros, têm contribuído para consolidar o património desta ciência. O aparecimento da etologia humana permitiu um novo desenvolvimento do estudo do comportamento do homem na sua vida «normal» e patológica, dando origem à etopsicologia e etopsiquiatria.





·        eu -- (lat., --- > ego) 1. O sujeito da acção, o ente consciente. 2. Para ---> Rogers, o eu é a «parte» mais importante da nossa vida psíquica e é descrito como um modelo interno que se forma nas suas interacções com o mundo e na luta pela auto-realização pessoal. A teria do eu de Carl Rogers considera o eu como sendo o principal motivo (v. --> motivação) do comportamento humano. eu- (pref. de origem gr.) Prefixo que designa felicidade.



·        euforia -- Entusiasmo, alegria. Pode ser causada por -> estupefacientes.


·        eugenia -- Ramo da biologia criada por F. Galton, a partir de estudos sobre a hereditariedade, que pretendia o aperfeiçoamento da espécie humana, seleccionando os melhores (sobretudo os mais inteligentes) e excluindo os piores. Os partidários da eugenia puseram a hipótese da ---> inteligência ser herdada exactamente como a cor das olhos ou da pele, argumentando que se devia impedir a reprodução de indivíduos com um --- > QI baixo.



·        eunuco -- Homem estéril devido a --> emasculação, no caso do eumico, normalmente acompanhada de excisão do pênis. Os euriucos serviam para guardar os haréns.



·        eurapenia ---> Coito em que o -> orgasmo é consumado.


·        evolucionismo -- Teoria que se baseia em dados da anatomia comparada, zoogeografia e paleontologia para concluir que os seres vivos se complexificam e diversificam em consequência de uma sucessão de transformações que decorrem ao longo do tempo. Esta teoria embora iniciada por Lamarck, em 1809, só foi aceite no mundo científico a partir da publicação da obra de C. ---> Darwin The Origin of Species by Means of Natural Selection (1959). A descoberta de fósseis pré-humanos e o desenvolvimento de uma paleontologia humana contribuíram para confirmar as teses evolucionistas acerca da

·        origem
§        do
·        homem.
·        O  postulado  evolucionista  de  uma  -->  hereditariedade  biológica  e

Ø     psicológica impulsionou, principalmente na Grã-Bretanha sob a influência de F. ---> Galton, uma série de investigaçõ es sobre a ---> hereditariedade das condutas.



·        exibicionismo -- Tendência para ser o centro das atenções. Segundo --- > Murray, esta necessidade pode ser acompanhada pelo desejo de chocar os outros. Enquanto -4 parafilia é um caso extremo em que há uma necessidade de exibir os órgãos genitais em público.

·        existencial, psicologia -- Deriva da filosofia existencialista (v. ---> existencialismo) e relaciona-se com as atitudes dos filósofos existencialistas em face da psicologia.



·        existencialismo -- Corrente filosófica do século xx, embora com raízes no século anterior, que, como o próprio nome sugere, valoriza sempre a existência em relação à essência.

·        exo- -- pref. que designa externo, exterior (cf. -> endo).


·        expansividade -- lit. Ser extrovertido (v. -> extroversãolintroversão). Se exagerada, pode constituir uma neurose caracterizada pela arrogância e pelo -@ narcisismo.


·        experiência -- 1. Que se relaciona com os sentidos (v. -> empirismo) e com o passado da nossa vida. 2. -.> Experimentação, fase do ~--> método experimental, usado em psicologia --- > científica.

·        experimentação -- Terceira fase do método experimental, sendo as outras, respectivamente, a observação, a hipótese e, no final, a conclusão; é a experiência propriamente dita.

·        experimental, psicologia -- Psicologia que recorre ao ---> método experimental, dentro ou fora do laboratório. A psicologia científica é experimental, ao contrário da psicologia -> clássica, que se baseava na > introspecção.



·        exploratório, comportamento -- Comportamento de um organismo numa situação nova.




·        extrapiramidal -- Conjunto de estruturas nervosas e de feixes situados nas regiões subcorticais e subtalâmicas do ---@ cérebro. Os centros extrapiramidais estão unidos por numerosos circuitos que asseguram o controlo da motricidade, de forma diferente do feixe ---> piramidal, nomeadamente o tónus muscular. As lesões neste sistema caracterizam-se por hipertonia ou contracção muscular generalizadas observáveis, por exemplo, na doença de -> Parkinson.



·        extra-sensorial, percepção -- (V. parapsicologia) -> Percepção de factos cuja explicação científica não é (ainda) possível, tais como a premonição ou a telepatia.



·        extroversão/introversão -- 1. Dois conceitos concebidos por C. --@ Jung, segundo os quais os indivíduos se orientam para o mundo interior ou para o exterior. O extrovertido investe grande parte da ---> libido nos objectos. O introvertido tem uma libido que flui para os processos psíquicos subjectivos. 2. Duas das dimensões da teoria da ---> personalidade de -> Eysenk que considera as diferenças entre os indivíduos cujo comportamento


·        se orienta para o exterior (pessoas e objectos) e os que se orientam para o interior (para si mesmos). Segundo Eysenk os extrovertidos gostam dos contactos sociais, da agitação, da mudança; os introvertidos gostam do trabalho solitário, uma existência regrada, poucos contactos sociais. Os distúrbios de comportamento associados aos extrovertidos são: ---@ histeria, ---> deliquéncia; nos introvertidos são: -> ansiedade, --> depressão, --> obsessões, ---> fobia. Este psicólogo também fundamentou biologicamente estes comportamentos: a activação cortical é insuficiênte nos extrovertidos, excessiva nos introvertidos.





·        Eysenk Hans, Jürgen -- Psicólogo britânico de origem alemã (Berlim, 1916-), Emigrado para França e depois para a Grã-Bretanha onde se fixa (1934), doutorou-se em Londres (1940), tornando-se director do departamento de psicologia no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres. Interessando-se pelos aspectos estatísticos de problemas da --- > personalidade (se as diferenças entre pessoas «normais» e neuróticas são diferenças de uma maneira fundamental ou de grau) encontrou com a ajuda da --@ analise factorial quatro dimensões da personalidade: --> extroversão/introversão, -> neuroticismo e -> psicoticismo. Crítico da ~-> psicamálise, dedica-se também à terapia ---> comportamental. Das suas obras destacamos: Dimmentions of personality (1947), The Scientific Study of Personality (1953), Crime and Personality (1965), The Biological Basis of Personality (1967).





·        Eysenk, questionário de personalidade de (EM) Teste elaborado por --- > Eysenk destinado a avaliar a --- > extroversão/introversão.

·        fabulação -- Narração fantástica e extraordinária entendida como verdadeira pelo sujeito que a engendrou. Pode apresentar dois aspectos: 1. próprio das crianças dos 3 aos 7 anos (por exemplo, o amigo imaginário ou a identificação com heróis das histórias) e dos adolecentes (---> identificação); 2. patológico, próprio do --- > delírio e da --> mitomania.


·        fábulas, teste das -- Teste em que se pede ao indivíduo, a ele submetido, que dê a sua interpretação de fábulas que lhe são apresentadas. São usados, por exemplo, como -> testes de ---> inteligência.

·        factor geral -- (G) Factor que se encontra em todos os --@ testes em que entra uma ---> análise factorial. Estes baseiam-se essencialmente no cálculo de correlações e destinam-se a identificar factores num conjunto de ---> variáveis independentes no domínio da ---> estatística.



·        factores específicos -- Factores que se encontram exclusivamente num teste (cf. -> factor geral).

·        fala, defeito na -- Pode ser congénito ou adquirido. A --> afasia é um exemplo deste último.




·        fálica, fase -- Segundo -> Freud situa-se entre os 3 e 5 anos de idade e caracteriza-se pelo facto de a pulsão sexual dirigir-se directamente para os órgãos sexuais. É nesta fase que se dá o aparecimento do complexo de -> Édipo nos rapazes e do complexo de ---) Electra nas raparigas. Cf. fases -> arial, -> genital, ^--@ oral e de -> latência.

·        falo -- (gr., phallós; lat., pliallii) Pénis. Há, na História da Cultura, muitas alusões a ---> símbolos fálicos.

·        familiar, terapia -- Psicoterapia colectiva destinada a indivíduos afectados por

·        ->  delinquência,
·        toxicodependência,  -->  alcoolismo  ou
·        esquizofrenia ou outro problemas do
·        comportamento e à sua

Ø     família. Em vez de se centrar no caso individual, a acção terapêutica alarga-se ao grupo familiar, considerado como um todo responsável pelo comportamento de cada um dos seus membros. As sessões terapêuticas, que incluem o paciente e a sua família, recorrem a diversas técnicas, entre elas a gravação em vídeo que posteriormente é mostrada aos participantes.


·        fantasia -- > Imaginação de acontecimentos. Só é considerada patológica (v. - @ patologia) quando acarreta distorção da realidade. A fantasia é um dos mecanismos de defesa do Eu ou Ego.

·        fantasma -- Em linguagem psicanalítica (v. ---> psicanálise) é a personificação do medo, assim, fala-se de «os nossos fantasmas».

·        fantasma, membro -- Ilusão de percepcionar uma parte do corpo que foi amputada. Atribui-se este fenómeno à existência do -> esquema corporal.



·        farcomania ou farmacofilia -- Hábito compulsivo para consumir medicamentos. É uma forma de ---> angústia que se pode manifestar em -> fobia, --@ obsessão ou --> hipocondria. O medicamento serve para apaziguar a angústia em relação a qualquer sintoma patológico. Embora com características diferentes da -> toxicodependência, a farmacofilia, para além de manifestar ---> dependência psíquica, pode também causar dependência física pelo abuso de medicamentos.





·        fase -- Período de duração de um acontecimento. E algo de recorrente. Usa-se este termo em psicologia do ---> desenvolvimento (---> Piaget prefere o uso da palavra -> estádio) e em ---> psicanálise.

·        Fechner, Gustav Theodor -- Biólogo, físico e filósofo alemão (Forst 1801 Leipzig 1887). É considerado o criador da psicofísica. Foi um dos primeiros autores a utilizar a medida em psicologia. Inspirado pelos trabalhos sobre as -> sensações de E. H. Weber, que foi seu professor, enunciou uma lei: «a sensação cresce com o logaritmo da estimulação», lei esta que quis generalizar a todos os factos da -> consciência. Das suas obras destaca-se: Elementos de Psicofísica (1860).





·        feedback -- (ing.) ou retroacção 1. Em -> psicofisiologia é o processo que permite manter o equilíbrio num sistema, por exemplo, ->


Ø     homeostasia. 2. Na ---> aprendizagem é o processo de --@ transferências e interferências que se estabelecem entre uma aprendizagem e outra anterior.



·        Feminilidade -- Conjunto de características próprias da população feminina.


·        fenótipo -- Características morfológicas e comportamentais observáveis em cada espécie ou indivíduo, em oposição com as suas características a nível genético (cf. ---> genótipo).

·        Ferenzi, Sandor -- Médico e psicanalista húngaro (Miskolc 1873 - Budapeste 1933). Ligado a S. ---> Freud, desde 1906, separou-se deste, a partir de 1923, por divergências sobre a técnica de cura das -> neuroses. Ao escrever uma obra juntamente com O. ---@ Rank, O Desenvolvimento da Psicanálise (1923), propôs uma nova terapêutica: a técnica activa. Pretendeu, ainda, criar uma nova ciência: a bioanálise. No livro Thalassa, Psicanálise das Origens da Vida Sexual, formula as bases dessa nova ciência, partindo do princípio de que a existência intra-uterina é uma repetição das formas anteriores da vida’ cuja origem é aquática; por consequência, o nascimento é a perda do estado originário, ao qual todos os seres vivos aspiram regressar.





·        Ferrière, Adolphe --- Psicólogo e pedagogo suíço (Genebra 1879 - id. 1960). Foi um dos fundadores do Instituto Jean Jacques Rousseau (1912) e da Liga Internacional para as Escolas Novas (1921). Crítico do ensino tradicional, foi um dos defensores dos métodos ---> activos, preconizando a iniciativa individual, a actividade de grupo. Das suas obras destaca-se: UEcole Active (1922).



·        Festinger, Leon -- Psicólogo social norte-americano (Nova lorque 1918 id. 1987). Aluno e continuador de K. ---> Leu,in, criou duas teorias que exerceram grande influência na psicologia -> social contemporânea: teoria da --> comparação social e teoria da --- > dissonância cognitiva. Das suas obras destacam-se: Mien Prophecy Fails (1956),


·        A Theory of Cognitive Dissonance (1957) e Conflict, Decision and Dissonance (1964).

·        fetal -- Período do desenvolvimento que, no homem, se desenrola a partir da fase embrionária, isto é, do terceiro mês de gestação até ao nascimento.



·        fetichismo ou feiticismo -- (do fr. fétiche que, por sua vez, vem do português feitiço) 1. Objecto de veneração que pode estar ligado a sentimentos religiosos. 2. Do ponto de vista sexual, um fetiche é uma parte do corpo ou objecto não ligados directamente a zonas -> erógenas mas que provoca excitação sexual nalgumas pessoas (v. -> parafilia).

·        fidelidade -- de um teste ou escala Uma das formas de ---> padronização em que se avalia a credibilidade do -> teste ou -> escala, pela consistência dos seus resultados. Um dos métodos utilizados consiste na aplicação do teste duas vezes à mesma ---> amostra populacional (com um intervalo de tempo entre as provas de vários meses), calculando-se o ---> coeficiente de correlação entre os resultados obtidos nas diferentes aplicações.



·        figura-fundo -- Distinção concebida pela psicologia da -> Gestalt entre: a «figura» - parte do campo perceptivo que sobressai do fundo e que se individualiza e o «fundo» - estrutura indistinta e cujas partes não são nitidamente definidas. A «figura» aparece segregada do «fundo» e numa posição de relevo. Este fenómeno explica-se pelo facto de que, embora o contorno de uma forma divida o estímulo visual em duas partes, estas não podem ser simultaneamente observadas: só uma ou outra parte pode ser vista num dado momento. O exemplo mais comum deste fenómeno é o das figuras reversiveis: quando uma forma, que aparece situada em plano secundário, se revela subitamente em primeiro plano, e vice-versa.





·        filogénese -- Processo de evolução das espécies que decorre ao longo dos tempos.


·        fístula -- Incisão.


·        fixação -- Segundo a --@ psicanálise é uma ligação privilegiada da --@ libido a objectos ou imagens relativos às fases --@ pré-genitais. V -> regressão.



·        fixação, amnésia de -- Sinónimo de amnésia antero-retrógada (v. ---> amnésia).




·        fleumático -- Tipo psicológico que aparenta ser imperturbável, associado, segundo a tradição, aos ingleses. Na -> caracterologia de Heymans - Le Senne é o indivíduo não-emotivo, activo e secundário. V ---> humores, Teoria dos.



·        fobia -- (do gr. fóbos Meter medo, espantar). Medo irracional e obsessivo de certos objectos, seres vivos ou situações, segundo a -> psicanálise, é um sintoma de ---> neurose ou de ---> angustia que tem origem num

Ø     ---> conflito ---@ inconsciente. S. ---> Freud designou-se por histeria da angústia. forense, psicologia -- Ramo da psicologia ---@ aplicada que trata dos aspectos psicológicos das leis, tribunais, procedimentos jurídicos e, em particular, investiga as características de uma testemunha e da sua idoneidade.



·        forma, psicologia da -- V. -> Gestalt, psicologia da. formais, estádio das operações -- Este é, segundo -> Piaget, o último estádio de desenvolvimento e começa aos 12 anos de idade. Caracteriza-se pelo desenvolvimento das capacidades lógicas e de representação simbólica tal como são usadas pelos adultos. Este estádio de --- > desenvolvimento depende em grande parte do grau de instrução da pessoa em causa; muitos adultos, segundo -> Piaget, nunca chegam a fazer raciocínios formais, A cultura de uma dada sociedade é também determinante na execução das operações formais. Nas sociedades em que não existem escolas «formais», nenhum dos seus membros é capaz de raciocinar formalmente.


·        fornicação -- Acto sexual praticado fora do casamento.


·        Fraisse, Paul -- Psicólogo francês (Saint-Étienne 1911-). Professor de psicologia -> experimental na Faculdade de Letras de Paris (1957-1980), dirigiu o Instituto de Psicologia da Universidade de Paris, é director da revista L'Année Psychologique e presidente da União Internacional de Psicologia Científica. Da sua obra destacam-se: Structures Rythmiques (1956), Psychologie du Temps (1957) e Traité de Psychologie Expérimentale (1963-1966) em colaboração com J. -> Piaget. frenologia -- Teoria criada por E J. Gall no final do século XVIII que defendia os seguintes princípios: as funções mentais são independentes e estão localizadas em zonas específicas do --@

·        cérebro.  Os  diferentes  «órgãos»
·        cerebrais  geram  faculdades
·        mentais  proporcionais  ao  tamanho  do  «órgão»;  as  faculdades  são
·        inatas;   os   «órgãos»
·        cerebrais   podem   ser   externamente
·        identificados pela observação das bossas no crânio. Há muito tempo
·        considerada falsa e, por isso, abandonada, esta teoria foi divulgada
·        primeiro na Europa, com o nome de organologia, e, posteriormente,

Ø     introduzida nos EUA, por J. C. Spurzheim. Teve muita influência nos trabalhos dos fisiologistas e neurologistas do século xix.

·        Freud, Anna -- (Viena 1895 - Londres 1982) Filha de Siginund ---> Freud e continuadora da obra do pai,- fundadora da psicanálise infantil. (Introdução à Psicanálise: Palestras Dirigidas aos Analistas das Crianças e aos Professores, 1926; O Ego e os Mecanismos de Defesa, 1936; O Tratamento Psicanalítico em Crianças, 1946, entre outros.) Freud, Sigmund -- (Freiberg 1856 Londres 1939) Médico austríaco de origem judaica, conhecido como o «pai da ---> psicamálise». Exerceu a maior parte da sua actividade em Viena, tendo, no entanto, passado por Paris em 1885 e 1886, onde trabalhou com o neurologista Jean-Martin -> Charcot. juntamente com Josef ---> Breuer, dedicou-se ao estudo da cura da --- > histeria pela ---@ hipnose (v. ---> Anna 0). Casou-se com Martha Bernays de quem teve seis filhos, três rapazes e três raparigas. Em 1902 foi nomeado professor de Neuropatologia na Universidade de Viena, cargo que


·        manteve até 1938, altura em que teve de fugir ao nazismo, exilando-se com a família em Londres. (Estudos sobre a Histeria, juntamente com Breuer, 1895; A Interpretação dos Sonhos, 1900; Totem e Tabu, 1912/13; O Ego e o Id, 1923; Moisés e o Monoteismo, 1939, entre outros.) frigidez -- Impossibilidade, na mulher, de obter prazer durante as relações sexuais. Pode manifestar-se segundo dois aspectos: 1. anafrodisia, ausê ncia de desejo e prazer sexuais; 2. frigidez parcial, existe prazer mas não se atinge o --> orgasmo. Também pode distinguirse quanto à data do seu aparecimento: 1. primária, durante as primeiras relações sexuais; 2. secundária, após um longo período de vida sexual satisfatória, devido a distúrbios hormonais, doenças do aparelho genital ou, mais frequentemente, causas afectivas.





·        Fromm, Erich -- Psicanalista norte-americano de origem alemã (Frankfurt 1900 - Muralto 1980). Estudou Psicologia e Sociologia nas Universidades de Heidelberg, Frankfurt e Munique. Após o seu doutoramento em 1922, na Universidade de Heidelberg, foi para Berlim a fim de praticar -> psicanálise no Instituto Psicanalítico desta cidade. Antes de emigrar para os EUA em 1933, ligou-se ao Instituto de Investigação de Frankfurt, onde contactou com H. Marcuse e T. Adorno ‘ Desde esta época dedicou-se a conciliar K. Marx com S. ---> Freud, tentando integrar os factores socioeconómicos na explicação da ----> neurose. Fromm tentou corrigir o desprezo que Freud deu ao papel da sociedade na formação do carácter humano, mostrando como esta modela os seus membros, tal como as suas necessidades e características comportamentais se harmonizam com os objectivos sociais. Nos EUA foi nomeado, em 1962, professor de Psiquiatria na Universidade de Nova lorque. A sua obra representa um protesto contra as diversas formas de totalitarismo e alienação social, criando um conceito mediador entre o indivíduo e a sociedade: o ---> cará cter social. Das suas obras destacam-se: Escape from Freedom (1941), Psychoanalysis and Religion (1950), The Anatomy of Human Destructiveness (1973).


·        froteurismo -- (fr. frotteurisme) --> Parafilia em que a procura de prazer consiste em tocar ou esfregar-se numa pessoa que não aceita tal facto. frustração -- Termo muito usado em psicanálise; as frustrações acontecem quando as nossas pulsões não são satisfeitas e daí resultar um distúrbio emocional. V. ---> conflito fuga -- Comportamento que leva o animal ou o homem a evitar um estímulo indesejável. Surge em certos casos de -> ansiedade como fenômeno de resistência à realidade.





·        funcionalismo -- Teoria segundo a qual a análise do -> comportamento e da «mente» deve ser feita segundo as funções destes, em vez de segundo os seus conteúdos. (V. -@ Dewey, Y. e W. ---> james.) Galton, Francis -- Cientista britânico (Birmingham 1882 - Londres 1911). Foi fundador da psicologia -> diferencial, da --> psicometria e da -~> eugenia. Primo de C. ---> Darwin, tornou-se, tal como este, um dos maiores cientistas da sua época. Foi o primeiro cientista a aperceber-se da importância do estudo de --> gémeos monozigóticos e dizigóticos, para avaliar os efeitos dos factores genéticos e do meio na diversidade humana. Com o objectivo de melhorar a espécie humana (eugenia), começou por escrever um livro, O Génio Hereditário, em que tentou demonstrar que a influência dos factores ambientais é insuficiente para explicar a ocorrência de vários gênios em determinadas famílias. Grande defensor da quantificaÇão, estava convencido de que todas as características humanas, físicas e mentais, podiam ser quantificadas. Apercebeu-se da importância da aplicação estatística de uma série de dados que recolheu para confirmar as suas teses eugenéticas. Em colaboração com K. Pearson, concebeu muitos instrumentos de avaliação dos indicadores de desenvolvimento psicológico que foram, mais tarde, utilizados pela psicometria.







·        Gauss, curva de -- V. ---> curva normal.


·        Ganser, síndroma de -- Manifestação voluntária de sintomas de distúrbios mentais, com vista a um determinado fim, por exemplo, ser isento do


·        serviço militar, onde este é obrigatório, atrair a atenção dos outros; normalmente o «paciente» exagera esses sintomas porque, na realidade, não correspondem ao seu estado e ele desconhece a verdadeira caracterização da doença que pretende assumir.

·        gay -- (ing. lit. alegre, bem-disposto) Termo usado actualmente para designar homossexuais (v. -> homossexualidade) (especialmente os masculinos) por aparentarem, segundo o -> estereótipo social, boa disposição e, nalguns casos (hoje em dia menos frequentes que no passado devido à sua maior aceitação social), tomarem atitudes provocatórias.



·        gémeos -- Indivíduos que nascem do mesmo parto. Existem dois tipos de gêmeos: 1. dizigóticos - resultam de dois óvulos diferentes que são fecundados por espermatozóides diferentes. Podem apresentar características genéticas tão diferentes como aquelas que existem entre outros irmãos; 2. monozigóticos - resultam da fecundação de um único óvulo por um espermatozóide que dá origem a um ovo (zigoto) que, por sua vez, se divide em duas réplicas; por isso, têm características genéticas muito idênticas. O estudo de gêmeos monozigóticos reveste-se de particular interesse na confrontação entre a determinação das características genéticas hereditárias e o papel do meio, no desenvolvimento de certos desempenhos, por exemplo, --@ inteligência ou -4 personalidade. (V. --> hereditariedade.) gene -- Nome dado pelo botânico dinamarquês Wilhelin Johamisen, em 1909, para definir a unidade fundamental da ---> hereditariedade. A definição de gene, de acordo com o ramo das ciências em que é objecto de estudo, pode considerar-se como: 1. entidade biológica que se pode detectar observando o efeito numa mutação. 2. porção cromossómica que pode ser separada da vizinha por recombinação (engenharia genética) ou toda a sequência de --@ ADN que promove a síntese de um peptídeo simples (biologia molecular).


·        genética -- Ciência que estuda os mecanismos da ---> hereditariedade. Nasceu em 1915, com a publicação da obra de Thomas Hunt Morgan, O Mecanismo da Hereditariedade Mendeliana, onde este autor estabeleceu, a partir da explicação de -> genes e de regiões de

·        ---> cromossomas, como se transmite a informação necessária, ou pelo menos parcial, à formação dos @ caracteres.

·        genética, epistemologia -- Estudo do desenvolvimento do conhecimento. Fundada por Jean -> Piaget, esta epistemologia considera que o conhecimento científico, de um modo geral, tal como a psicologia, também é sujeito a uma ---> genética, já que o processo do conhecimento científico é um processo evolutivo e que o estudo científico da realidade resulta de um processo de --- > equilibração e não de uma descoberta progressiva de uma verdade estática, relacionando-se ainda com a ---> adaptação do indivíduo ao meio. O estudo do desenvolvimento de um indivíduo, começando com o recém-nascido, passando pela infância até chegar à adolescência, é também objecto de uma Epistemologia Genética, uma vez que a aquisição de conceitos é resultado de um processo evolutivo de construção - há uma génese dos conceitos tal como há, por exemplo, uma génese do nÚmero. genética, psicologia -- É o estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas bem como da origem e do desenvolvimento de aptidões. -> Piaget foi o criador da Psicologia Genética. Para ele, o desenvolvimento cognitivo resulta de um equilíbrio entre o organismo e o meio, ou seja, de uma boa adaptação. genética, psiquiatria -- Ramo da psiquiatria que se dedica à investigação de factores hereditários que possam estar na origem de certas doenças mentais. genital, fase -- Dá-se, segundo a -> psicamálise, a partir da --- > puberdade, através de uma orientação da ---> libido para a consumação do acto sexual. Cf. fases








·        ---> anal, -> fálica, ---> latência e ---> oral.


·        genótipo -- Características genéticas de uma espécie ou indivíduo. E o material genético herdado por um organismo, estando presente uma cópia completa em cada célula do seu corpo. Desde a primeira célula


·        do organismo, em que o genótipo já está determinado, ocorre um complexo processo de desenvolvimento e crescimento em permanente dialéctica com o meio, que determina o seu comportamento e morfologia, ou seja, o seu ---> fenótipo. geofagia - - Impulso para comer terra.



·        geral, psicologia -- Corpo teórico dos conhecimentos acumulados pela Psicologia Científica ao longo dos anos, independentemente da sua aplicaçã o prática (cf. psicologia ---> aplicada). A distinção é, no entanto, artificial, já que, por exemplo, no domínio teórico, a Psicologia Experimental terá de recorrer necessariamente à experiência, ou seja, a uma aplicação prática.



·        geriatria ou geratologia -- Especialidade médica que se dedica ao tratamento de doenças típicas da velhice. gerontologia -- Estudo dos idosos e do processo de envelhecimento. Gesell, Arnold -- Psicólogo e pediatra norte-americano Misconsin 1880 Connecticut 1961), conhecido pelos seus estudos sobre o desenvolvimento da criança. Devem-se-lhe as primeiras investigações sobre o desenvolvimento fetal, embora dispusesse de meios muito limitados. Criou uma escala de desenvolvimento com o seu nome que se destina a avaliar o quociente de desenvolvimento (-> QD) nos domínios motor, verbal e de adaptação social, em crianças com idades compreendidas entre um mês e cinco anos. Foi autor da trilogia: A Criança na Civilização Moderna (A Criança dos Zero aos Cinco Anos, A Criança dos Cinco aos Dez Anos e O Adolescente dos Dez aos Dezasseis Anos).



·        Gestalt, psicologia da ou psicologia da forma. -- Teoria que parte do princípio de que todos os fenômenos psicológicos devem ser explicados na sua totalidade ou configuração, sem dissociar os elementos do conjunto onde se integram e, fora do qual, não têm significado. Nasceu na Alemanha, no princípio do séc. xx, como reacção contra o -> associacionismo, começando pelo estudo da -> percepção (onde, aliás, mais se destacou) alargando-se, mais tarde, a outros fenômenos: sociais, --@ aprendizagem, -> memória, etc. Foi fundada


·        por M. -> Wertheimer, W. -> Kõhler e K. -> Koffka, todos eles judeus alemães emigrados para os EUA com a ascenção do nazismo. Coube a Wertheimer enunciar a lei básica da organização da percepção: «Não é possível distinguir um objecto como um todo mediante a soma das percepções das suas várias partes componentes, sendo necessário considerar um conjunto de factores que caracterizam as relações entre todas as partes do objecto.» Partindo desta lei, foram então criadas as leis do agrupamento: proximidade, semelhança, continuidade e fechamento. A continuidade e o fechamento podem ser considerados como expressões de pregnância ou -> boa forma, isto é, com qualidades que lhe conferem maior probabilidade de serem percebidas como figuras num determinado fundo (v. --> figura-fundo). A psicologia da Gestalt utilizou ainda os conceitos de - > campo psicológico, --> isomorfismo, insight e movimento ~4 estroboscópico.



·        Proximidade: tendência para agrupar os elementos mais próximos. Entre as várias possibilidades de organização é privilegiada aquela onde existe proximidade dos elementos (vertical ou horizontal).

·        Semelhança: os elementos visuais que se assemelham pela cor, forma ou textura são vistos como sendo da mesma categoria.
·        Continuidade: os elementos visuais que estão em continuidade

·        tendem a ser agrupados. d) Fechamento: os objectos incompletos tendem a ser vistos como completos, sobretudo quando são objectos que nos são familiares, Gibson, James Jerome -- Psicólogo norte-americano (Chio 1904 - Nova lorque 1979). Celebrizou-se, juntamente com a sua mulher Eleanor Gibson, pelas suas teorias e estudos sobre a -> percepção visual. Recusou as teses clássicas que explicavam a percepção a partir da --@ sensação. Não sendo um psicólogo da -> Gestalt, partilhou com esta escola a preocupação em contextualizar a actividade perceptiva, não a reduzindo ao estudo das variáveis particulares como acontece no ---> associacionismo. Para Gibson, a percepção dá-se em função das propriedades da estimulação


·        sensorial que, por sua vez, derivam das propriedades do meio e dos seus objectos. Afirmou o carácter activo dos órgãos sensoriais que procuram a informação na energia do estímulo, cooperando constantemente uns com os outros na obtenção de informações sobre o mundo. Introduziu o conceito de ecologia do estímulo referindo-se aos factores externos da percepção (estímulos que rodeiam o indivíduo), valorizando a percepção directa, ou seja, um estudo do sujeito no seu meio natural, no qual se desloca, desprezando as experiências artificiais feitas em laboratório. Da sua obra destacam-se: The Perception of the Visual World (1950), The Senses Consi 1dered as Perceptual Systems (11.966) e The Ecological Approach to Visual Perception (1979).





·        glândula -- Tecido celular especializado que tem como função a secreção de substâncias. As glândulas distinguem-se em: 1. endócrinas - que segregam para o sangue --- > hormonas (---> hipófise, ---> tiróide, ---

Ø     supra-renais, etc.); 2. exócrinas - que expulsam as suas secreções para o exterior do organismo ou no tubo digestivo (sudoríperas, salivares, lacrimais, etc.); 3. mistas - que segregam para o sangue e para o exterior (testículos, ovários e pâncreas).

·        globus histericus -- (lat.) Sensação de ter um nó na garganta, ou corpo estranho na faringe que pode ser considerado como sintoma de -> histeria ou angústia.



·        glossolália -- Linguagem imaginária usada voluntariamente, cuja utilização pode ser sintoma de -> histeria ou ---> delírio. Embora alterada, obedece às regras gramaticais da língua habitualmente falada pelo indivíduo que a pratica.



·        gnose -- (gr. gnôsis, conhecimento) Conhecimento, em sentido religioso, conhecimento de ordem mística; em Filosofia, estudo do acto de conhecer (origem, natureza, valor e limites do conhecimento), daí, a palavra gnosiologia (ou gnoseologia) - Teoria do Conhecimento.


·        Goodenough, teste de -- Teste de inteligência destinado a crianças entre os 3 e os 13 anos de idade, em que se pede à criança que desenhe a figura de um homem. A avaliação é feita de acordo com as características do desenho apresentado e a pontuação total é convertida em padrões de ---> idade mental.



·        gradiente de textura -- índice de distância baseado nas mudanças de textura do campo perceptivo, as quais dependem da distância do observador. Num campo lavrado pode verificar-se este efeito: os sulcos de terra próximos parecem menos densos do que os situados a uma grande distância. o gradiente de textura pode dar a impressão de profundidade, Compara-se a metade superior do desenho com a metade inferior.



·        grafologia -- Estudo de características da -> personalidade de um indivíduo, através da sua caligrafia.

·        grafomania ou graforreia -- Impulso irresistivel para escrever, característico de certos estados de excitação maníaca (v. -> mania), manifestando-se também nalguns casos de --> paranóia. Por exemplo, cartas de reivindicação para instituições, personalidades, jornais, etc. graforreia ---> grafomania.



·        gravidez nervosa -- Ilusão caracterizada por um conjunto de sintomas físicos típicos da gravidez (amenorreia, enjôos, aumento do volume abdominal), que surgem, geralmente, em mulheres com sintomas de --> histeria ou em mulheres estéreis que desejam ter um filho.

·        grupo -- Em psicologia social é um conjunto de indivíduos que partilham uma ou várias características comuns. A própria sociedade pode ser considerada como um grupo no seu sentido mais lato. Um indivíduo pode pertencer simultaneamente a vários grupos com graus de inserção variada; existem alguns autores que não distinguem grupo de organização, a partir do conceito de inclusão parcial, ou seja, envolvimento segmentado das pessoas em diferentes grupos sociais.


·        Pode ainda distinguir-se grupo primário: pequeno conjunto de pessoas que comunicam directamente entre elas e ligadas por laços afectivos (por exemplo, família ou pequeno clube) de grupo secundário: conjunto formalmente unido em que existem objectivos comuns (por exemplo: os trabalhadores de uma empresa). A psicologia social, ao estudar os fenômenos de comportamento social, centra-se no estudo do grupo de que os sujeitos fazem parte; investiga fenômenos como a pressão que um grupo exerce sobre o indivíduo através de vários mecanismos (imitação, sugestão, etc.); esta pressão induz no indivíduo modificações de ordem psicológica: integrando-se, tende a interiorizar as normas e os valores do grupo. K. -> Lewin, um dos psicólogos que mais contributos deu nesta área, para além dos estudos empreendidos em dinâmica de ---) grupo, dividiu a psicologia de grupo em seis disciplinas que viriam a ser desenvolvidas pelos seus continuadores: relações intergrupais, participação e ajustamento individual, treino de líderes, produtividade de grupo, comunicação e difusão da influência social e ---@ percepção social. V. psicologia ---> organizacional, e pressão para a uniformidade social. grupo-controlo -- Numa ---> experimentação, é o grupo observado que mais se assemelha ao grupo experimental. Não está, contudo, sujeito a ---> variáveis independentes. grupo, dinãmica de -- Para K. ----> Lewin, domínio de investigações e práticas experimentais relativas a pequenos grupos com o objectivo de mudar alguns dos seus comportamentos habituais. Neste contexto, o --> grupo é entendido como um campo de forças de coesão e ruptura, em que existe uma interdependência dinâmica entre os seus elementos.












·        grupo, terapia de -- Forma de -4 psicoterapia colectiva em que embora as várias pessoas sejam tratadas simultaneamente, não o são de modo idêntico. Geralmente, o processo envolve reuniões entre os pacientes e o terapeuta que actua como líder dos debates ou como moderador. Admite-se que ouvir os problemas dos outros e o modo como foram resolvidos pode ter efeitos catárticos (v. -> catarse) e terapêuticos sobre o indivíduo. Vários psicólogos e psiquiatras consideram-na


·        mais eficiente do que a terapia individual, uma vez que associa às técnicas analíticas tradicionais a possibilidade de fenómemos de interacção, como simpatia, diferenças de representação do ---> papel social, entreajuda, actividade colectiva, comunicação, etc. Existem muitas formas especializadas de terapia de grupo, mais ou menos vinculadas às seguintes técnicas: 1. --@ psicodrama e ---> sociodrama; 2. terapia de orientação psicanalítica aplicada ao grupo.



·        Guilford, Joy Paul -- (Marquette, Nebraska 1897-) Psicólogo norte-americano que se interessou pelo estudo da --@ psicometria e da --> personalidade, passando, mais tarde, a dedicar-se ao estudo das aptidões cognitivas, propondo um modelo de estrutura do intelecto. Organizou os resultados da sua pesquisa segundo uma ---> análise factorial. Distinguiu dois tipos de pensamento, o ---> convergente e o --@ divergente. O primeiro é do tipo dedutivo (caso de uma dedução lógico-matemática). O segundo é o que permite a originalidade, o --> insight e a ---> criatividade. (Nature of Human Inteligence, 1967; Way beyond Q, 1977, entre outras obras.) Guthrie, Edwin Ray -- Psicólogo norte-americano (Lincoln 1886 - Washington 1959). Iniciou a sua carreira docente na Universidade de Washington onde permaneceu até 1956. Durante a Segunda Guerra Mundial foi consultor-chefe no Military Intelligence Service (1941-1942). Foi um dos primeiros psicólogos a aderir ao --> behaviorismo de ---> Watson. No entanto, o seu behaviorismo foi denominado formal. Não sendo partidário do método experimental, enunciou uma lei (lei da -- > contiguidade): sempre que um estímulo seja contíguo a uma resposta, torna-se associado a essa resposta. Tentou demonstrar por análise lógica que «o princípio fundamental da associação por contiguidade num único estímulo é adequado para explicar todos os fenómenos da aprendizagem» (Osgood). A lei teve grande repercussão, tendo sido usada como um pressuposto dos princípios matemáticos da ---> aprendizagem. Tentou demonstrar também como esta tese poderia ser aplicada na psicologia --- > educacional, na análise dos fenômenos sociais e da -> personalidade (v. --->


Ø     neobehaviorismo). Da sua obra destacam-se: The Psychology of Learning (1935) e Association by Contiguity (1959).

·        hábito -- Comportamento intelectual, motor ou social adquirido por ---> aprendizagem.




·        habituação -- Termo utilizado pela primeira vez por R. Docige (1923) para designar a adaptação de um organismo a certas excitações sensoriais que ao fim de um número de repetições deixam de provocar qualquer reacção. Por exemplo: o organismo cria uma --> tolerância para determinados medicamentos por efeito do seu uso repetido.



·        hafefobia -- Pavor em ter qualquer contacto físico com os outros, por mais inofensivo que possa parecer esse contacto. Frank Perry, em 1963, realizou um filme, David and Lisa, que tocava este assunto.

·        halo, efeito de -- Tendência para generalizar as avaliações acerca de um indivíduo a partir da formação de uma primeira impressão (v. formação de ---> impressões). Por exemplo, se ao conhecermos alguém, o considerarmos inteligente, facilmente inferimos que é simpático, atraente, etc. Hans -- (o caso do pequeno Hans) Tal como o caso de -> Anna O, este foi também um famoso caso estudado por -> Freud. Consistiu na ---> psicanálise de uma criança a quem Freud se referiu como sendo «o Hans» e que tinha pavor (---> fobia) de cavalos. A -@ neurose desta criança tinha como origem um conflito de ordem sexual, confirmando a teoria freudiana que as crianças têm uma «vida sexual».





·        haplóide,  célula  --  célula  que  tem  apenas  uma  cópia  de  cada
·        > 
·        cromossoma   (n),   ou   seja,   não   possui   pares   de   cromossomas

Ø     homólogos (2n). Por exemplo, as células sexuais ou gâmetas como o espermatozóide e o óvulo que, no caso do homem possuem 23 cromossomas como as outras células -> diplóides.


·        Harlow, Harry F. -- Psicólogo norte-americano (1905-1981). Foi presidente da Associação Americana de Psicologia e notabilizou-se pelas suas experiências, realizadas em colaboração com a sua mulher Margaret Kuerme-Harlow, com macacos resus bebés. O seu trabalho mais conhecido foi sobre os sistemas de afectividade e mães substitutas: separaram-se macacos recém-nascidos das suas mães e colocaram-nos numa jaula onde tinham sido postas duas mães substitutas, uma de arame com leite num biberão, a outra acolchoada e felpuda mas sem leite. Os macacos preferiam abraçar-se à mãe felpuda e aí permanecer, dirigindo-se apenas à mãe de arame para obter alimento. Igualmente, perante uma situação de medo, corriam para a mãe felpuda na busca de conforto. Esta experiência demonstrou que a necessidade de contacto físico nos bebés é tão importante quanto o é a alimentação. Harlow também realizou estudos importantes sobre a --> aprendizagem. Descreveu o fenômeno de «aprender como se aprende», utilizando a expressão «predisposição para a aprendizagern» que, segundo este autor, explica aquilo a que os gestaltistas chamaram ---@ insight. Da sua obra destaca-se: Learning to Love (1971).







·        haxixe -- Produto extraído da resina da -@ cannabis. Habitualmente usado como óleo para impregnar o tabaco A ser fumado.

·        hedonismo -- 1. Em Filosofia é a doutrina moral que defende que se deve a todo o custo evitar a dor, sendo o prazer o valor máximo. 2. Em Psicologia é a teoria segundo a qual o nosso comportamento é motivado pelo prazer e pela fuga à dor.



·        Heider, Fritz -- Psicólogo social norte-americano de origem austríaca (1896-1988). Doutorou-se na Universidade de Graz’ na Áustria. Na Universidade de Berlim aderiu à psicologia da --- > Gestalt e colaborou com K. -> Lewin. Quando, em 1930, emigrou para os EUA, foi trabalhar com K. ---> Koffka na Universidade de Massachusetts. Adaptou as leis da -> percepção dos objectos ao domínio da percepção das pessoas. Sustentou que a percepção de um objecto


Ø     social (pessoa com todas as suas componentes psicológicas) constitui uma realidade exterior, com propriedades perceptíveis por todos, à semelhança do que ocorre na percepção de outros objectos. Considerado um dos fundadores da psicologia --@ social dentro da corrente cognitivista (psicologia ---> cognitiva), E. Heider foi um dos primeiros psicólogos a defender a noção de que o equilíbrio cognitivo depende em@boa parte dos processos intelectuais. E de realçar, ainda, uma das suas características como autor: tinha o costume de expor as suas teorias começando pelo ponto de vista do senso comum, isto é, pelo modo como os não psicólogos encaram o mundo. Da sua obra destaca-se: A Psicologia das Relações Interpessoais (1958). heliofobia -- Medo de estar exposto ao sol.





·        Helmholtz, H. von -- Físico alemão (Potsdam 1821 - Charlottenburg 1894) que desenvolveu a teoria dos três tipos de ---> receptores de cores de Thomas Young (v. -4 Young-Helmholtz, teoria de). No campo da acústica, efectuou uma análise dos sons musicais com ressoadores, criou uma teoria da --> percepção de base empírica e relacionou a capacidade dedutiva (v. --> dedução) com o --> inconsciente.

·        hematofobia -- Pavor de ver sangue.


·        hemiplegia -- Paralisia de um dos lados do corpo (direito ou esquerdo).


·        hemisférios cerebrais -- As duas partes (direita e esquerda) que constituem o - --> cérebro unidas pelo corpo -> caloso.

·        hereditariedade -- Transferência de informação de pais para filhos ao longo das gerações. Observa-se na espécie (hereditariedade específica),, o que faz com que cada espécie, cavalo, cão ou homem, pareça e actue de forma característica e que não permita o cruzamento com qualquer outra. Observa-se também individualmente (hereditariedade individual), o que faz com que cada indivíduo seja único dentro da mesma espécie. A hereditariedade é assegurada pela manutenção do material genético nos -> cromossomas,


Ø     determinando o --@ genótipo da espécie ou do indivíduo. Para além dos factores genéticos herdados, os factores ambientais interagem, permanentemente, no decurso da vida, determinando o -> fenótipo (cf. --> Mendel, leis de).



·        Hering, ilusão de V. ---> ilusão perceptiva.


·        Hering, teoria de -- Teoria de visão das cores que assenta no princípio de que existem três pares fixos de ---> receptores visuais: verde-encarnado; azul-amarelo; preto-branco (cf. -> Young-Helmholtz, teoria de).

·        hermafrodita -- Segundo a mitologia clássica, Hermafrodite, filho dos deuses gregos Hermes e Afrodite, apresentava características masculinas e temininas; daí, clinicamente, ser o estado caracterizado pela não-diferenciação dos órgãos reprodutores, isto é, o hermafrodita apresenta tanto tecido ovariano quanto testicular, não podendo pois dizer-se se se trata de um indivíduo do sexo masculino ou feminino (cf. --> bissexual).



·        heroína ---> Psicotrópico ---> opiáceo, derivado semi-sintético da --> morfina. Para além de causar > dependência (psíquica e física) forte, alivia a -4 ansiedade e causa euforia. Tem como efeitos a longo prazo: letargia, impotência sexual, para além de outras doenças graves que conduzem à morte. É a -> droga mais utilizada pelos toxico-dependentes (v. ---> toxicodependência) que a consomem misturada com outros produtos, como o ácido acetilsalicílico ou a glucose. Esta mistura habitualmente não contém mais do que 3 a 10% de heroína. Embora possa ser fumada ou inalada, geralmente é injectada por via intravenosa. (V. ---> overdose.) heterossexualidade -- Comportamento sexual que se caracteriza pela atracção por pessoas de sexo oposto.





·        hidrocefalia -- Grande aumento craniano devido a acumulação de fluido cerebrospinal no crânio. Se não for tratado a tempo, pode causar danos irreparáveis.


·        hidrofobia -- Horror à água. Designação imprópria para raiva, embora seja um dos sintomas desta doença.

·        hierofobia -- Repulsa por tudo o que está relacionado com religião. hígh -- (ing.) Termo não científico para designar um estado de bem-estar passageiro sob o efeito de drogas. hiperestesia -- Sensibilidade exagerada aos estímulos sensoriais, sobretudo aos tácteis.

·        hiperfagia -- Apetite exagerado, característico da -> bulitnia,   hiperfrenia -- Actividade   mental   excessiva,   por   exemplo,   durante   o   estado maníaco,  i.  e.,  de  euforia,  na  --->  psicose  maníaco-depressiva. hipermnésia -- Capacidade exagerada para recordar, acompanhada de excitação psíquica.   hiperpneia -- Aumento do ritmo respiratório. hipersomnia  --  Tendência  patológica  para  dormir.  Sonolência

Ø     excessiva.


·        hipertensão arterial -- Tensão arterial elevada. Pode haver um aumento na

Ø     mínima, a      diastólica (o mais grave), na máxima, a      sistólica ou

Ø     em ambas.


·        hipertímia -- Afectividade exagerada característica dos -> maníaco-depressivos.




·        hipertiroidismo -- Patologia endócrina que se caracteriza por hipersecreção da --4 tiróide. Pode provocar irritabilidade, nervosismo, inquietação e até perturbações psíquicas graves.

·        hipertrofia -- lit. Aumento (cf. ---> atrofia, o seu contrário); no caso de uma -- > tensão arterial elevada constante, pode dar-se uma hipertrofia ventricular esquerda, factor de risco em doenças cardiovasculares.

·        hipestesia -- Diminuição da sensibilidade.


·        hipnofobia -- Medo de adormecer.   hipnoniania ---> Obsessão em dormir.


·        hipnose -- Estado transitório de modificação da -> consciência idêntico ao do

Ø     ---@ sono, provocado por sugestão e concentração num objecto e no qual o indivíduo hipnotizado obedece a certas ordens do hipnotizador. Sob a influência de ---> Charcot que utilizava este método para tratar a --@ histeria, S. ---> Freud criou a -> psicanálise ao descobrir que sob o efeito da hipnose, os seus pacientes manifestavam actividades do --> inconsciente. No entanto, Freud acabou por abandonar a hipnose como método terapêutico passando a usar o método das -> associações livres (v. ---> Anna O).



·        hipnótico -- Medicamento que actua no --- > SNC e que é indicado em doses terapêuticas para o tratamento de insónia. Causa -> dependência física e psíquica, sobretudo, após o uso prolongado de doses elevadas. hipocondria -- Preocupação exagerada em relação à própria saúde, associada à crença em doenças imaginárias. A sua denominação foi criada por Hipócrates (469 a. C. - 399 a. C.) que a considerava como uma forma de -> melancolia, cuja origem se situava no hipocôndrio (região subdiafragmática). Foi descrita por Molière (162-1673) no Malade Imaginaire como uma --@, angústia que corresponde à necessidade de se ser reconhecido como doente, para obter a atenção dos outros, fugindo, assim, a qualquer obrigação social. A hipocondria pode revelar-se em vários graus de intensidade, desde o simples caso de --@ ansiedade passando pela -> nosofobia até ao delírio hipocondríaco ligado à -> esquizofrenia e à -- -> parafrenia. hipófise ou pituitária -> Glândula endócrina localizada na base do ---> cérebro, na sela turca. Encontra-se ligada ao --@ hipotálamo pelo pedúnculo ou baste hipofisiária. E considerado o cérebro endócrino porque, através das estimulinas, pelo lóbulo anterior ou adeno-hipófise, controla a actividade cortical das glândulas -> supra-renais, gónadas (testículos e ovários) e da ---






Ø     tiróide. Entre as hormonas segregadas pela adeno-hipófise citamos duas: 1. somatotrófica ou hormona do crescimento (HC), é a hormona que existe em mais elevada concentração na hipófise, desencadeia a actividade e o crescimento dos ossos e dos músculos. A sua secreção é elevada no recém-nascido e atinge os valores do


Ø     adulto aos 4 anos; 2. prolactina, que durante a gravidez estimula o desenvolvimento da glândula mamária; activa a síntese de lactose e de caseína (proteína do leite). A neuro-hipófise ou hipófise posterior, que é um prolongamento da hipófise, armazena duas hormonas produzidas em núcleos hipotalâmicos: 1. a oxitocina, que estimula a contracção do músculo liso da glândula mamária, facilitando a saída do leite; durante o parto, estimula as contracções uterinas, que permitem a expulsão do feto; actua na adeno-hipófise activando a prolactina; 2. vasopressina ou hormona antidiurética, que actua nos rins regulando a reabsorção da água filtrada do sangue. A hipófise actua em estreita ligação com o hipotálamo constituindo o sistema -- - > hipotalâmico-hipofisiário. hipotalâmico-hipofisiário, sistema -- Interconexão entre o ---> hipotálamo e a --.> hipófise, que constitui um sistema coordenado através da variedade dos seus dispositivos de regulação, assegurando comportamentos vitais como a fome, sede, temperatura e reprodução. Este sistema é responsável pela interacção entre o sistema ---> endócrino e o -> sistema nervoso.





·        hipotálamo -- Pequena estrutura nervosa situada no ~--> diencéfalo por baixo do ---> tálamo e ligada à -> hipófise. Embora represente apenas menos de 1% do peso do -> cérebro, desempenha um papel crucial no controlo homeostático (cf. ---> homeostasia) e é o principal centro de regulação comportamental essencial para a sobrevivência. Faz parte integrante do sistema -> hipotalâmico-hipofisiário, constituindo o centro regulador do meio interno por parte do -> SNC, uma vez que contém vários conjuntos de células neurossecretoras e está ligado a outras zonas do cérebro, recebendo informações do meio interno e externo.





·        hipotensão arterial -- O contrário de -> hipertensão arterial.


·        hipotético-dedutivo, raciocínio -- Raciocínio demonstrativo, caso do usado em lógica e em matemática; caracteriza, segundo --@ Piaget, o estádio de desenvolvimento - operações ---> formais; raciocínio diferente do indutivo (v. -> indução).


·        hipotimia -- Diminuição da resposta afectiva característica de certos estados de -> depressão.

·        hipotiroidismo -- Insuficiência do funcionamento da -> tiróide. Na criança induz graves perturbações no crescimento e no desenvolvimento psico-motor. No adulto pode originar fadiga e ---> depressão.

·        hipotrofia -- atrofia.


·        Hiskey-Nebraska, teste de -- Teste de ---> inteligência para avaliar a capacidade de -> aprendizagem em crianças com surdez média ou profunda.



·        histeria -- Estado de comportamento, durante séculos associado às mulheres (ao útero) mas, na realidade, comum a ambos os sexos. Apresenta como sintomas, ---> alucinações, paralisia e cegueira temporárias, entre muitos outros comportamentos sem base somática (v. Anna O). Pode falar-se também de neurose histérica.

·        histograma -- Representação gráfica de uma distribuição de dados agrupados em classes de frequência. V. ---> estatística.

·        história clínica -- V. ---> anamnese.


·        Holingren, teste de -- Teste usado no século XIX para detectar problemas na visão das cores (cf. --@ Yoiing-Helmoltz, teoria de) bem como o grau de abstracção em -4 pacientes com lesões cerebrais.

·        holofrástico, estádio -- Um dos primeiros estádios do desenvolvimento linguístico, no qual a criança usa apenas uma palavra para designar toda uma frase ou um mero desejo ou necessidade como, por exemplo, «água». Holtzman, teste do borrão de (cf. ---> Rorschach, teste de) Teste ---> projectiuo em que o indivíduo a ele submetido é colocado perante uma série de «borrões de tinta» que suscitam a imaginação pelas figuras que sugerem. O indivíduo dará «a sua


·        resposta» a cada um deles: pretende-se avaliar a sua -4 personalidade.




·        homeostasia -- lit. estado igual) Termo criado por W. Carmon em 1929, para designar um conjunto de mecanismos fisiológicos que permitem o equilíbrio interno do organismo. O conceito de homeostasia inclui todos os fenómenos adaptativos, processos de auto-regulação, que são necessários para responder às modificações do organismo na sua interacção com o meio. São, nomeadamente, mecanismos de controlo/retrocontrolo que envolvem o -> sistema nervoso e o sistema --@ endócrino, que, respectivamente, através do -> hipotálamo (--> SNQ e da --> hipófise (sistema endócrino) regulam a temperatura do corpo, a fome, a sede, o ---> sono, etc.



·        homófilo -- Normalmente usado no sentido de -> homossexual, pode também, em sentido lato, designar «aquele que ama a humanidade».

·        homofobia -- Pavor de homossexuais. Segundo muitos clínicos, este pavor tem origem na suspeita ou no conhecimento secreto que a pessoa em causa tem da sua ---> homossexualidade.

·        homossexualidade -- (do gr. hómoios, semelhante, da mesma natureza) Homossexual é aquele que tem preferência sexual por indivíduos do mesmo sexo (homens ou mulheres, consoante o caso). Se, no passado, este tipo de preferência foi considerado como um vício ou uma doença, hoje em dia, muitos clínicos e as sociedades mais avançadas consideram a homossexualidade apenas como uma preferência, um tipo de gosto sexual e nada mais. Recentemente, mais precisamente em 1993, surgiu um debate nos EUA e em certos países da Europa em torno da questão: homossexualidade, resultado de factores biológicos ou ambientais? O biólogo americano Dean Hamer que lidera este tipo de investigação desde 1993 sugere que, a partir de estudos efectuados em homossexuais masculinos, esta homossexualidade é resultante de factores genéticos mas também ambientais: de facto, em cerca de metade dos casos estudados não


Ø     se encontraram factores hereditários. No entanto, os recentes estudos chamaram a atenção para este novo factor genético: cientistas analisaram o ---> AdN em pares de irmãos, ambos homossexuais, em várias famílias com uma história de homossexualidade do lado materno, concluindo que não deve ser ocasional o facto de haver recorrencia na configuração do ~--> cromossoma X, herdado da mãe. Estas descobertas foram publicadas na revista Nature Genetics, sugerindo que um ou mais genes no cromossoma X tem influência no facto de um indivíduo do sexo masculino vir a ter preferências homossexuais. A mesma fonte não concluiu, no entanto, a mesma recorrência da configuração genética do cromossoma x no mesmo número de pares de irmãs homossexuais, estando pois o estudo da homossexualidade feminina, neste momento, menos adiantado.







·        homossexualidade ego-distónica -- Caso em que o indivíduo não aceita a sua

Ø     ---> homossexualidade devido às pressões socioculturais. Esta não aceitação é o único caso que é, actualmente, considerado por muitos psicólogos e psiquiatras como uma patologia, devido à -> ansiedade em que o indivíduo vive por não se aceitar tal como é (cf. ---> homossexualidade ego-sintónica). homossexualidade ego-sintónica -- Caso em que o indivíduo aceita bem a sua ---> homossexualidade, como sendo uma preferência igual, valorativamente, a outras.



·        hórmica, psicologia -- Ramo da psicologia criada por -> McDougIall que tem como objecto o estudo dos -> instintos.

·        hormona -- Mensageiro químico produzido por -> glândulas endócrinas libertado directamente no sangue e que permite às células do organismo comunicarem a longas distâncias. As hormonas são libertadas depois de ter havido um sinal, dirigindo-se para outras células (células alvo com receptores específicos) onde induzirão uma resposta específica. A sua regulação faz-se por retrocontrolo. As hormonas dividem-se em três grupos de acordo com a sua estrutura química: esteróides, derivadas do colesterol e produzidas no córtex


·        supra-renal e gónadas (aldosterona, cortisol, testosterona, progesterona); peptídicas, muito numerosas, formadas por uma cadeia de aminoácidos (insulina, --@ endorfina); grupo de hormonas que deriva do aminoácido tirosina (adrenalina, noradrenalina, tiroxina, doparnina). As hormonas, para além de terem um papel importante no desenvolvimento psíquico e maturação sexual, actuam a nível psicoafectivo e garantem a --> homeostasia.



·        Horner, lei de -- Relativa ao --@ daltonismo. A confusão verde-encarnado é, segundo Horner, transmitida por via feminina aos indivíduos do sexo masculino, sem que as mulheres sofram de daltonismo.

·        Horney, Karen -- Psicanalista norte-americana de origem alemã (Hamburgo 1885 - Nova lorque 1952). Secretária do Instituto Psicanalítico de Berlim, depois de emigrar para os EUA, fundou o Instituto Americano de Psicanálise (1941). Entrou em desacordo com S. -> Freud a propósito da origem das ---> neuroses, defendendo a predominância dos factores culturais na génese dos estados neuróticos. Da sua obra destacam-se: The Neurotic Personality of Our Time (1937) e Neurosis and Woman Growth: The StruggIe Towards Self-Realization (1950).





·        Hull, Clark -- Psicólogo norte-americano (Nova lorque 1884 - New Haven 1952). Aderiu ao ---@ behaviorismo e, em colaboração com K. Spence, elaborou uma teoria do comportamento centrada nos fenômenos da ---> aprendizagem. Contribuiu com o método hipotético-dedutivo para o desenvolvimento da psicologia ~-> experimental. Também introduziu a medição de ---> variáveis que intervêm entre o ---> estimulo e a resposta. A teoria de HulI, embora complexa, teve o mérito de dar relevo ao papel do --- > reforço na aprendizagem, introduzindo a --@ mofflução como uma variável interveniente (v. ---> neobehaviorismo). humanista, psicologia -- Deve-se a ---> Maslow a criação desta teoria psicológica mais preocupada com os valores, tais como os estéticos e os da auto-estima, do que com exageros que este psicólogo considera existirem


Ø     na -4 psicanálise e no ---> behaviorismo. (V.-> Rogers, C. e -> eu.) humores, teoria dos -- Teoria atribuída a Hipócrates (469-369 a. Q, segundo a qual a vida é mantida pelo equilíbrio entre quatro humores: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, procedentes, respectivamente, do coração, cérebro, fígado e baço. Cada um destes humores tem diferentes qualidades: o sangue é quente e húmido, a fleuma é fria e húmida, a bílis amarela é quente e seca e a bílis negra fria e seca. Segundo o predomínio de cada um destes humores na constituição de um indivíduo, existem as diferentes biotipologias: sanguíneo, ---> fleumático, bilioso ou -> colérico e melancólico. V -> tipologia.





·        Hunt-Minnesota, teste de -- Teste destinado a detectar deficiências orgânicas cerebrais em indivíduos adolescentes ou adultos.

·        iátrico -- Que diz respeito à medicina.


·        iatrogénico, efeito -- Doença causada por efeitos imprevisíveis de um medicamento ou tratamento.

·        -iatria -- suf. que designa tratamento.


·        Ícaro, complexo de -- Segundo ---> Murray, é a atracção pelo fogo (cf. ---> piro-mania) combinada com um passado de ---> enurese, com o desejo de imortalidade e com o ---> narcisismo.

·        ícone -- 1. Imagem religiosa pintada, usada sobretudo na Igreja Católica Ortodoxa. 2. Em Psicologia fala-se de ---> iiiewória icó@iica. 3. Um iconoclasta é aquele que destrói imagens religiosas por não aceitar o seu valor > siinbólico e de ---> culto.



·        id -- Segundo --> Freud, é a base de toda a vida psíquica, é a sede das tendências instintivas (v. -> instinto e --> pulsão) que se orientam pela libido (princípio do prazer) (cf. ---> ego e superego). V --> tópica.



NÃO HOSPEDAMOS NENHUM ARQUIVO EM NOSSO BLOG.