domingo, 22 de maio de 2011

MENTALISMO, PENSAMENTO CIRCULAR E CRIATURAS DO MAR!!


Deus, aliens e a mente.

Gozado como 3 ficções explanatórias foram colocadas tão próximas umas das outras, e em destaque na banca, né?Isso me lembra que as ditas "massas" querem ler quase sempre apenas sobre fantasia, e não dão chance para a realidade (que, convenhamos, pode ser muito mais fascinante que qualquer fantasia!).


ficção explanatória. Trata-se de uma invenção que não tem base em fatos, usada para explicar eventos, e que costuma ser difícil de ser checada. Por exemplo, posso inventar que os duendes são invisíveis e não adianta tentar capturar um, porque usam de sua magia para fugir.

Muitas vezes quando estamos diante da tarefa de analisar o comportamento humano, nos vemos diante da tentação de explicá-lo com ficções. Por exemplo, quando dizemos que rolou uma energia que motivou alguém a correr, ou que fulano tem um gênio forte, ou que o acaso explica porque agimos como agimos, ou que a mente prega peças, ou que mistérios do inconscientes determinam nossa conduta, etc.Energia, gênio, acaso, mente, inconsciente... Todas essas são entidades fictícias das quais falamos como se fossem reais para explicar o comportamento.
A ficção explanatória acaba sendo um ato de preguiça, pois nos damos por satisfeitos com essa pseudo-explicação e paramos de investigar.

[gnomos.jpg]


Afinal, se a existência dos duendes ladrões de meias explica tão bem porque as meias somem, por que diabos eu iria a fundo na questão? (Talvez para não descobrir que as meias somem porque as pessoas costumam agir de forma descuidada e não colocá-las no lugar e posição correta nas gavetas).

Post copiado do blog :Olhar Comportamental    http://olharbeheca.blogspot.com 

ficções explanatórias, pensamento circular e mentalismo podem ser sinônimos OU SEJA, explicam um fenômeno arremetendo esse a uma causa fantasiosa ou impossível de ser verificada.



hilton caio




DOMINGO É DIA DE DESCANSO, POUCA LEITURA E ÓCIO,  APROVEITE PARA CONHECER ALGUMAS "CRIATURAS" DO MAR.  





































FREAK OU REAL ??

UM HOMEM PASSEANDO NA PRAIA ACHOU ESSE MONSTRENGO, E JURA QUE NÃO É PHOTOSHOP. 




ACREDITE SE QUISER!!