sábado, 9 de abril de 2011

“MASSACRE NO RIO”


“Mente” doentia ou sociedade doente?

Desde a última quarta 06/04, o Brasil todo ficou perplexo diante do massacre ocorrido no Rio de Janeiro, onde 12 crianças foram mortas dentro da escola que estudavam; diante do triste fato ocorre agora uma enxurrada de “especialistas” que diante de uma câmera de TV apresam-se em explicar os traumas, complexos, problemas “mentais” e a bizarra personalidade do assassino que ceifou a vida de inocentes crianças na escola do realengo. Não quero incorrer no mesmo “explicacionismo” e como o blog trata da analise das contingências, preferi tirar o foco do atirador e direcionar o assunto a reflexão dos leitores, três citações abaixo são pertinentes , porem não super-simplificam soluções mas fazem alusão a uma problema que não foi comentado em canal algum.

a) “Comportamentos perturbados são causados por contingências de reforçamento perturbadoras, não por sentimentos ou estados da mente perturbadores, e nós podemos corrigir a perturbação corrigindo as contingências”. (Skinner 1995, 1989)

b) "UMA DIREÇÃO MENTALISTA, POR EXEMPLO, GERALMENTE NOS INCITA A MUDAR AS MENTES E OS SENTIMENTOS DOS HOMENS E MULHERES, AO INVÉS DO MUNDO NO QUAL ELES VIVEM. AFINAL, É TENTADOR ACREDITAR QUE NÃO SÃO ARMAS QUE MATAM, E SIM MENTES AGRESSIVAS" (Skinner,1974 )

c) “o behaviorista radical não trabalha propriamente com o comportamento, ele estuda e trabalha com contingências comportamentais, isto é, com o comportar-se dentro de contextos” Matos,1997.p.46).

Diante dessas três citações parece necessário e urgente entender como a sociedade em que vivemos adoece e porque monstruosidades desse tipo ocorrem. Quais as contingências envolvidas no comportamento anti-social e homicida?. Trabalhar essas contingências pode e são uma solução ( não utópica ou ingênua), para que fatos tristes como esse não voltem a ocorrer mais em nossa sociedade; Quanto ao “fulano” que arquitetou esse “horror show” e conseguiu até a sua auto-promoção; como pai indignado, recuso-me a citar seu nome, assim o esquecimento e o banimento de nossas lembranças parece ser o único castigo aplicável a infeliz criatura.

Caio- Psi