sexta-feira, 8 de abril de 2011

11º MANDAMENTO: NÃO REFORÇARÁS EM VÃO !

A ADMINISTRAÇÃO E EFETIVIDADE DO REFORÇO POSITIVO

O “reforço positivo” quando administrado imediatamente após a emissão do comportamento esperado, aumenta a probabilidade futura de um comportamento semelhante.

Para B.F. Skinner O reforço positivo ocorre quando a ação de uma pessoa é seguida pela adição de uma conseqüência que aumenta a probabilidade de ocorrência do comportamento ao qual for contingente.

Assim:

Catania considera que "alguns eventos que, superficialmente parecem o oposto, podem tem poderosos efeitos reforçadores".

Veja abaixo um exemplo bem humorado postado no blog olhar behaviorista.

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed.-Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 1999.

SKINNER, B. F. (1993). Ciência e comportamento humano (8a ed.) São Paulo: Martins Fontes. (Texto original publicado em 1953).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Jogue o lixo no lixo - Reforço Positivo INCRÍVEL !!!!

Esse vídeo mostra o reforço positivo mais forte (porque imediato e de graaaaande intensidade) de caráter educativo que eu já vi:



O reforço dos aplausos foi tão grande que muito provavelmente não foi só a resposta de "jogar o lixo no lixo" que foi reforçada (como algum crítica poderia achar), mas sim toda uma ampla classe de respostas relacionadas a funções de higiene e afins. Ou seja, a pessoa que foi recompensada "se sentiu mais motivada ainda" , dali pra diante, em ser limpa e isso vai muito além de meramente jogar garrafinhas de plástico no lixeiro.


É assim mesmo que se faz, gente: reforçar positivamente até aumenta as chances de um bom comportamento ser imitado porque assistiu o reforçamento!


Ao menos eu me senti mais motivado ainda, hehehe, para jogar o lixo no lixo, agora.

fonte: http://olharbeheca.blogspot.com/2011/04/jogue-o-lixo-no-lixo-reforco-positivo.html