O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expressão direta, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
Em uma apresentação de seminário, comentei que psicólogos nunca respondem uma pergunta “objetivamente”, e nisso são assertivos, ou seja, sempre respondem a uma pergunta com “outra” e assim o fazem com diversos propósitos.
Assistindo o vídeo (abaixo) notei que o rabino Henry Sobel responde diretamente as perguntas e é de uma sinceridade rara e totalmente objetiva.
A questão é a seguinte, seu comportamento foi assertivo ao falar sobre maconha? ASSISTA E REFLITA.
A entrevista deu-se quando do lançamento de seu livro - Um Homem. Um Rabino.
Caio-psi
(Sinopse) Ao longo de mais de trinta anos de trabalho na Congregação Israelita Paulista, Henry Sobel tornou-se a face mais conhecida da comunidade judaica brasileira. Sua influência, porém, estendeu-se para muito além dos limites do rabinato: a atuação como defensor dos direitos humanos, o empenho pelo diálogo inter-religioso e as posições políticas liberais o colocaram em constante evidência na história recente do país.
Livro : http://www.americanas.com.br/produto/6626977/livro-um-homem.-um-rabino
Entrevista completa: http://www.youtube.com/watch?v=pxBvLbTcKfs&feature=related
Leia mais, Universidade de Lisboa: http://www.fc.ul.pt/gapsi/Assertividade.pdf